2ª Mostra i4 Documenta (2023)

"Igreja Matriz - dos jesuítas ao contemporâneo"

Igreja Matriz.mp4

O documentário "Igreja Matriz - dos jesuítas ao contemporâneo" apresenta a história da Igreja Matriz da cidade de São Borja, a primeira dos Sete Povos da Missões, por meio de fotografias antigas e entrevistas com um professor historiador e o atual pároco responsável pela Igreja São Francisco de Borja. A história percorre os anos desde o período jesuítico até os dias atuais e traz também relatos sobre as mudanças e reformas pelas quais o local passou, além de palavras sobre a fé da população local.

O documentário é uma produção das alunas Jéssica Ávila e Juliana Alves para o componente de Telejornalismo III do curso de Jornalismo e foi orientado pela professora Sara Feitosa. 

“Folha de São Borja: 53 anos de jornalismo local”

Folha de São Borja.mp4

O documentário “Folha de São Borja: 53 anos de jornalismo local” aborda a história do jornal local através da perspectiva de três personagens que fazem parte da trajetória de um dos únicos jornais da cidade.

O documentário é uma produção dos alunos Gabriel maia e Renata Carvalho para o componente de Telejornalismo III do curso de Jornalismo e foi orientado pela professora Sara Feitosa. 

"E quando bate a saudade?"

E quando bate a saudade.mp4

 O documentário "E quando bate a saudade?" é finalista do Expocom 2023 e aborda a questão da saudade de casa e a trajetória de discentes que saem de um estado para outro e precisam recomeçar, deixando para trás familiares e amigos. O curta conta com entrevistados de fora do estado e é dividido em três momentos: o primeiro, quando o espectador é surpreendido pela emoção dos personagens e os dois seguintes quando se revela ao público as narrativas até então suprimidas pela produção.

O documentário é uma produção dos alunos Leandro Oliveira, Nathielly Paz e Paloma Luara para o componente de Telejornalismo III do curso de Jornalismo e foi orientado pela professora Sara Feitosa. 

"Feminicídio: um crime de gênero e ódio"

Feminicídio.mp4

O documentário "Feminicídio: um crime de gênero e ódio" aborda a violência contra a mulher, que é uma das grandes questões a serem enfrentadas atualmente na sociedade. O documentário fala sobre o crime de feminicídio, que apenas recentemente passou a ser classificado e traz depoimentos de especialistas em gênero e direito, além de uma psicóloga para falar sobre o contexto e os elementos que envolvem a violência contra a mulher.

O documentário foi produzido pelos alunos Cassiano Battisti, Danilo Henrique Perez, Giovanna Vitória, Mariana Diel e Micael Olegário para o componente de Telejornalismo III do curso de Jornalismo e foi orientado pela professora Sara Feitosa.

"Corpos políticos: Mulheres trans na política brasileira"

Corpos políticos.mp4

O documentário "Corpos políticos: Mulheres trans na política brasileira" aborda a violência política enfrentada por duas vereadoras trans no exercício de suas funções, a sua trajetória na política e suas conquistas enquanto personalidades representativas do movimento LGBTQIA+ na cena política. Lins Robalo, vereadora de São Borja (RS) e Benny Briolly, vereadora da Niterói (RJ) são entrevistadas para falar sobre a sua trajetória de luta e resistência enquanto mulheres transexuais na política brasileira.

O documentário foi produzido pelos discentes Andressa Almeida, Anthony Teixeira, Caroline Ledesma, Rafael Costa e Rayssa Mambach em 2021.

Oficina de documentário com o celular nas escolas (2022)

"Documentário"

Documentário.mp4

O Projeto de Extensão i4 Documenta apresenta o material desenvolvido durante as oficinas de documentário com o celular oferecidas nas escolas de São Borja em 2022. Com o objetivo de ser uma produção metalinguística, este documentário explica o que é e como fazer um documentário em linguagem simples e didática a partir da teoria básica sobre o gênero ensinada nas oficinas. O "Documentário" também conta com cenas de produções desenvolvidas pelos estudantes das escolas Tricentenário, CESB e Olavo Bilac, que sediaram a atividade em sua primeira edição.

1ª Mostra i4 Documenta (2022)

"Estiagem: o clima em crise"

O documentário "Estiagem: o clima em crise" mostra a situação climática enfrentada pelo município de São Borja no verão de 2022 em decorrência do fenômeno “La Niña”, que atingiu todo estado. O município é um dos maiores produtores de arroz do Rio Grande do Sul, e esse ano, o estado sofreu a maior temporada de seca dos últimos 70 anos. Além dos danos às safras agrícolas, o município de São Borja, assim como Santo Tomé, cidade argentina na fronteira, enfrentaram nas últimas semanas de fevereiro, quilômetros de queimada.

O documentário foi produzido pelos discentes Victor Eduardo Ribeiro, Tuãne Araújo, Julianny Cardoso e Manuel Neto Marques em 2022.

“Nem morto eles queriam deixar Dr. Jango voltar”

O documentário produzido no curso de jornalismo da Unipampa, tem como foco a dificuldade imposta pelo Regime Militar na realização do funeral do ex-presidente João Goulart. A produção conta com o depoimento de familiares e amigos de Jango, bem como, informações advindas de uma pesquisa feita sobre os conturbados anos que antecederam o golpe de 1964. “Nem morto eles queriam deixar Dr. Jango voltar” foi produzido pelos discentes Carlos Catelan, Hêndrica Carvalho e Jonathan Karter, sob orientação da professora Sara Feitosa.

“‘Caríssimos…’ Minha irmã, minha colega e minha professora”

O documentário “‘Caríssimos…’ Minha irmã, minha colega e minha professora” conta a história da professora do curso de Jornalismo da Unipampa, Mara Regina Rodrigues Ribeiro (1969-2018), que marcou a vida de todos que a conheceram.

A produção contou com três entrevistados que foram próximos à ela ao longo de sua vida e trajetória na Universidade Federal do Pampa. O documentário foi produzido pelos discentes Danilo Pereira Xavier, Jéssica de Oliveira Marian e Luís Paulo Müller Schmitt, sob orientação da professora Sara Feitosa.

O Tesouro dos Imigrantes

São Borja é um município com inúmeras peculiaridades. Uma delas é a existência de imigrantes vindos de outros países, mas que hoje se consideram são-borjenses. Essa realidade reflete os dados do Portal de Imigração Laboral, onde consta que o Rio Grande do Sul é o 4º estado brasileiro que mais autoriza a residência de estrangeiros no Brasil. 

O documentário “O Tesouro dos Imigrantes ” retrata a realidade de três imigrantes vindos para a cidade, além de contar quais são as experiências de vida dessas pessoas e como é a relação delas com o país de origem. São relatos sobre dificuldades e realizações que marcaram a vinda desses imigrantes para o Brasil, especialmente para o município. 

Esse documentário marca o início do i4 documenta, que irá trazer documentários sobre assuntos e realidades que envolvem o município de São Borja. “O Tesouro dos Imigrantes em São Borja” foi produzido no ano de 2019 pelas alunas Anna Furlanetto, Barbara Cristina, Érika Dal’Carobo e Érika Rebés do curso de jornalismo da Unipampa. A orientação é da professora Sara Feitosa e da mestranda Larissa Burchard.