Mancala é uma designação genérica dada pelos antropólogos a um grupo muito numeroso de jogos cultivados na África, que guardam entre si diversas semelhanças. Estudiosos já identificaram mais de 200 diferentes "famílias" de mancalas! E todas elas parecem ter uma origem comum no Egito, há cerca de 4 mil anos.
Sua mecânica inteiramente dependente do raciocínio é surpreendente.
Conforme a região onde é jogado, o mancala é conhecido por um determinado nome. Wari, no Sudão, Gâmbia, Senegal e Haiti; Aware, no Burkina, ex-Alto Volta; Adi, no Benin, ex-Daomé; Baulé, na Costa do Marfim, Filipinas e Ilhas Sonda; Ayo, na Nigéria, são apenas alguns poucos exemplos. No Brasil, os escravos que o trouxeram o chamavam de Adi. Uma das modalidades mais praticadas na costa ocidental da África é o Wari, que tem uma variação chamada Awelé.
O jogo era simbólico e representava as plantações, as colheitas e a necessidade crucial de sementes de trigo.
https://super.abril.com.br/comportamento/jogo-mancala/
Colaborador: Jake Lyell / Alamy Foto de Stock
NÚMEROS DE PARTICIPANTES: 2 jogadores
OBJETIVO DO JOGO: Colher o maior número de sementes.
PREPARAÇÃO DO JOGO: distribuir 4 sementes em cada cava e sortear quem iniciará a partida. Cada jogador fica com uma fileira de 06 cavas e uma Kalah, onde deposita as sementes capturadas.
MOVIMENTAÇÃO DO JOGO: O participante da vez deve apanhar todas as sementes de qualquer uma das 06 cavas do seu território e distribuir, uma por uma, nas cavas subsequentes, na direção anti horária. Quando passar pelo seu Kalah, depositar uma semente e continuar distribuindo nas cavas do seu oponente, mas não no Kalah dele. Quando o participante estiver distribuindo e a última semente cair no seu Kalah, ele jogará novamente. Quando estiver distribuindo e a última semente cair em uma cava vazia do seu lado, o participante captura as sementes do seu oponente (cava a frente) colocando-as no seu Kalah. O jogo termina quando um dos participantes não tiver mais sementes para distribuir. Ganha o jogo quem tiver mais sementes no seu Kalah.