A Europa é, por convenção, um dos seis continentes do mundo. Com a extensão territorial de 10.180.000 km² ou 2% da superfície da Terra, sendo o segundo menor em extensão territorial. É limitada pelo oceano Glacial Ártico e outros corpos de água no norte, pelo oceano Atlântico a oeste, pelo mar Mediterrâneo ao sul, e pelo mar Negro e por vias navegáveis interligadas ao sudeste. A Europa também é conhecida como o "Velho Mundo" e é considerada o berço da cultura ocidental.
O continente europeu possui 50 países. Sendo a Rússia o maior tanto em área quanto em população e o Vaticano o menor. A Europa é o quarto continente mais populoso do mundo, com 741.447.158 habitantes.
São faladas cerca de 60 línguas. Exemplos de línguas europeias: espanhol, francês e alemão.
A importância do continente europeu reside no fato de este ter sido o palco das maiores transformações da história da humanidade e de algumas de suas mentes mais brilhantes, como a Segunda Guerra, a Revolução Industrial na segunda metade do século XVIII e as teorias de Copérnico e Einstein, europeus que mudaram a história da ciência.
O jogo Hex foi inventado de forma independente pelo matemático sueco Piet Hein em 1942, ao pensar num famoso problema matemático (o problema das quatros cores), teve a ideia de usar um conceito geométrico para criar um jogo de tabuleiro, e pelo matemático norte-americano John Nash em 1948, aquele que se tornou conhecido por ter sua vida contada no filme “Mente brilhante”.
Pouco a pouco, o Hex revelou ser um jogo com um potencial extraordinário e com a boa característica de poder ser alvo de vários níveis de compreensão e análise.
O tabuleiro do Hex é um polígono com n linhas e n colunas em forma de um losango. Utiliza-se normalmente o tabuleiro 11x11, com 121 casas hexagonais, tal como a figura acima. Podem ser utilizados tabuleiros menores ou de maiores dimensões, levando em conta que os tabuleiros pequenos conduzem a jogo muito previsíveis, e os maiores a jogos muitos demorados.
Em 2003, Jing Yang, Simon Liao and Mirek Pawlak encontraram uma estratégia vencedora para o primeiro jogador para tabuleiros de tamanho, 7X7, 8X8 e 9X9. Ainda se procura uma solução para o caso geral.
As regras são de uma simplicidade impressionante. O jogo é disputado por dois jogadores que se dispões de peças de cores diferentes. Na figura ao lado, utilizamos peças nas cores vermelhas e azuis.
Os jogadores revezam-se colocando uma peça da sua cor em uma única célula hexagonal dentro do tabuleiro global de jogo. O objetivo é formar um caminho conectado de suas peças que liga os lados opostos do tabuleiro marcados com suas cores, antes de seu oponente conecte os seus lados de forma semelhante. O primeiro jogador a completar a sua ligação ganha o jogo. Os quatro cantos de cada hexágono das bordas pertencem a ambos os lados adjacentes.
Quem já compreende minimamente o Hex sabe que o primeiro jogador que coloque a sua primeira peça no hexágono razoavelmente central ganha vantagem considerável. Sendo assim, desde a sua nascença que se constatou este problema no Hex: o primeiro jogador está favorecido. Teve de se arranjar forma de tornear o problema, criando a regra do equilíbrio.
O Hex é um daqueles jogos cuja relação entre a simplicidade das regras e a riqueza do jogo é quase perfeita. Vale ressaltar, que um jogo com regras tão simples pode ser tão rico de estratégia. Existem alguns livros dedicados à estratégia de Hex, entre os quais destacamos o Hex Strategy, escrito por Cameron Browne.
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa>. Acesso em: 15 de abril 2020.
<https://escola.britannica.com.br/artigo/Europa/481251#toc-294572>.Acesso em: 15 de abril 2020.
<https://www.infoescola.com/geografia/europa/>. Acesso em: 15 de abril 2020.
<https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-europa.htm>. Acesso em: 15 de abril 2020.
<https://escolaeducacao.com.br/mapa-da-europa/>. Acesso em: 15 de abril 2020.
<https://matemateca.ime.usp.br/acervo/jogo_hex.html>. Acesso em: 15 de abril 2020.
Livro
Artigo