O curso de Jornalismo da Unipampa completou 16 anos de atividades em 2022, juntamente com o aniversário do campus da Unipampa em São Borja, sendo este um dos primeiros cursos a operar na Universidade. Com a data simbólica veio também um novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) que, além de contemplar as atividades obrigatórias de extensão, ampliou a carga horária do curso para 3.200 horas e alterou a matriz curricular de forma a torná-la mais sintonizada com as novas demandas do Jornalismo.

O curso, bem como a i4 Plataforma de Notícias, têm sua matriz curricular aprovada em 2014 e atualmente não adota mais nomenclaturas como a de “jornalismo impresso”, visto que, a atividade jornalística ocorre tanto nas plataformas impressas quanto digitais. Por isso, os componentes ganharam nomenclaturas como “Produção de Jornal” e “Produção de Revista”, independentemente da forma como ocorre a veiculação.

O Jornalismo na Unipampa é inovador e conta com um amplo time de professores que exploram as possibilidades para trazer o que tem de novo no campo para os alunos. Uma das novidades do novo PPC é a oferta de componentes como “Produção de Jornalismo em Áudio” e “Produção Audiovisual Jornalística”, em substituição a Radiojornalismo e Telejornalismo, tendo em vista as novas demandas comunicacionais, como a produção de Podcasts e vídeos para plataformas diversas, como o Youtube.

A nova matriz curricular também ganhou componentes como “Redes Sociais”, “Produção editorial para Mídias Sociais”, “Gestão e Curadoria de Informações”, “Jornalismo Móvel” e “Laboratório de Jornalismo Convergente”. A disciplina de “Jornalismo de Dados”, por sua vez, passou a ser obrigatória e foi criada a disciplina optativa de “Comunicação e Indústria Criativa”, que objetiva aproximar os alunos formandos do curso com o mestrado de mesmo nome, oferecido pela Unipampa.

Na área da linguagem, com o objetivo de aperfeiçoar a produção textual dos alunos, além dos componentes de “Apuração e Redação Jornalística”, o curso também terá as disciplinas de “Teorias do Discurso” e “Produção de Narrativas Digitais”. A disciplina de Fotojornalismo, por sua vez, passa a se chamar “Narrativas Fotojornalísticas”, também com a finalidade de ampliar o escopo da produção fotográfica no curso.

“Com essas mudanças, o curso de Jornalismo da Unipampa passa a oferecer uma matriz muito contemporânea que o coloca na vanguarda dos cursos de comunicação no país”, destaca o coordenador, professor Leandro Ramires Comassetto. Ele também enfatiza que além das alterações descritas, haverá a continuidade de disciplinas como “Empreendedorismo em Comunicação”, “Produção Multiplataforma em Jornalismo” e “Estágio Supervisionado em Jornalismo”, que proporcionam uma maior aproximação do aluno com o mercado de trabalho.


As informações sobre o PPC são da Comissão do curso de Jornalismo da Unipampa e podem ser acessadas através do link.