Mestrados:
O mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel surge no contexto da transição elétrica do setor automóvel e dos desafios enfrentados por várias empresas do setor a operar na região do Alto Minho.
Nesse contexto, o Politécnico de Viana do Castelo, em estreita articulação com empresas do setor automóvel a operar na região e com o CiTin, o único Centro de Tecnologia e Inovação, localizado em toda a sua área de abrangência, avançou com a proposta de um mestrado profissionalizante, que visa atender às necessidades das empresas na região, não apenas para a reconversão e requalificação de seus quadros, mas também para promover a formação de novos quadros que necessitem de especialização avançada no contexto da transição elétrica e eletrificação automóvel.
Em curso: Outubro 2024
O primeiro ano desta pós-graduação está reconhecido pelo CTC da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo como primeiro ano do mestrado em Gestão Industrial e da Inovação.
A pós-graduação em Gestão Industrial e da Inovação (GII) tem como objetivo preparar os alunos para a tomada de decisão na área da gestão industrial e para a gestão de processos de inovação, com foco na sustentabilidade. Visa proporcionar conhecimentos aprofundados que permitam aos seus diplomados planear e otimizar processos industriais, planear e gerir produção e atividades logísticas e, ainda, desenvolver e conduzir processos de inovação que resultem em produtos bem-sucedidos no mercado.
Esta formação pretende ir ao encontro da crescente necessidade de gestão sustentável e eficiente nas organizações promovendo, em simultâneo, competências em gestão da inovação, nomeadamente na criação de ambientes propícios à inovação e gestão de equipas, contribuindo desta forma para um aumento das vantagens competitivas da organização onde se inserem.
A atividade física e o exercício são poderosas e cada vez mais procuradas ferramentas para a promoção da saúde, qualidade de vida e longevidade das populações.
Neste recente e emergente mercado de trabalho, os novos profissionais devem estar capacitados para responder às exigências e desafios decorrentes, sendo capazes de avaliar, analisar, planear e implementar as melhores estratégias associadas ao exercício, na saúde e na doença, e, coordenando e/ou integrando equipas multidisciplinares e potenciando o seu funcionamento, seja em contexto desportivo, de lazer ou clínico, e sediado em clubes, autarquias, ginásios, clínicas, centros de saúde ou hospitais.
Para que estes objetivos sejam alcançados com a máxima qualidade, a Escola Superior de Desporto e Lazer e a Escola Superior de Saúde, ambas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, juntaram os seus saberes, oferecendo um ciclo de estudos abrangente nestas diferentes, mas complementares áreas do conhecimento e com um caráter de aprendizagem maioritariamente em contexto real.