"[...] ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.” (MARCUSCHI, L. A. 2001)
O Hipertexto é definido como um conjunto de textos disponíveis em um ciberespaço de cunho interativo, possibilitando ao leitor a escolha de leitura que, não limita-se a uma ordem lógica/cronológica programada de ideias ou linha de raciocínio. Em tese, são diversos textos que interconectam-se e se direcionam a uma ideia principal, através do estimulo de busca livre.
Usa-se como ferramenta de navegação entre os textos, os Hiperlinks, que definidos como ligações (também denominados de endereços). Dispõem-se no World Wide Web (popularmente conhecido como pagina da internet) com o intuito de proporcionar interação entre o leitor e o texto. Estes endereços direcionam o leitor a novas paginas que podem ser fragmentos do texto principal ou novos textos.
1. Não linearidade: A ordem de leitura do texto é não-linear, ou seja, que não segue uma estrutura predefinida de leitura. Os textos são disponíveis em forma de hiperlinks ou títulos, de forma que não comprometa o eixo coesivo do conteúdo. Este tipo de texto exige que o leitor faça escolhas e também que determine o percurso que irá seguir.
2. Interatividade: É possível interromper uma sequencia de informações do texto e depois retomá-las em tempo real, sem comprometer seu sentido global, através de uma projeção visual dos vários enlaces e inter-relações entre os textos presentes.
3. Pluritextualidade: Podem estar presentes no texto diferentes veículos de comunicação textual, como: efeitos sonoros, tabelas e ícones, facilitando a projeção da ideia central do texto, o que consequentemente facilitará ao leitor o processamento da leitura, através da percepção.
4. Intertextualidade: Devido a grande quantidade de textos que um hipertexto pode englobar, surge a necessidade de uma ferramenta de navegação e direcionamento entre os textos, popularmente conhecida como Link (hiperlink). Estes são definidos pelo programador/autor do hipertexto por meio de uma palavra que direciona o autor para cada novo texto ou de códigos (https).