Entrevistas

OBJETIVO


Permitir que o entrevistado compartilhe informações relevantes a respeito da sua experiência. É o momento de ouvir o que o usuário tem a dizer e se aprofundar em seu universo para a compreensão do seu comportamento, dificuldades, anseios e desejos. Além dos usuários, especialistas também podem contribuir com informações mais objetivas e técnicas.


PASSO A PASSO


1. Depois de selecionar os usuários que serão entrevistados, defina a forma de entrevista: questionário online, visita a campo, entrevista por telefone, etc. A definição do número de entrevistados varia de acordo com o escopo do projeto, o tempo de pesquisa e o tamanho da equipe. Não esqueça do tempo de processamento das informações.


2. Prepare-se para esta conversa fazendo um roteiro de perguntas relevantes para o objetivo da pesquisa. Converse com a equipe sobre quais temas serão abordados. Como essas pessoas podem ajudar no entendimento do desafio do projeto? O que queremos saber delas? Quais os pontos que vamos aprofundar? Com os temas definidos, formule perguntas abertas como “Conte-me sobre uma experiência…”; “Qual a maior dificuldade para…”. Encoraje causos e busque extremos, “Qual foi a melhor vez que...? E a pior?” Evite perguntas de sim ou não, e tenha muita atenção com perguntas tendenciosas.


3. Com a lista de perguntas, organize uma estrutura que ajude o pesquisador a conduzir a entrevista. Uma técnica é criar cartões com os temas, algo que o entrevistado possa visualizar. Isso pode quebrar a formalidade, deixando a pessoa mais confortável. Uma pequena atividade pode ser útil, para deixar o entrevistado mais relaxado ou abordar assuntos específicos. O formato desta atividade é livre e definido de acordo com o objetivo da pesquisa.


4. Com a lista de perguntas, os pesquisadores podem iniciar a entrevista conforme acordado. Se for uma visita a campo, é importante definir quem irá conduzir a entrevista e quem irá anotar os insights, controlar o tempo e registrar com foto/video. Pense nesta entrevista como uma conversa informal, é importante criar vínculos e tornar o ambiente mais agradável possível, uma conversinha antes de começar pode ajudar.


5. Para começar, diga quem são vocês, sobre o que é a pesquisa e avise se houver a gravação do áudio e fotos. A princípio faça perguntas fáceis de responder. Não se preocupe com o ordem das perguntas, sinta o momento certo. Se necessário volte em algumas questões e aprofunde. Mantenha a fluidez da conversa e aproveite os ganchos. Deixe a pessoa falar, contar histórias, mas também direcione para os pontos que devem ser explorados. Atenção para não conduzir respostas.


6. Ao final da entrevista, acentue a importância da participação da pessoa e se disponibilize para qualquer dúvida. Usualmente os participantes ganham uma recompensa ao final da entrevista, uma lembrancinha, um vale ou algum serviço.


7. Logo que saírem, aproveite que está tudo fresco na memória e reserve um tempo para conversar sobre a entrevista, compartilhar a impressão de cada um e separar os principais insights no mural do projeto em Post-its™ e fotos. Pode-se usar planilhas também. Processar em partes fará toda a diferença na hora de compilar e analisar todas as entrevistas.