Ciências é uma matéria em que costumo estudar seguindo um roteiro de estudos, principalmente porque é necessário uma sequência específica de conteúdos a serem aprendidos. Por esse motivo, selecionei os principais temas necessários para a prova do curso técnico e busquei um roteiro de estudos na internet que tivesse todos esses conteúdos.
Dado a ampla quantidade de assuntos da disciplina, decidi dividi-la em três áreas: Biologia, Química e Física. Cada uma dessas áreas tem seus próprios conceitos e princípios, fazendo mais fácil o estudo e a compreensão dos temas específicos relacionados a cada uma delas.
Essa abordagem de divisão por áreas permite um estudo mais focado em cada disciplina, ajudando a assimilar os conceitos.
Eu estudei Biologia dividida em três áreas: Bioquímica, Ecologia e Botânica. Entre elas, a que mais mais gostei foi a Ecologia.
Uma das estratégias que encontrei para estudar Biologia foi aplicar os conhecimentos no meu dia a dia. Ao estudar esses diferentes temas, comecei a perceber e entender a Biologia no meu cotidiano, por exemplo durante os passeios que fiz com minha família. Aprendi muito sobre plantas e, com esse conhecimento, consegui conversas com minha mãe sobre as plantas que ela cultiva. Além disso, adquiri um entendimento bem mais profundo sobre os seres humanos, incluindo doenças e seus agentes causadores, o que ajudou para entender mais sobre mim e sobre as pessoas ao meu redor.
A prática e teoria permitiu que a Biologia se tornasse mais importante e perceptível no meu dia a dia, facilitando a compreensão dos conceitos e a conexão com situações reais. Com desse estudo, pude aumentar meu conhecimento biológico e aprofundar minha compreensão sobre o mundo natural e o funcionamento dos organismos vivos.
Muito parecido com a maneira como estudei Matemática, comecei seguindo um roteiro com os tópicos principais. Inicialmente, foquei na parte teórica, tentando entender os conceitos por meio de exemplos e exercícios resolvidos. Em seguida, apliquei essa teoria enquanto resolvia vários exercícios de fixação.
Após estudar cada conteúdo, fiz um resumo contendo os principais conceitos e fórmulas, para ajudar na minha revisão enquanto estudava outros temas ou antes da prova para entrar no curso técnico. Esse resumo foi uma ferramenta útil para relembrar os principais pontos e consolidar meu entendimento sobre cada assunto.
Também aprendi muito sobre física durante as aulas de mecânica e elétrica que tive no técnico de eletromecânica.
Essa abordagem sequencial, iniciando pela teoria e avançando para a prática com exercícios, seguida pela elaboração de um resumo, me ajudou a assimilar melhor os conceitos matemáticos e a manter um registro organizado do que havia estudado. Isso contribuiu para uma compreensão mais sólida da disciplina e para um melhor desempenho nas avaliações.
Nesta matéria, aprendi mais através da parte teórica do que resolvendo exercícios. No geral, os cálculos que precisei fazer eram relativamente simples e a aplicação dos conceitos também não era muito difícil. Mas, tinha muitos detalhes e pequenas coisas que exigiam bastante atenção.
Assim como em física e biologia, pude perceber facilmente a aplicação da matéria no meu dia a dia. Por exemplo, nas atividades domésticas, consegui entender quais materiais conduzem eletricidade e, portanto, são perigosos, ou quando estava cozinhando, entre outros exemplos. Foi legal poder aplicar muitos dos conhecimentos que adquiri nessa matéria em situações cotidianas.
Passeios que fiz com a minha família, com fotos dos lugares e também o que eu achei de cada um deles
Fiz um curso técnico no SENAI, onde aprendi bastante sobre elétrica, mecânica e pneumática