O Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática é um programa de mestrado profissional o qual possibilitou o desenvolvimento da pesquisa intitulada por "Conhecimento docente em ação perante o uso de tecnologias digitais no ensino da matemática nos anos iniciais ", que possuia como objetivo investigar conhecimentos docentes, na tríade tecnologia, pedagogia e conteúdo, que são explicitados com o uso das ferramentas Google nas aulas de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Este estudo baseou-se na abordagem qualitativa e seguindo a Pesquisa-Ação de Thiollent (2008, p. 24), pois para este autor a “pesquisa-ação não é constituída apenas pela ação ou pela participação, é necessário produzir conhecimentos, adquirir experiências, contribuir para a discussão ou fazer avançar o debate acerca das questões abordadas”.
A pesquisa ocorreu devido adequações realizadas entre os interesses e objetivos do projeto da escola e da pesquisa de mestrado, resultando no subprojeto “Google: uso dos recursos e ferramentas gratuitas como suporte para a educação e enriquecimento curricular”, que propiciou a ocorrência simultânea da pesquisa de mestrado, face a seis fases.
1. A palestra de formação para envolver e instigar os professores da escola a quererem conhecer, aprimorar e construírem conhecimentos obre as tecnologias digitais voltadas para o processo de ensino-aprendizagem.
2. Desenvolvimento do subprojeto de formação continuada em forma de oficinas, em que foram apresentadas ferramentas do Google (conceitos e dispositivos) e softwares, buscando evidenciar potencialidades para o âmbito pedagógico, elencando tarefas possíveis e outras já desenvolvidas pela equipe organizadora da formação.
3. Construção da coletânea de tarefas do subprojeto.
4. Divulgação do subprojeto em plataforma digital e apresentação em evento, site.
5. Planejamento e organização de Tarefas tendo como suporte ferramentas do Google (MATEDIC).
6. Desenvolvimento das tarefas voltadas para o ensino da matemática com uso das ferramentas Google e softwares digitais como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários, gravação em áudio e escritos em diário de bordo dos planejamentos e desenvolvimento de tarefas. Utilizando-se desses materiais e das leituras da estrutura TPACK (MISHRA E KOEHLER. 2006), dentre outros autores da área para construção da análise da pesquisa.
Tendo estas considerações destacamos que este site foi resultado deste processo investigativo estabelecido, que ocorreu em uma escola pública de Belém do Pará, destacando como colaboradores os professores da Equipe de informática e gestão da escola. E como sujeito de pesquisa uma professora que lecionava matemática para três turmas do quarto ano do ensino fundamental I na escola. A professora foi selecionada a partir de alguns critérios, tais quais, ter participado do processo formativo proposto e estar disponível para participar do planejamento e organização de tarefas para realização com suas turmas.
E com a realização da tarefa percebemos que algumas dificuldades foram superadas pela professora tendo em vista o uso das ferramentas digitais. Diante do exposto, a formação continuada em tecnologias digitais apresenta-se como relevante, em virtude das potencialidades que essas ferramentas oferecem e podem possibilitar ao processo de ensino, como facilitadoras de aprendizagens e enriquecendo o currículo escolar.
Os resultados obtidos demonstram a relevância de discutir e pensar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), principalmente das ferramentas Google para a construção de conhecimento e enriquecimento da prática pedagógica e consequentemente do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a mobilização de conhecimentos docentes, necessários e importantes para uso de ferramentas digitais voltadas para o ensino.
Vale ressaltar quão promissora foi esta pesquisa, ao passo que o projeto foi submetido como projeto de extensão em 2020 e já para 2021, com a possibilidade de usar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de Matemática e de outras áreas.
Assim vemos a necessidade de continuar com propostas nesse sentido para que de fato isso se torne presente, não só em momento e desenvolvimento de pesquisas nas escolas, mas que permaneça a despertar olhares críticos, reflexivos e transformadores nas práticas dos professores, mobilizando conhecimentos pertinentes para integração das ferramentas tecnológicas digitais ao processo de ensino-aprendizagem.
Os materiais produzidos na pesquisa podem ser encontrados na guia “Projeto 2019” ou clicando aqui!