O projeto de pesquisa do mestrado surgiu a partir de inquietações envolvendo a área de tecnologia na educação matemática e científica, Formação de professores, bem como de experiências vividas durante e após a formação inicial:
1. Projeto de Iniciação à Docência e Estágio Supervisionado: em que pude compreender a importância de um planejamento pedagógico, conhecer a realidade do ambiente escolar, adquirir experiência na docência dos anos iniciais.
2. Projeto de “A monitoria como apoio ao letramento digital de futuros professores dos anos iniciais”: que contribuiu para a minha formação envolvendo o uso das tecnologias computacionais como ferramentas potencializadoras no processo de ensino e aprendizagem e também aspectos de constituição docente, com ministrações de oficinas oferecendo espaços formativos que envolvem esses recursos, de modo a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de alunos-professores durante a formação inicial.
3. Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): percebi a necessidade de conhecer mais sobre o assunto, de forma a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e formação de professores, promovendo assim a construção do meu Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens- IEMCI[1], intitulado como Narrativas de professores dos anos iniciais de escolarização: Docência e uso de tecnologias da Informática, em que busquei investigar o que expressam professores sobre a utilização das tecnologias da informática para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental, e saber em que termos os professores utilizam tais recursos.
[1] Instituto de educação Matemática e Científica.
4. Após concluir a graduação, continuei realizando trabalhos que envolvessem o uso de tecnologias computacionais na formação docente, no Instituto de Educação Matemática e Científica, promovendo oficinas, planejamento, construção de materiais didáticos e ministrando aulas como professora cooperadora, utilizando tecnologias digitais como ferramenta. Tais vivências fizeram com que o interesse por essa área só aumentasse.
5. Grupo de estudo Transformar e Pós-graduação (mestrado profissional): os encontros para estudos possibilitados pelo grupo de estudo Transformar e as aulas do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática possibilitaram conhecer leituras, expandir compreensões quanto a formação e prática docente, além de aprendizagens construídas junto a outros professores e colegas de profissão a partir de suas narrativas e vivencias contadas durante os encontros.
Acreditando que há a necessidade de uma formação que preze pela qualificação dos professores, visando o uso dessas tecnologias para auxiliar o processo de ensino, vejo a relevância de uma formação docente que esteja de acordo com as necessidades que se mostram atualmente, que possibilite reflexões sobre sua própria formação e prática e os significados dados a elas, construindo identidades docentes, bem como encontrar alternativas para integrar as tecnologias digitais como auxiliadoras do processo de ensino e aprendizagem de fato, não somente a nível de manuseio dessas ferramentas.
Tendo as considerações anteriores e entendo que uma das propostas do curso de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas é proporcionar oportunidade para professores em pleno exercício para desenvolverem competências profissionais, realizando estudo/pesquisa, com vistas à transformações/inovações de sua prática docente e da melhoria da aprendizagem dos estudantes, resolvi então, propor o projeto de pesquisa Conhecimento docente em ação perante o uso de tecnologias digitais no ensino da matemática nos anos iniciais , buscando Verificar conhecimentos em ação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais por meio das DTICs tendo como contributo teórico as contribuições do TPACK (Conhecimento de Conteúdo, Pedagógico e Tecnológico) .
Pensando nessa perspectiva foram selecionados os recursos e ferramentas Google como intuito de enriquecimento curricular e pedagógico, auxiliadoras do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. A escolha do lócus para desenvolvimento da pesquisa ocorreu pelo fato de a Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) possuir estruturas físicas favoráveis ao desenvolvimento da pesquisa nesse âmbito, de ser considerada uma escola de referência, além de a escola já possuir professores da sala de informática, especialistas em Informática Educativa, que pretendiam desenvolver um projeto com uma proposta bem próxima à ideia pretendida nesta pesquisa de mestrado.
A proposta abrangeu outras áreas como Ciências, Artes, Geografia, História, já que os participantes envolvidos na formação não só lecionavam matemática. Esperou-se ainda a disponibilização em plataforma digital do que foi construído e das reflexões feitas durante o processo formativo vivenciado, tanto para os docentes da escola envolvidos no desenvolvimento dessa proposta, como para todos demais interessados sobre o tema, através do acesso disponibilizado para propagação e incentivo do uso tecnológico no fazer pedagógico, ampliando também as possibilidades educacionais para profissionais e estudantes que visem utilizar as ferramentas tecnológicas digitais de forma a potencializar o processo de ensino e aprendizagem.
O desenvolvimento da pesquisa se deu durante o período de dois semestres divididos em seis fases neste processo formativo de letramento digital, construção de atitudes reflexivas, de significação da prática e desenvolvimento de propostas voltadas para o ensino da matemática. Valendo ressaltar que as oficinas foram incorporadas ao calendário da escola como critério e caráter de formação aos docentes a partir da secretária do Ensino Fundamental I da escola.
A análise da pesquisa realizada sinalizou que:
·É preciso compreender um pouco mais a forma como é desenvolvido o trabalho pedagógico utilizando as tecnologias.
·É importante refletir sobre a questão que ainda na atualidade, muitos professores julgam não ser necessário ou pertinente desenvolver um trabalho utilizado às tecnologias, não se atentando a necessidade que tem a utilização desses instrumentos a favor da educação, como ferramentas a potencializar o ensino e aprendizagem.
·É necessária uma busca por conhecimento maior sobre as tecnologias, mesmo nos dias atuais de “efervescência” tecnológica, existem muitos profissionais que precisam desse apoio para compreender melhor como usar tais ferramentas tecnológicas na/para a sala de aula.
·Há no atual contexto, uma necessidade vigente de abordagens pedagógicas com o uso de instrumentos da informática, apontadas pela própria geração sobre a qual nos deparamos no ambiente educacional.
·Há necessidade de uma abordagem que permita dinamismo nos processos de ensino dos conteúdos escolares.
·Considerando a formação continuada, é importante também ter aprendizagem sobre outras tecnologias que podem auxiliar seu trabalho em sala de aula, bem como servir para uma abordagem com um estudo interdisciplinar, desenvolvendo assim, várias competências através da abrangência do conhecimento que a utilização de tais ferramentas permite, possibilitando assim uma aprendizagem significativa.
·A proposta do projeto foi de grande relevância, tendo em vista as proposições estabelecidas pela BNCC, quando da necessidade de utilização das tecnologias no fazer pedagógico e enriquecimento curricular como forma de desenvolver as habilidades tecnológicas e promover a inclusão digital dos alunos.
·A ampla divulgação de todo o desenvolvimento do projeto, construções e elaborações realizadas na página do site.
O desenvolvimento do projeto também possibilitou a participação no XII Encontro Paraense de Educação Matemática: teoria prática e reflexões-XIIEPAEM, na modalidade de comunicação científica o trabalho intitulado por Formação de professores que ensinam matemática e as tecnologias: as pesquisas em evidencia no período 16 a 18 de outubro de 2019, além da elaboração de material (apostilas) mantendo as referencias de fontes e divulgação em plataformas físicas e virtuais, bem como a organização de material didático (sugestões de atividades práticas desenvolvidas durante as aulas) construídas a partir encontros estabelecidos com professores, organizado e formatado para ampla divulgação no site.
Outro aspecto a considerar é que trabalhos como este enriquecem ainda mais e contribuem em conhecimento sobre como e o que os recursos tecnológicos da informática podem oferecer para o ambiente escolar e para o trabalho desenvolvido pelos professores na sua prática educacional.