Para mim, a área de estudos sociais é bastante controversa, pois há partes que realmente gosto de estudar, enquanto outras me desinteressam. Devido a essa variedade, acabo adotando diferentes métodos de estudo. Geralmente, tento aprender os conteúdos lendo materiais disponíveis em sites ou utilizando recursos que encontro na internet. No entanto, quando algum conteúdo não desperta meu interesse, procuro outras formas de estudá-lo, como assistir filmes relacionados a ele ou explorar relatos reais de acontecimentos, tentando conseguir perspectivas diferentes.
História era uma matéria que eu não gostava quando era criança, mas com o tempo e a exposição a diferentes conteúdos, percebi que ela pode ser interessante. Descobri que o jeito como estudamos história faz toda a diferença. Como não tinha um currículo definido, decidi começar estudando os temas que gostava e, a partir deles, procurava outros eventos históricos relacionados. Isso me fez ver a importância mesmo em assuntos que antes não despertavam meu interesse.
Outra maneira que achei foi estudar história por meio de vídeos em inglês que encontrei no YouTube. Mas também me permitiu conhecer mais sobre os Estados Unidos, aprender sobre a sua cultura e o que o tornou o que é hoje, além de entender por que esse país tem um grande impacto no Brasil.
Geografia era uma disciplina que eu não tinha vontade de estudar e, por isso, não a estudei muito a teoria em si. A única parte que me interessei um pouco mais, foi a geografia social. Mas, a maior parte do meu aprendizado em geografia foi por meio de passeios, olhando as paisagens ao meu redor e experiências práticas. Essas atividades me permitiram vivenciar e visualizar muitos dos conceitos geográficos na prática, o que tornou o estudo mais interessante e significativo para mim. Mesmo que não tenha estudado todos os aspectos teóricos da disciplina, consegui uma compreensão básica da geografia por meio dessas experiências e teorias.
Eu decidi estudar governo para obter o certificado de conclusão do ensino médio norte americano. No começo, tentei utilizar o site Khan Academy, mas não me adaptei ao jeito como o conteúdo era ensinado. Então, decidi abordar o tema de uma maneira diferente, utilizando um material (American Government 3e) norte americanos que encontrei. Esse material me ajudou bastante devido aos exemplos realistas e à linguagem direta utilizada.
Durante meus estudos, percebi que muitos dos conceitos abordados sobre o governo americano também são aplicáveis ao Brasil. Ambos os países possuem alguns aspectos em comum, o que me permitiu fazer conexões e entender melhor o funcionamento dos sistemas governamentais e ao mesmo tempo, entender porque são diferentes.
Essas são algumas das fotos dos lugares onde estive junto com minha família. Durante essas viagens, pude observar diversos fenômenos geográficos e aprender mais sobre lugares diferentes.