Gastronomia Lisboa

Bacalhau a brás

Este é um dos mais famosos, e fáceis de fazer, pratos de bacalhau. Não há tasca que não esgote este clássico fish and chips à portuguesa.

O bacalhau é desfiado e refogado com batata palha, cebola e ovo mexido. As azeitonas pretas e a salsa picada que o cobrem não enganam: é um dos pratos mais populares em qualquer tasca lisboeta.

Meia Desfeita

Também conhecido como Desfeita de Bacalhau com Grão, este é um prato típico do bairro lisboeta da Mouraria, tendo sido, em tempos, conhecida como comida de pobre.

O nome de Meia-Desfeita deve-se ao curioso facto de os clientes pedirem apenas meia dose deste prato, que servia perfeitamente para matar a fome naqueles tempos.

É uma refeição muito simples de fazer e é o ideal para aquelas sobras de bacalhau, que te evitam a desperdiçar boa comida.


Sobremesa

Muitas tentações doces só por si justificam a viagem, todas elas nos arredores da capital: as nozes de Cascais no fim da bonita linha da Costa do Estoril; as queijadas e travesseiros de Sintra ou os fofos de Belas na verde Paisagem Cultural de Sintra, pontuada de palácios e classificada Património Mundial pela Unesco; e, logo passando o Tejo para sul, encontramos as tortas de Azeitão. A nossa doçaria não acaba, mas há algo que ninguém pode perder numa visita a Lisboa: na zona monumental de Belém, onde também ficam dois expoentes do Património Mundial, é obrigatório provar os gulosos pastéis de Belém, um ex-libris da doçaria conventual que faz parte da imagem de marca da gastronomia portuguesa