O jornal surge em 59 a.C. com o intuito de informar o público alvo acontecimentos importantes socialmente e politicamente e também divulgava eventos, mas até então ele era produzido em grande placas brancas, pois a prensa só surgiu em 1447 e chega ao Brasil apenas em 1821.
Meio de comunicação de massa impresso.
Publica periodicamente notícias e opiniões que abrangem os mais diversos tema de interesse social.
Possui imagens junto a notícia e reportagem.
Varia no número de páginas, dependendo das notícias, publicidade e opiniões.
É dividido em seções, como a de esportes, entretenimento, publicidade e sobre o crime.
A primeira folha contém sempre as notícias de destaque do jornal em geral.
É universal, pois em qualquer lugar no mundo, o jornal possui as mesmas características.
Possui linguagem própria (gênero jornalístico).
Por ser uma tecnologia antigo, ela guarda consigo as características de uma sociedade como a cultura, os costumes entre outros.
É um meio de comunicação para manter a população local informada do que acontece na região e no mundo.
Mais acessível que outros meios de comunicação.
A falta de acesso ao nas escolas, pois esse material, na maioria das vezes, a escola não fornece, então ou é o professor que fornece ou o aluno.
A preferência por outro materiais, porque o jornal atualmente é considerado como ultrapassado, então são pouco utilizados.
O trabalho da autora Amelia Hanze, com o título “O uso do jornal na sala de aula” reforça a ideia de que o jornal é de grande qualidade para o uso como material didático, pois ele une o estímulo a leitura com o acesso a realidade social, incentivando os alunos não só a pensarem criticamente desde cedo, mas também a filtrar as notícias lidas, deixando-o aberto e livre para qualquer questionamento, preparando-o tanto socialmente, quanto academicamente.
Contudo, uma pesquisa de 1995 do Programa Folha Educação, com o título "Uma proposta de leitura de jornal em sala de aula”, mostrou que, mesmo essa leitura em sala de aula sendo uma prática de séculos atrás, naquele período as crianças achavam esse material chato e os jovens achavam difícil de ler. E vemos que essa ainda é uma realidade muito presente no nosso meio e modificar isso é um grande desafio para os professores.
O jornal é interdisciplinar, pois se adapta em muitas matérias (desde materiais recicláveis à uma incrível aula de história), por isso é importante ressaltar que o seu uso traz diversos benefícios para a formação em meio acadêmico e para a construção do conhecimento.
The Post: A Guerra secreta
Sinopse: Em 1971, os editores Katharine Graham e Ben Bradlee do Washington Post arriscam suas carreiras e liberdade para expor segredos governamentais que abrangem três décadas e quatro presidentes dos Estados Unidos.
Data de lançamento: 2017
25 de janeiro de 2018 (Brasil)
Indicações: Oscar de Melhor Atriz, Oscar de Melhor Filme e mais 18 indicações.
Prêmios: Prêmio Paul Selvin, National Board of Review de Melhor Filme
Roteiro: Liz Hannah, Josh Singer
ANHUSSI, Elaine Cristina. O USO DO JORNAL EM SALA DE AULA: SUA IMPORTÂNCIA E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/92284
XAVIER, Cintia; PONTES, Felipe Simão. As características dos jornais como poder cultural: releituras da teoria do jornalismo proposta por Otto Groth. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun., São Paulo , v. 42, n. 2, p. 35-48, Aug. 2019.
Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-5844201922
SILVA, Déssica Rocha da.et al. O livro didático de história no ensino fundamental.
Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/setepe/trabalhos/Modalidade_1datahora_30_09_2014_17_06_43_idinscrito_710_f78f71b05af4d135856af4851cba6aa8.pdf