Ações de Curta Duração:
Realizado: Ano Letivo 2023/2024 | Ano Letivo 2024/2025
Em curso: Ano Letivo 2025/2026
Arranca a terceira edição do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP), uma formação microcredenciada de curta duração e totalmente gratuita, que desafia os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo a pensar de forma criativa, a trabalhar em equipa interdisciplinar e a desenvolver projetos inovadores com impacto real. As candidaturas decorrem até 30 de setembro.
A formação, que confere 6 créditos ECTS, destina-se a todos os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo (CTeSP, licenciaturas ou mestrados) e permite uma experiência única de aprendizagem baseada em projetos, design thinking e cenários futuros.
Ao longo do programa, os estudantes trabalham em equipas interdisciplinares, acompanhados por docentes que assumem o papel de facilitadores, e são desafiados a criar soluções inovadoras a partir de temas ou problemas com relevância atual e futura.
No final, os projetos desenvolvidos são apresentados publicamente, promovendo competências de comunicação, planeamento, investigação, criatividade e trabalho em equipa.
O PIP inclui, ainda, uma Semana Imersiva, que, nesta edição, irá decorrer no município de Caminha.
Realizada: Ano letivo 2023/2024 | Ano Letivo 2024/2025
A Semana Ubuntu é uma experiência transformadora dedicada ao desenvolvimento pessoal e à liderança servidora. Durante cinco dias intensos, os estudantes são desafiados a refletir sobre si mesmos e sobre a forma como se relacionam com os outros, através dos cinco pilares centrais: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço. O programa combina dinâmicas individuais e coletivas, como jogos, debates, filmes, testemunhos inspiradores e momentos de reflexão. Mais do que uma formação, é uma viagem interior que promove a ética do cuidado, a construção de pontes e a valorização da dignidade humana. A Semana Ubuntu prepara jovens para se tornarem líderes conscientes, capazes de fazer a diferença nas suas comunidades.
A inclusão e a diversidade educativa ganham um novo impulso no Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que lança quatro novas formações microcredenciadas para capacitar docentes na criação de ambientes de aprendizagem mais acessíveis e equitativos. Com candidaturas já abertas, os cursos abordam desafios como multiculturalidade, acessibilidade, desenvolvimento infantil e a transição para a vida pós-escolar. Os cursos decorrem em regime b-learning e pós-laboral, entre março e junho, no âmbito do PRR-Baits-IPVC, e as candidaturas são ONLINE.
As novas formações incluem Educação em Contextos Multiculturais, Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade, Trajetórias (In)Adaptativas do Desenvolvimento e Transição para a Vida Pós-Escolar. Destinam-se a educadores de infância, professores do ensino básico e secundário profissionalizados, bem como a licenciados nas áreas da educação, social ou saúde.
É a pensar na preservação do meio ambiente, na produção de vinhos de alta qualidade e na promoção da responsabilidade social, garantindo a viabilidade do sector, a longo prazo, que a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo promoveu a Ação de Curta Duração em Viticultura Sustentável.
Esta Ação de Curta Duração foi financiada pelo PRR-Baits-IPVC.
O curso “Inteligência Artificial em Marketing e Comunicação” foi desenhado num formato 100% online para oferecer uma compreensão robusta da Inteligência Artificial (IA) e das suas aplicações práticas nas várias áreas do marketing e da comunicação.
Estruturado em 12 sessões interativas, de 2 horas cada, o curso abrange desde os fundamentos teóricos da IA até as suas aplicações práticas específicas, proporcionando aos participantes habilidades essenciais para aumentarem a sua produtividade e a sua capacidade de inovação no cenário digital moderno.
Esta Ação de Curta Duração, inserida no PRR-Baits-IPVC, desenvolveu-se no âmbito do Impulso Jovens.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo promoveu uma Ação de Curta Duração em Finanças para não Financeiros.
Esta formação funcionou em regime pós laboral e online, destina-se a profissionais sem formação de base na área de contabilidade e finanças, mas que pretendem ter uma visão global do negócio de uma empresa, exigida pela sua atividade profissional ou interesse pessoal.
Pretendeu-se, desta forma, proporcionar a estes profissionais a compreensão dos princípios básicos da área econômico-financeira da empresa, que os apoiassem nos processos de tomada de decisão.
Esta Ação de Curta Duração, inserida no PRR-Baits-IPVC, desenvolveu-se no âmbito do Impulso Jovens.
Ao longo das últimas décadas, a importância do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e da escrita tem sido destacada. Há já evidências de que a falta desta competência poderá ser um preditor de dificuldades na aquisição do modo escrito.
Por isso, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo promove a Ação de Curta Duração em “Da Consciência Fonológica à Leitura”, com o objetivo de explorar conceitos fundamentais, técnicas e recursos didático pedagógico para o desenvolvimento da consciência fonológica e na “remediação de erro” na leitura e na escrita, de modo a promover a mudança das práticas pedagógico didáticas dos formandos.
Esta Ação de Curta Duração, inserida no PRR-Baits-IPVC, desenvolveu-se no âmbito do Impulso Adulto.
Conceitos fundamentais sobre Igualdade de Género, especificidades da discriminação contra pessoas LGBTI+, direitos das pessoas LGBTI+: leis e instituições e, ainda, boas práticas de intervenção e prevenção. Foram estas as principais temáticas da Ação de Curta Duração que o Politécnico de Viana do Castelo acolheu a 11 de outubro.
Esta ação, desenvolvida no âmbito do projeto PRR-Baits-IPVC e do Plano para a Igualdade IPVC, decorreu em formato presencial, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, entre as 10h e as 13h e 14h e as 17h.
A Ação de Curta Duração decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC e foi dinamizada pela formadora Joana Alves dos Santos, da MindShake, especializada em metodologias de Design Thinking.
Esta ACD teve como objetivo a sensibilização para a importância do Design Thinking nos processos de inovação das organizações sociais, refletindo sobre cada um dos problemas, encontrando as suas causas e efeitos e incentivando atitudes que favoreçam um mindset criativo que levam à inovação social, entre outros.
Esta Ação de Curta Duração, inserida no PRR-Baits-IPVC, desenvolveu-se no âmbito do Impulso Adulto.
Os cuidados imediatos de saúde (Primeiros Socorros) podem ser definidos como um conjunto de intervenções simples, realizadas pelo cidadão comum, perante pessoas com doenças específicas que podem agudizar/descompensar, doença súbita ou de trauma, até à chegada de ajuda diferenciada.
Deste modo, esta formação pretende proporcionar informações necessárias quanto aos primeiros socorros em situações específicas e sensibilizar para o dever cívico de saber socorrer, identificando diversas alterações e lesões e ativar o sistema de emergência.
Esta Ação de Curta Duração, inserida no PRR-Baits-IPVC, desenvolveu-se no âmbito do Impulso Jovens.
Realizada: Ano Letivo 2022/2023
A Ação de Curta Duração em Trabalhos em Altura e Acesso por Cordas tem como objetivo dotar o aluno de ferramentas que permitam conceber, planear, organizar ou acompanhar tarefas que envolvam a realização de trabalhos em altura bem como utilizar técnicas de resgate e movimentação de objetos em locais confinados ou de difícil acesso (grutas, árvores, canhões, estruturas fabris, etc.) participando na gestão e manutenção de instalações e equipamentos.
Esta Ação de Curta Duração, inserida no PRR-Baits-IPVC, desenvolveu-se no âmbito do Impulso Adulto.
O tratamento estatístico de dados é fundamental para as mais diversas áreas do conhecimento. Nas áreas da saúde o tratamento de dados está presente na investigação, no planeamento em saúde, na avaliação de resultados e em diversas outras áreas. O recurso a suportes informáticos para tratamento estatístico de dados tem-se vulgarizado, sendo necessário articular a utilização de uma ferramenta informática, com suporte teórico.
O curso dirige-se a profissionais de saúde e aborda o tratamento estatístico de dados, com as técnicas mais habituais na área, articulando com fases e etapas do processo de investigação.
Esta Ação de Curta Duração, inserida no PRR-Baits-IPVC, desenvolveu-se no âmbito do Impulso Jovens.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) assinaram um protocolo de colaboração, que tem como objetivo definir o modo e a forma de intervenção de Psicólogos na área da Proteção Civil e Emergência.
Este projeto tem como objetivo a formação de psicólogos para atuar em situações de catástrofe e assim criar uma bolsa de 1000 Psicólogos voluntários, a nível nacional, que será constituída por profissionais devidamente preparados para atuar nestas situações sob coordenação e em articulação com as autoridades competentes nesta matéria, nomeadamente a ANEPC.
Esta Ação de Curta Duração, inserida no PRR-Baits-IPVC, desenvolveu-se no âmbito do Impulso Adulto.
Realizada: Ano Letivo 2021/2022 (1º edição)
A Ação de Capacitação teve como objetivo capacitar os participantes para o acolhimento e integração de pessoas em situação de deslocação forçada, provenientes de contextos culturais distintos. Assente nos valores de proximidade e diálogo, a ação promoveu o desenvolvimento de competências de comunicação, empatia e intervenção social. Ao longo do dia de trabalho, foram exploradas estratégias de inclusão e partilha de boas práticas, incentivando uma atuação responsável, humanista e colaborativa.