Pós-graduações:
A pós-graduação em Direito, Desporto e ESG tem como objetivo desenvolver competências jurídicas e práticas orientadas para a realidade multidisciplinar do setor desportivo, integrando transversalmente os princípios de sustentabilidade ambiental (Environmental), responsabilidade social (Social) e boas práticas de governação (Governance).
Esta formação desenvolve-se no âmbito do PRR-BDA, com um bolsa correspondente à totalidade do valor da propina.
O curso promove uma abordagem prática e integrada, clarificando a aplicação das normas jurídicas nacionais e internacionais no contexto desportivo, incluindo legislação de sustentabilidade e instrumentos de responsabilidade social aplicáveis ao desporto.
O Politécnico de Viana do Castelo apresenta a nova pós-graduação em Tecnologias em Energias Oceânicas, uma formação inovadora que responde à crescente procura por profissionais qualificados no setor das energias renováveis oceânicas.
Com forte ligação à indústria e um currículo alinhado com os desafios do setor, esta formação aposta no desenvolvimento de competências essenciais para um dos motores da transição energética.
A pós-graduação decorre ao longo de seis meses e inclui um total de 210 horas, combinando uma forte componente técnica e prática, sustentada por um corpo docente composto por especialistas com experiência académica e profissional no setor. Além da formação diferenciada, os atuais e antigos estudantes de licenciatura e de mestrado do Politécnico de Viana do Castelo beneficiam de isenção do valor das propinas. Para os restantes formandos, será atribuída uma bolsa de incentivo no valor de mil euros, no âmbito do PRR – Blue Design Alliance, correspondente ao montante total da propina e outras taxas associadas.
Com esta pós-graduação, pretende-se capacitar os profissionais, ou futuros profissionais que trabalham, ou pretendem trabalhar em atividades relacionadas com a economia azul, com conhecimento e ferramentas fundamentais para potenciar as oportunidades económicas, sociais e ambientais, atuais e futuras, associadas ao oceano e aos seus recursos, promovendo o desenvolvimento de uma economia azul sustentável e geradora de um elevado valor para a economia e para as pessoas .
Pretende-se ainda que os participantes assimilem um sistema operativo azul (blueOS), um vocabulário azul completo que lhes permite ver 360º com clareza e decidir com confiança, reduzindo o risco – uma licença de “condução” azul – para gerir empresas, organizações publicas e privadas sem fins lucrativas, equipas; assegurar funções de análise e avaliação técnica especializada; avaliação de um investimentos; conceção e implementação de projetos; desenvolver novos negócios; e/ou construir uma carreira nas mais diferentes áreas da economia azul.
A criação da pós-graduação em Surf, Performance e Sustentabilidade (Grau I) é extremamente atual, considerando diversos fatores que destacam a relevância e a necessidade desse programa de estudos. Em primeiro pelo crescimento da indústria do surf, que engloba desporto de competição, turismo, cultura (surfing culture) e comércio, que, aliado à sua crescente popularidade, gera a cada dia novas oportunidades de emprego e negócios em constante expansão. O surf desempenha um papel significativo no turismo costeiro e marítimo.
Portugal e, em particular, Viana do Castelo apresentam condições de excelência que atraem surfistas e entusiastas, gerando receita e oportunidades de emprego. Esta pós-graduação vem capacitar profissionais a aproveitar esse impacto positivo através do desenvolvimento de competências e certificação profissional. Por outro lado, esta formação dá ênfase à sustentabilidade ambiental, promovendo práticas como elemento crucial para proteger os ambientes e o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável.
Realizada: Ano letivo 2024/2025
A Pós-Graduação em Design de Interiores do IPVC é uma formação avançada na área do design, mais especificamente, dos espaços interiores, e constitui-se como uma formação multidisciplinar, de carácter vincadamente prático, capaz de articular o saber académico e o mercado de trabalho, através de um modelo de ensino conjunto entre o corpo docente, das diferentes áreas do IPVC, e profissionais e empresas especializadas na área da produção / construção de espaços interiores.
O modelo de ensino, a decorrer segundo os princípios de ambiente de estúdio/gabinete, assenta no confronto dos alunos com a simulação, a reprodução de casos reais, ou ainda a definição de situações novas, provocando a conjugação de sinergias de diversas áreas através de abordagens multidisciplinares.