Turismo Braga

Construída há mais de 2000 anos, “Bracara Augusta” foi justamente fundada por Augusto, ficando numa das principais vias romanas da Península Ibérica, pois era sede administrativa do Império. A Diocese de Braga, província romana da Galécia, atual Galiza, é a mais antiga de Portugal e, na Idade Média, chegou a rivalizar com Santiago de Compostela em poder e importância. Aqui passava um dos Caminhos de Santiago, quando este culto começou a ter maior expressão, com a reconquista cristã e a fundação de Portugal



O Santuário do Bom Jesus do Monte fica na freguesia de Tenões, em Braga, e é conhecido também por simplesmente ”Santuário de Braga”. O santuário é dedicado ao Senhor Bom Jesus e é um complexo formado por uma igreja, uma escadaria em formato de Via Sacra, um parque, um funicular e alguns hotéis. Este santuário serviu de inspiração para outros santuários do mundo, como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Minas Gerais, no Brasil. Em 1970 foi classificado como Imóvel de Interesse Público e em 2015 foi elevado a basílica-menor.




A Sé é a Catedral da Braga e fica na freguesia de mesmo nome, na Sé. É a sede do bispado que foi fundado por São Tiago Maior, e um dos principais pontos turísticos da cidade. Seguindo essa origem apostólica, a Sé é considerada a Sacrossanta Basílica Primacial de toda a península Ibérica. É considerada um dos centros de irradiação episcopal mais importantes do país, além de um importante templo românico. Possui ainda sua própria liturgia.