Entendendo a política
Política é um assunto complicado e nós sabemos bem disso. Pensar nas tramoias e conluios que ocorrem por trás dos panos pode dar dor de cabeça para qualquer um. Por isso a Gazilha preparou um pequeno guia 72% eficiente de como funciona a política na ilha, já que as eleições se aproximam e não podemos deixar de entender desse assunto tão pertinente na vida de todo cidadão ilhense.
Primeiramente, vamos falar dos 4 poderes que regem à ilha:
Poder Legislador: é o criador de leis ou o que as fiscaliza. Não conseguimos apurar muito bem ainda, o Rogério não respondeu nossa mensagem e a gente não tem nenhuma constituição oficial. Mas é basicamente o nosso protetor oficial da ilha, que está sempre implantando as regras necessárias pra manter o bem estar de todos.
Poder Exediciário: é a mistura do prefeito com o juiz. O prefeito melhora o que pode dentro dos conformes e o juiz geralmente é um amigo dele, ajudando-o a julgar quem faz coisa errada. Mas o juiz é gente como a gente e costuma julgar a favor do povo, pois conhece a classe trabalhadora.
Poder Judicitivo: são os juízes que não são amigos do prefeito eleito. Esses juízes julgam causas menores que, pelo que a gente entendeu, o prefeito não se importa muito. Eles são eleitos trimensalmente por meio de Par ou Ímpar Americano. Toda partida é final e não há recontagem em qualquer ocasião.
Poder do Lazer: o único que importa, na nossa opinião. Dedicado ao lazer e conforto do povo, essa pessoa chamada de Monarca da Festa é a responsável pelas festas, pela baderna e pela alegria geral. Todos sabemos que não é possível ter dúvidas sem um pouco de alegria e gritaria para balancear os períodos de introspecção. O próximo Monarca da Festa é sempre escolhido por aquele que está deixando o posto e geralmente são aqueles com mais energia e incertezas dentro de si.
Pois agora ficou fácil né? Você entendeu que política não é tão difícil quanto parece! Está pronto pras eleições agora? Lembre de analisar bem o perfil dos candidatos antes de tomar uma decisão!