Para estudar matemática, costumo estudar primeiro a matéria teoricamente, tentando compreender os conceitos e suas aplicações por meio de diversos exemplos. Após entender bem o conceito, tento resolver vários exercícios de fixação, o que me permite consolidar o aprendizado dos conteúdos.
Para facilitar meus estudos e diversificar o aprendizado sem necessariamente mudar de disciplina, decidi dividir a matemática em partes. Essa abordagem tornou o estudo mais organizado e ajudou a compreender os diferentes tópicos, permitindo explorar diversos conteúdos de forma mais aprofundada.
Eu precisava estudar álgebra, principalmente para me preparar para a prova de entrada no curso técnico. Para isso, decidi criar listas com os conteúdos que seriam abordados no exame. Logo depois, dediquei tempo para estudar todos os tópicos, resolvendo diversos exercícios para praticar e consolidar o conhecimento adquirido.
Para revisar de forma mais eficiente, fiz um resumo contendo todas as informações relevantes que eu precisaria para a prova. Assim eu pude revisar o conteúdo de maneira mais fácil e rápida.
Assim como na álgebra, me dediquei ao estudo dos principais conteúdos necessários para a prova de entrada do curso técnico. Além disso, aproveitei a oportunidade para explorar um tópico relacionado à geometria: aprendi a criar protótipos utilizando softwares de CAD.
Através do CAD, pude aprimorar minhas habilidades em desenho técnico e modelagem tridimensional, que me ajudou a criar protótipos digitais de forma precisa e rápida. Essa nova área de estudo complementou meu aprendizado em geometria e trouxe uma maneira prática de aplicar as coisas aprendidas.
Aprendi a criar protótipos utilizando software de CAD (Computer-Aided Design) em meu computador, aplicando muitos dos conceitos aprendidos em geometria. Tive a oportunidade de explorar três softwares CAD diferentes: AutoCAD, SolidWorks e Fusion 360. Dentre eles, o Fusion 360 foi o que mais gostei por causa da sua praticidade e disponibilidade de uma versão gratuita.
Com essas ferramentas, pude realizar diversos projetos, incluindo o de uma bancada de trabalho. Utilizando o projeto desenvolvido no CAD, consegui realmente construi-la. Além disso, aproveitei os vários projetos no YouTube para treinar o uso das ferramentas de CAD, melhorando minha habilidade de modelagem e obtenção de resultados precisos.
Essa experiência prática com os softwares de CAD não reforçou só meus conhecimentos em geometria, mas também melhorou minha capacidade de visualização e execução de projetos, me permitindo explorar ainda mais o campo da prototipagem digital.