Para mim, essa foi a disciplina em que vi uma melhora mais significativa, com um novo método de estudos. Para aprender essa matéria, precisei encontrar maneiras divertidas de aprender um novo idioma e aplicá-lo no meu dia a dia. Então, encontrei uma abordagem gradual, começando por assistir filmes e séries em inglês algumas vezes por semana. Depois, decidi deixar meu YouTube todo em inglês, e minha família começou a realizar conversações diárias, onde compartilhávamos sobre o que fizemos durante o dia e o que aprendemos, tudo em inglês. Não me dediquei muito à parte teórica, mas comecei a aprender de forma intuitiva, apenas assistindo vídeos. Essa abordagem me permitiu progredir significativamente na compreensão do idioma.
Para melhorar minha pronúncia, decidi pesquisar os pontos mais importantes para considerar. Percebi que é bem simples, o principal é: ouvir bastante o inglês e também falar constantemente. Para cumprir esses dois pontos, comecei a assistir a vídeos, filmes e séries totalmente em inglês e a conversar diariamente com minha família nesse idioma. Essa prática consistente melhorou rapidamente minha pronúncia, e em alguns meses, eu já conseguia falar muito bem, com bastante fluidez.
Além disso, ao assistir a conteúdos em inglês, pude ver diferentes sotaques e entonações, o que me ajudou a adaptar minha fala para uma comunicação mais natural. A conversação regular com minha família também deu a oportunidade de colocar em prática o que aprendi e receber feedback imediato, o que foi muito importante para o aprimoramento da minha pronúncia. Acredito que a combinação de imersão auditiva e oral foi essencial para alcançar o nível de fluência que tenho hoje.
Meu aprendizado de inglês começou com os conceitos básicos de gramática, usando material escolar, mas não me gostei muito dessa abordagem. Assim, procurei um aplicativo que fizesse o mesmo papel dos materiais, e encontrei o Duolingo, onde usei por aproximadamente um ano, mas acabei desistindo. Porém, foi através da prática constante, da leitura de textos e da exposição a vídeos em inglês que realmente consegui entender melhor a formação de frases e as conjugações verbais. Essa abordagem mais imersiva e contextualizada permitiu que eu desenvolvesse minha fluência com mais rapidez e eficiência, me dando uma compreensão mais intuitiva e natural da língua inglesa.
Essas são algumas das fotos dos lugares onde estive junto com minha família. Durante essas viagens, pude observar diversos fenômenos geográficos e aprender mais sobre lugares diferentes.
Os livros que eu decidi ler em inglês, foram todos mangas, já que a linguagem era mais fácil e o assunto é algo que já estou bem mais acostumado
Go-toubun no hanayome
Horimiya
American Government 3e
Berserk
1917
Arcane
Love Death & Robots
Stranger Things
Essas são algumas das séries e filmes que assisti em inglês. Algumas delas foram vistas com minha família, enquanto outras assisti sozinho.