Hoje o GEISP também esteve presente no Global Mediation Rio. Evento que visa propiciar o debate sobre metodologias alternativas na resolução de conflitos, sobretudo o debate acerca da mediação de conflitos, que fortalecem o acesso à justiça e a cidadania. O tema de hoje foi o "Programa de Polícia Pacificadora e os desafios da mediação de conflitos", no qual foi abordado o processo de implementação das UPP's no Rio de Janeiro, suas críticas e elegios e o programa de mediação desenvolvido por algumas unidades. Gostaríamos de destacar um momento do debate, registrado no video a seguir, em que o Leonardo Mazzurana (Assessor da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção da SESEG-RJ) lê a pergunta que Hugo Vinicius (membro do GEISP e aluno do bacharelado em Segurança Pública da UFF) direcionou à mesa. É gratificante ouvir que os ensinamentos que temos em sala de aula, por mais inovadores e ousados no âmbito da segurança publica atual, são uma realidade necessária para consolidar a segurança pública como uma segurança do cidadão. Ficamos orgulhosos de que, de alguma forma, teremos muito a contribuir para essa necessidade.
Ontem, dia 28/05/2015, ocorreu na Câmara de Vereadores de Niterói, às 20h, uma audiência pública para tratar da implementação iminente (datada para 30/06) do Centro Integrado de Segurança Pública no município. O CISP, como muito bem explicado na audiência presidida pelo Vereador Bruno Lessa, trata-se de um equipamento. Um prédio que objetiva integralizar mais fortemente todas forças policiais atuantes no estado do RJ, onde policiais Civis, Militares e Guardas-municipais transitarão juntos, colaborando com a construção da política de segurança pública em Niterói. Lá, estavam presentes muitos membros do GEISP e também alguns membros do DARK que, naquele momento, eram a voz e os olhos de todos os estudantes de segurança pública da UFF. O vídeo que mostramos com muito orgulho a seguir, mostra a pergunta que um dos membros do GEISP e Diretor-Geral do DARK, Hugo Vinicius, dirigiu à audiência em uníssono a todos os outros membros, como nós, alunos de segurança pública, e também a bem-vinda resposta dada à ele pelo Secretário de Segurança de Niterói, Coronel Marcos Jardim com feliz participação do presidente da assembleia, Vereador Bruno Lessa.O que está no vídeo é uma vitória para TODOS os estudantes de Segurança Pública da UFF e para Niterói! Esperamos que o que ali se mostra seja concretizado e, juntos, possamos fazer a Segurança Pública que queremos, precisamos e devemos construir!
É com grande satisfação que apresentamos à toda sociedade, e principalmente aos nossos caríssimos colegas estudantes de segurança pública este documento, entregue a nós hoje e assinado pelos vereadores de Niterói Renato Carriello e Bruno Lessa. Este documento mostra o esforço por parte destes parlamentares junto a nós, GEISP, DARK e todos os estudantes para nos inserir no mercado de trabalho e proporcionar para todos nós, sociedade, uma segurança pública com mais qualidade, seriedade e competência. Obrigado, Vereadores Renato Crriello e Bruno Lessa, cabe a nós juntos pressionar para ver esta iniciativa se tornar realidade! Deixo aqui o apelo a todos os responsáveis docentes pelo curso de Segurança Pública da UFF, para que possamos trabalhar em uníssono em prol de todos nós!
"... e esta parceria com a UFF proporcionará aos estudantes do curso de bacharelado em Segurança pública a participação em situações reais de vida e de trabalho, importante na formação de profissionais especializados, capazes de interagir com o tema da segurança pública a partir do ponto de vista da sociedade."
Bom dia, nesta segunda feira 10/08, foi inaugurado, na região oceânica de Niterói, o CISP (Centro Integrado de Segurança Pública). Este centro visa integrar as ações dos órgãos de segurança pública, sejam elas a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. O CISP foi inaugurado com 400 câmeras espalhadas pela cidade de Niterói, botões de alerta em escolas, hospitais, estação das barcas e pontos considerados estratégicos que acionarão imediatamente os operadores desta ferramenta. Soma-se a isso tudo o monitoramento de fenômenos naturais por estações meteorológicas. Tudo isso tem o objetivo de dar pronta resposta às necessidades do cidadão e aumentar a elucidação dos delitos na cidade, possibilitando assim, uma maior sensação de segurança em Niterói. O GEISP marcou presença na inauguração do CISP para ver de perto o aparato de segurança que Niterói está ganhando, além de continuar uma conversa com as autoridades para abrir oportunidades aos graduandos de Segurança Pública e Social da UFF, uma vez que entendemos que o centro é uma área de grande potencial para o desenvolvimento do trabalho dos estudantes dessa área. Na foto, os membros do GEISP, o primeiro secretário do Conselho de Niterói e a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, prestigiam a inauguração.
Não existe nada melhor que ver o trabalho do seu grupo progredindo e repercutindo positivamente. O GEISP agradece à equipe do O Fluminense pela atenção e pela excelente matéria. Que o trabalho continue e novidades vêm aí. Segue o link da matéria. http://www.ofluminense.com.br/…/tecnologia-servi%C3%A7o-da-…
Caros amigos e colegas,
Antes de tudo, peço que vejam o vídeo que sintetiza nossa luta. Nele há a fala do GEISP quer deve representar todos nós. O GEISP foi, algumas semanas atrás, aceito para concorrer a uma cadeira no Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro - CONSPERJ. Isto, por si só, já seria uma grande conquista para nós enquanto grupo, pois foi e é a primeira vez que o GEISP foi reconhecido enquanto entidade civil. Esta aprovação se deu mediante apresentação de relatório de atividades do grupo em que foi analisada nossa atuação e relevância na sociedade. Isto significa dizer que a Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro avaliou nosso trabalho e considerou pertinente a nossa candidatura. Ótimo, se tivesse parado por aí. Não parou. Finalmente ontem foi o dia da eleição para os novos conselheiros de segurança do estado. Depois de muito diálogo com os movimentos civis e governamentais, conseguimos ser eleitos e o GEISP ocupa agora uma cadeira no CONSPERJ. Estamos incrivelmente honrados e felizes, mas desta vez, não enquanto grupo, mas enquanto ALUNOS DO CURSO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA UFF. Sim, amigos, esta é a primeira vez que um grupo formado por nós terá voz dentro de um organismo normativo dentro das políticas de segurança pública no Rio de Janeiro. Pela primeira vez teremos o poder e dar a nossa contribuição oficial para os debates que moldam a segurança no nosso estado. O GEISP lá significa o aluno de segurança pública podendo mostrar a que veio, como pensa e enxerga as questões da nossa área e, assim, mostrando a nossa competência enquanto profissionais da segurança pública. Esta conquista é do curso, senhores! Todos os que votaram no GEISP, votaram porque acreditaram que o curso de segurança pública tem muito a contribuir, e tem mesmo! Nós temos! Portanto, é com muita alegria que fazemos este grandioso comunicado, e fica aqui nosso compromisso com o curso de segurança pública, com os alunos e com você que se preocupa com a nossa segurança nas ruas diariamente. Queremos fazer desta voz o mais alta possível, e para isso precisamos que estejam conosco. Alunos, não desistam de acreditar na nossa formação e contem conosco para o que precisarem. Lembrando que as reuniões do CONSPERJ são abertas e todos podem e devem participar. A segurança pública não vai se fazer sozinha, na verdade, se não nos interessarmos por ela, ela ainda vai ser feita, mas também sem se interessar por nós!
Seguidores, amigos e todos aqueles que se dedicam a pensar e fazer uma segurança pública melhor para todos nós, Queremos, através deste convite, convidar a TODOS vocês que acompanham nosso trabalho a estar conosco na cerimônia de entrega da Moção de Aplausos que receberemos, junto do CCS, em honra aos esforços empreendidos por nós em prol de uma Niterói mais segura e com mais qualidade de vida para cada cidadão. Venham dividir conosco esta grande honra e este grande momento para nós e todos os alunos de Segurança Pública da UFF! Contamos com sua presença na Câmara Municipal de Niterói na segunda-feira, dia 18 de abril às 18:30 para celebrar conosco e mostrar em peso a força daqueles que não se contentam em viver uma vida intranquila, mas que pensam e agem para construir um amanhã melhor a cada dia que se apresenta.
Vamos juntos, amigos!
Boa noite a todos aqueles que nos acompanham e se preocupam com uma segurança digna para todos nós! Como muitos de vocês talvez já saibam, o Grupo de Estudos de Inovação em Segurança Pública teve a grande honra de receber uma moção de aplausos e congratulações proposta pela Comissão de Segurança Pública e Controle Urbano da Câmara Municipal de Niterói. O caro amigo Vereador Daniel Marques nos brindou com este reconhecimento que nos encheu de orgulho e reconhecimento pelo nosso trabalho. A Moção foi-nos dada em razão do nosso trabalho na promoção de uma política de segurança pública melhor para Niterói e no estado do Rio. O Geisp muito se felicita de ter sido merecedor deste reconhecimento por parte do corpo legislativo de Niterói, nossa casa, e mais ainda por ter podido compartilhar este momento com nosso longevo amigo, o presidente do CCS Niterói Moacyr Chagas de Souza, que também foi alvo de homenagens na cerimônia da noite desta segunda-feira. Preciso, porém, destacar a célebre presença da Professora Elizabete Albernaz, orientadora de muitos de nós e professora do nosso Departamento de Segurança Pública ; também a participação das diversas autoridades do campo da segurança Pública regional, como os delegados da circunscrição de Niterói, o comandante do 12ºBMP e, sobretudo, alguns dos nossos colegas do curso de segurança Pública da UFF. Esta vitória é nossa antes de ser de qualquer um de nós individualmente!antes de ser do prórprio Geisp. Esta é uma vitória notável na nossa árdua caminhada por legitimidade, reconhecimento e mercado de trabalho. Sigam conosco, e que cada dia como este seja a certeza de que por mais longo que seja o caminho, ele ainda é o certo a se trilhar!