O Grupo de Pesquisa em História das Crenças e Ideias Religiosas foi formado em 2012, sob coordenação da profa. Dra. Vanda Fortuna Serafim (DHI/PPH/UEM). Vinculado ao CNPq, atua na área de Ciências Humanas com ênfase em História, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), na educação superior, bem como em outras atividades profissionais, científicas e técnicas. Contempla três linhas de pesquisas: Religiões mediúnicas e afro-brasileiras, Crenças e ideias religiosas e Religiosidades, culturas e narrativas.
As linhas de pesquisas e seus objetivos:
1)- Crenças e ideias religiosas
Objetivo: Parte da "antropologia do crer" criada por Michel de Certeau para o estudo das práticas e enunciações, utilizando: I) abordar uma narrativa científica como uma interpretação da realidade social; II) realizar estudos sobre como táticas e adotadas por diferentes grupos no processo de interpretação da realidade e construção de narrativas buscando criar uma identidade social; III) estudar como crenças e discursos norteiam como construções históricas e culturais.
2)- Religiões mediúnicas e afro-brasileiras
Objetivo: Desenvolver pesquisa e constituir referencial teórico para o estudo das religiões mediúnicas e afro-brasileiras em suas mais diversas práticas históricas.
3)- Religiosidades, culturas e narrativas
Objetivo: Analisar como vivências religiosas no meio das práticas de apropriação, ressignificação, representação e visões do mundo por meio dos seguintes enfoques: I). as manifestações religiosas no Paraná; II). como narrativas mitológicas contemporâneas, III). Práticas, culturas e narrativas contemporâneas.