Ação de Curta Duração
Já estão abertas as candidaturas para a nova formação microcredenciada de curta duração em Interpretação ISO 20121:2024 – Sistemas de Gestão de Eventos Sustentáveis, promovida pelo Politécnico de Viana do Castelo. Dirigida a profissionais do setor, esta formação pretende capacitar os formandos para a implementação e melhoria de práticas sustentáveis no planeamento e organização de eventos, assegurando o alinhamento com os mais recentes referenciais internacionais. as candidaturas decorrem até 25 de setembro.
A formação tem como objetivo dotar os formandos de competências para interpretar e aplicar os requisitos da mais recente versão da norma ISO 20121. Este referencial internacional define boas práticas para integrar os princípios de sustentabilidade ambiental, social e económica em todas as fases da gestão de eventos, independentemente da sua dimensão.
Estão abertas as candidaturas a quatro novas formações de curta duração, no âmbito do programa IPVC Ocean. Dirigidas a estudantes e profissionais com interesse na economia azul, as formações têm apoio do PRR-BDA e incluem bolsa de incentivo.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para quatro formações microcredenciadas de curta duração nas áreas da energia, inovação e sustentabilidade em contexto marítimo. Dirigidas a quem procura reforçar competências técnicas e científicas na economia azul, estas formações são desenvolvidas no âmbito do programa IPVC Ocean, com financiamento do PRR – BDA (Plano de Recuperação e Resiliência – Base de Dados de Acreditação).
A formação microcredenciada em Fotogrametria: Levantamentos Fotogramétricos com Recurso a Drone prepara técnicos para operar na linha da frente da geoinformação, com competências para planear operações de voo, capturar imagens e transformar dados em mapas, modelos tridimensionais e informação geográfica.
Desenvolvido em parceria com a HP-Drones Academy, o curso conta com uma forte componente de prática laboratorial e de campo, dando aos participantes uma experiência realista e aplicada.
É dada preferência a candidatos que tenham certificação de piloto de drone (Categoria Aberta A1/A3).
Com o objetivo de promover a excelência da gastronomia e do enoturismo associados à Dieta Atlântica, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta uma nova formação microcredenciada de curta duração, centrada no serviço de mesa e vinhos em contextos de fine dining. A ação decorre entre setembro e outubro, em regime presencial, e as candidaturas estão abertas até 15 de setembro.
Destinada a profissionais da restauração, do enoturismo e membros de confrarias, esta formação pretende capacitar os participantes para a prestação de um serviço gastronómico e enológico de excelência, através de métodos teórico-práticos, degustações, harmonizações e análise de casos concretos. O curso conta com o apoio da Confraria dos Gastrónomos do Minho.
Estão abertas, até 11 de setembro, as candidaturas para a formação microcredenciada de curta duração em Fisiologia da Adaptação à Altitude, promovida pela Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo. A proposta alia conhecimento científico a aplicações práticas com recurso a um sistema portátil de hipóxia normobárica, uma tecnologia de simulação de altitude que permite treinar, recuperar e investigar sem sair do nível do mar.
A formação combina sessões teóricas com práticas laboratoriais intensivas, nas quais será possível operar equipamentos de simulação, monitorizar dados fisiológicos e aplicar estratégias de treino, recuperação e aclimatação em contexto real. Além disso, oferece valorização curricular e profissional, bem como oportunidades de ligação a estágios, projetos de investigação e clubes/federações.
Com forte componente aplicada, a nova formação do Politécnico de Viana do Castelo aborda tecnologias e projetos de energia limpa em ambiente marinho e prepara profissionais para os desafios da transição energética.
A nova formação microcredenciada em Sistemas de Energia Renovável Oceânica, promovida pelo Politécnico de Viana do Castelo, responde aos desafios crescentes da transição energética e da valorização do mar como fonte sustentável de energia. A formação centra-se nas principais fontes renováveis oceânicas – como ondas, marés, gradientes térmicos e salinos – e nas localizadas em meio oceânico, como a energia eólica offshore e a solar fotovoltaica flutuante.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai lançar uma formação microcredenciada em Food Design, marcada para os dias 16, 17 e 18 de junho. A formação explora a interseção entre design e alimentação, oferecendo aos participantes ferramentas para criar produtos, serviços e experiências gastronómicas inovadoras, centrados na sustentabilidade, criatividade e responsabilidade social.
Com uma duração total de 48 horas — 24 horas presenciais e 24 de trabalho autónomo — o curso conjuga teoria com prática laboratorial, promovendo uma abordagem transdisciplinar e holística ao longo de todo o ciclo alimentar, da produção ao consumo.
Os participantes que concluam a formação com sucesso e em tempo útil terão direito a atribuição de uma bolsa correspondente a 100% do valor investido, no PRR.
Já está disponível a formação microcredenciada em Redes Neuronais e TensorFlow (Deep Learning) com Python, promovida pelo Politécnico de Viana do Castelo. As candidaturas estão abertas até 14 de abril e o curso, que decorrerá entre maio e junho, oferece uma experiência online e pós-laboral.
Esta formação avançada é direcionada a profissionais e jovens que procuram desenvolver competências em Inteligência Artificial, com foco em Redes Neuronais e Deep Learning.
Esta formação microcredenciada é desenvolvida em parceria com o DataColab, o que garante uma abordagem ainda mais aprofundada e especializada. A formação é totalmente online, com materiais didáticos interativos e atividades práticas, facilitando a aprendizagem em tempo real e a troca de experiências com o formador e colegas.
Os formandos que concluírem com sucesso e em tempo útil o curso terão direito a uma bolsa correspondente a 50% do valor da propina.
Candidaturas até dia 14 AQUI e mais informação na página de curso.
Garantir a qualidade da água e a preservação dos recursos marinhos exige conhecimento técnico e visão estratégica. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo promove a formação microcredenciada em Sustentabilidade de Recursos Hídricos e Recursos Marinhos – Nível Avançado, capacitando profissionais para avaliar a qualidade da água e interpretar dados laboratoriais de acordo com a legislação nacional e europeia. Candidaturas a decorrer até dia 20.
Esta formação destina-se a profissionais e estudantes interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre a gestão e a análise da qualidade da água, abordando a composição mineral, os ciclos biogeoquímicos e a aplicação da espetrofotometria de absorção atómica no controlo laboratorial.
O curso, que decorre de 21 a 30 de maio, está preparado para funcionar com aulas interativas, sessões práticas e análise de casos reais. Os estudantes que concluírem a formação com sucesso terão acesso a uma bolsa correspondente a 50% do valor da propina. As inscrições podem ser feitas até ao próximo dia 20 AQUI.
A criatividade e a sustentabilidade encontram-se no Politécnico de Viana do Castelo. A nova formação microcredenciada em Joalharia – Resíduos Marítimos e Potencialidades desafia os formandos a transformar materiais recolhidos da costa marítima em peças de joalharia únicas. Com um programa que alia tradição e inovação, esta formação da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo oferece uma abordagem diferenciadora à joalharia contemporânea, promovendo o reaproveitamento de recursos e a consciência ecológica. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 21 de abril.
As candidaturas estão abertas até 21 de abril e decorrem exclusivamente ONLINE. Com 48 horas de formação, esta experiência alia teoria e prática laboratorial, proporcionando o domínio de técnicas tradicionais da joalharia e a experimentação com materiais reutilizados da costa marítima.
Desenvolvida em parceria com a joalharia ADORN, inclui momentos de aprendizagem à distância, formação presencial intensiva e visitas de estudo para demonstração de técnicas como o banho galvanizado.
Com esta Ação de Curta Duração pretende-se capacitar o formando com o conhecimento das normas legais e regulamentares de acesso à obtenção da licença de piloto de drone, aplicando esses conhecimentos na utilização responsável e em segurança desta tecnologia, não só para os intervenientes na operação de voo, mas também para as demais pessoas. No final do curso, os alunos obtem competências para planear operações de voo e pilotar um UAS (Unnmaned Aircraft System), atendendo aos procedimentos legais e de segurança em cada situação, adquirindo as bases, os conhecimentos e a possibilidade de se submeter à avaliação para obtenção da respetiva licença/certificação de competências para pilotar um drone, na Categoria Aberta, Subcategorias A1 e A3.
A transmissão destes conhecimentos é realizada predominantemente em sessões online síncronas (17 h) e praticas de campo (8 h).
Realizada: Ano letivo 2024/2025 (2 edições)
A formação microcredenciada em Análise de Dados: Proficiência em Análise de Dados insere-se na área de educação e formação (CNAEF) 481 – Ciências Informáticas e tem como área secundária a 462 – Estatística. A formação irá funcionar em regime online, com índole teórica e teórico-prática. Recorrendo a um método de aprendizagem centrado no formando, a formação centra-se em casos práticos, reforçando a criatividade e o espírito crítico do mesmo, através da realização de exercícios práticos.
Realizada: Ano letivo 2024/2025 (2 edições)
A formação microcredenciada em Análise de Dados: Fundamentos em Análise de Dados insere-se na área de educação e formação (CNAEF) 481 – Ciências Informáticas e tem como área secundária a 462 – Estatística. A formação irá funcionar em regime online, com índole teórica e teórico-prática. Recorrendo a um método de aprendizagem centrado no formando, a formação centra-se em casos práticos, reforçando a criatividade e o espírito crítico do mesmo, através da realização de exercícios práticos.
A instituição lança sete formações microcredenciadas, no âmbito da pós-graduação de Liderança em Economia Azul Sustentável, reforçando a aposta na capacitação em áreas estratégicas deste setor. Estes cursos são implementados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR-IPVC-BDA. Este ciclo de formações decorre em parceria com o Centro de Competência em Economia Azul.
Formações Microcredenciadas: As sete formações, cada uma com um enfoque específico, irão oferecer formação aprofundada em: Direito do Mar; Desenvolvimento Sustentável; Ordenamento do Território; Turismo Azul Sustentável; Energias Renováveis Oceânicas; Aquacultura e Biotecnologia Azul e Modelos de Negócio
Mais informações sobre a primeira formação microcredenciada AQUI e através do e-mail em gci@ipvc.pt. Candidaturas até 2 de fevereiro em https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page.
O Politécnico de Viana do Castelo tem candidaturas abertas para o novo curso de Certificação em Antropometria ISAK – Nível 1, uma formação especializada que atribui certificação internacional reconhecida pela International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK). Direcionado a profissionais e estudantes das áreas da Saúde e Desporto, o curso capacita os formandos para a realização de 21 medições antropométricas. As candidaturas decorrem até 16 de fevereiro e devem ser submetidas online.
Esta formação microcredenciada, ministrada por especialistas da área, destina-se a profissionais e estudantes de Ciências da Nutrição, Ciências do Desporto, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Desportiva e Saúde em geral. O curso segue os padrões internacionais da International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK), garantindo uma certificação reconhecida a nível internacional.
A formação, da responsabilidade da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), terá lugar nos dias 14, 15 e 16 de abril, na Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC), em Viana do Castelo. As candidaturas decorrem até 16 de fevereiro e devem ser submetidas exclusivamente online AQUI. Poderá obter mais informações na página do curso.
A pensar nos desafios diários de quem desempenha funções associadas à gestão de serviços públicos, o Politécnico de Viana do Castelo avança com duas formações sobre Gestão de Serviços, Inovação e Transformação Digital – nível inicial e nível avançado.
Deparaste diariamente com desafios associados à gestão de serviços públicos decorrentes das constantes mudanças tecnológicas e da transformação digital? Tens de atualizar de forma recorrente as tuas competências práticas sobre a utilização e gestão de plataformas informáticas de suporte à disponibilização de serviços digitais? Queres incrementar os teus conhecimentos na área do marketing, da gestão de operações e das tecnologias de informação, de forma a melhorares o serviço que prestas e a organização interna? Então estas formações microcredenciadas serão para ti!
Terapias Integrativas – Um complemento ao Duche Vichy foi um curso que se destinou a profissionais com ambição em aprofundar conhecimentos em terapias complementares, combinando técnicas de bem-estar e saúde com a aplicação prática do Duche Vichy. A ação de formação contínua microcredenciada funcionou em regime pós-laboral ao longo do mês de outubro. Quem concluiu o curso com sucesso teve direito a uma bolsa de 50% do valor da propina.
Capacitar os profissionais com competências avançadas em terapias integrativas, centradas no Duche Vichy, permitindo-lhes oferecer tratamentos diferenciadores e de alta qualidade. Este foi o objetivo central da ação de formação contínua microcredenciada que o Politécnico de Viana do Castelo ministrou durante o mês de outubro.
A conclusão com sucesso da formação conferiu 3 créditos (ECTS). O curso é desenvolvido no âmbito do PRR-BDA – Plano de Recuperação e Resiliência – Blue Design Alliance.
A nova ação de formação contínua microcredenciada do Politécnico de Viana do Castelo teve candidaturas abertas até 22 de setembro. Com um caráter inovador, esta formação permitiu ao formando treinar em simulador de alta-fidelidade, disponível nas instalações do Porto de Leixões, em Matosinhos.
Orientado para o mercado e com uma componente prática considerável, o curso recorreu a um simulador avançado, instalado no Porto de Leixões, em Matosinhos, permitindo aos formandos uma aprendizagem efetiva, coordenada por formadores especializados, em contexto de trabalho.
Além da praticidade do curso, a conclusão com sucesso e dentro do calendário estipulado deu ainda aos formandos uma bolsa correspondente a 100% do valor da propina.
A proposta de Ação de Curta Duração com a designação de “Design de Interiores de Barcos” enquadra-se no projeto de cooperação entre instituições “Blue Design Alliance”, celebrado entre a Escola Superior de Artes e Design (ESAD, Matosinhos) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), centrado na valorização da água, recursos oceânicos e fluviais e sustentabilidade social e ambiental através do design.
A Ação de Curta Duração proposta, no domínio da conceção de espaços interiores de barcos, visa promover o conhecimento dos métodos e processos de projeto que permitem gerar ambientes náuticos agradáveis e apelativos. Possui um carácter essencialmente prático fundamentado por uma componente teórica.
Centra-se em projetos, que permitem elaborar espaços de acordo com a tipologia e cultura naval, desenvolvendo interiores habitados de grande qualidade espacial, perfeitamente adaptados aos seus utilizadores. Aplica-se a metodologia de projeto, usando desenhos, maquetas e diversas ferramentas para explorar desde o tema do interior reduzido de um pequeno veleiro até aos extensos espaços dos navios de cruzeiro.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promoveu uma Ação de Curta duração na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Esta ação foi destinada a docentes e técnicos superiores, e desenvolveu-se no âmbito do Design Thinking, na área da sustentabilidade e economia azul, dinamizada pelas formadoras Joana Alves dos Santos e Katja Tschimmel, da Mindshake.
Os principais objetivos foram: a sensibilização para a importância do DT em processos de inovação e mudança, baseados na sustentabilidade, bem como a experimentação de modelos e técnicas, e a criação coletiva através da sua aplicação, numa temática Blue.