Grupo de Pesquisa em Ensino de Química

ATENÇÃO !!!!!

Inscrições prorrogadas até 

dia 31 de Agosto.



EDITAL CONJUNTO GPEQ - DIREC/DIRGE Nº 01/2023 

SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA DESAFIOS ATUAIS

 

O Grupo de Pesquisa em Ensino de Química (GPEQ), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão-PR, em conjunto com a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) e Direção-Geral do campus (DIRGE), torna público, que estão abertas, no período de 17/05/2023 a 31/08/2023, as inscrições para as competições “SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA DESAFIOS ATUAIS”.

2.1. Poderão se inscrever, até o dia 31/08/2023, equipes formadas por até quatro estudantes matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental regular ou Educação de Jovens e Adultos - EJA (nível 1), no Ensino Médio regular, EJA ou em cursos técnicos (nível 2) de instituições de ensino localizadas em cidades de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão (Anexo 1) e estudantes de Ensino Superior (nível 3). 

2.1.1. Opcionalmente, as equipes inscritas poderão ser orientadas por um professor da instituição de ensino na qual os estudantes estão matriculados. Neste caso, o nome do professor deve ser indicado no momento da inscrição.

2.1.2. É vedada a participação de parentes dos líderes do GPEQ e dos integrantes da comissão avaliadora e de estudantes (bolsistas ou voluntários) que participam do GPEQ.

2.2. O formulário de inscrição (disponível em https://encurtador.com.br/ginEK, Anexo 6) devidamente preenchido deverá ser enviado para o e-mail utfpr.gpeq@gmail.com. Cada inscrição dá direito a participação em uma competição. Uma pessoa pode participar de mais de uma competição, no entanto, não pode estar inscrita em duas ou mais equipes em uma mesma competição.

 

3.1. Poderão participar da competição equipes que atendam aos itens 2.1 e 2.2, e que:

3.1.1. Enviem para o e-mail utfpr.gpeq@gmail.com, até o dia 25/09/2023 os seguintes produtos: (i) um vídeo, com duração mínima de dois minutos e máxima de cinco minutos, que deve explorar as etapas do desenvolvimento do produtos/protótipos e os testes indicados nos anexos 2, 3, 4 e 5; (ii) um artigo (Modelo disponível em https://encurtador.com.br/bDFOT) que explore os conhecimentos científicos relacionados à cada solução criativa, descritos nos anexos 2, 3, 4 e 5. Juntamente com o artigo e o vídeo, a equipe deve enviar, devidamente preenchido o “Termo de autorização de uso de imagem, voz e dados digitais e respectiva cessão de direitos” (Disponível em https://encurtador.com.br/zLR57) (Anexo 7);

3.1.2. Pelo menos um integrante da equipe deverá apresentar, no dia 05/10/2023, a solução criativa (por meio da exposição do produto/protótipo) presencialmente na Empreende Week. Nesse momento, os produtos/protótipos serão avaliados por dois integrantes da comissão avaliadora da competição.

3.3. O descumprimento de qualquer um dos itens descritos nesta seção resultará na desclassificação da equipe inscrita na competição. 

 

Cada uma das competições (soluções criativas para despoluição da água; soluções criativas para o desenvolvimento de baterias alternativas; soluções criativas para reciclagem do óleo de cozinha residual; e soluções criativas para desenvolvimento de bioplásticos) será avaliada pelos critérios estabelecidos e descritos nos anexos 2, 3, 4 e 5.

Para a obtenção da nota final da solução criativa apresentada será levado em consideração: (i) a avaliação do produto/protótipo (nota de 0,0 a 2,5); (ii) o vídeo produzido (nota de 0,0 a 2,5) e; (iii) o artigo produzido (nota de 0,0 a 2,5); (iv) apresentação do produto/protótipo durante a Empreende Week (nota de 0,0 a 2,5). Os itens i, ii e iii serão avaliados, anteriormente, à realização da Empreende Week, com base nos registros apresentados no vídeo e artigo enviado pela equipe participante da competição. O item iv será avaliado no dia 05/10/2023, durante a realização da Empreende Week.

 

5.1. O julgamento será realizado por uma comissão formada por professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Campo Mourão e, eventualmente, de outras instituições de ensino superior. 

5.2. Para a obtenção da nota final da equipe será levado em consideração: (i) a avaliação do protótipo/produto (nota de 0,0 a 2,5); (ii) o vídeo produzido (nota de 0,0 a 2,5); (iii) o artigo produzido (nota de 0,0 a 2,5) e; (iv) apresentação do produto/protótipo durante a Empreende Week (nota de 0,0 a 2,5).

5.3. O resultado final será divulgado, após o término de todas as avaliações, no dia 05/10/2023, durante Empreende Week. 

5.4. As premiações (declarações, medalhas e premiações especiais) serão realizadas no dia 05/10/2023.  

5.5. Não caberá aos participantes, recurso sobre o julgamento da comissão.  

 

6.1. Declaração para todos os estudantes que participarem, de forma adequada, da presente competição.  

6.2. Declaração, com indicação de classificação, aos três grupos melhores classificados, considerando os quatro desafios e os três níveis que compõem a presente competição. 

6.3. Medalhas de ouro (primeiro lugar), prata (segundo lugar) e bronze (terceiro lugar) para os estudantes integrantes das equipes com as três maiores notas, considerando os quatro desafios e os três níveis que compõem a presente competição. 

6.4.  Premiação especial (a ser divulgada) para as equipes que apresentarem as melhores soluções criativas para os quatro desafios que compõem a presente competição (apenas para o primeiro lugar de cada nível de participação).

 

17/05/2023 

 

Publicação do edital “Soluções Criativas para Desafios Atuais”

 https://sites.google.com/view/gpeq   

 https://portal.utfpr.edu.br/editais/relacoes-empresariais-e-comunitarias/campomourao


17/05 a 31/08/2023 

Inscrição das equipes 

Formulário disponível em https://encurtador.com.br/ginEK (Anexo 6).


Até 25/09/2023 

Pesquisa e desenvolvimento da solução criativa, elaboração do vídeo, artigo é produto/protótipo

A critério das equipes inscritas na competição.


Até 25/09/2023 

Entrega do vídeo e artigo produzidos

Os arquivos devem ser enviados para o e-mail utfpr.gpeq@gmail.com. 


25/09 a 03/10/2023 

Avaliação do vídeo, artigo e do produto/protótipo

A ser realizada pela comissão avaliadora da competição.


05/10/2023

Apresentação e avaliação dos produtos/protótipos relacionados aos desafios

Pelo menos um integrante da equipe deverá apresentar a solução criativa (por meio da exposição do produto/protótipo) presencialmente na Empreende Week. A atividade será desenvolvida no período da tarde. Os produtos/protótipos serão avaliados por dois integrantes da comissão avaliadora da competição.


05/10/2023

Divulgação do resultado final 

Presencialmente, no final da tarde, na Empreende Week.


05/10/2023 

Premiação

Serão entregues declarações, medalhas, troféus e premiação especial às equipes que apresentarem as melhores soluções criativas aos desafios que compõem a presente competição.

 

Todas as informações complementares e pertinentes a essa competição serão postadas no site do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química, acessível em https://sites.google.com/view/gpeq.   

 

8.1. O Grupo de Pesquisa em Ensino de Química não se responsabilizará por acidentes que venham a ocorrer durante as pesquisas para esse desafio (indicamos o uso de equipamentos de proteção individual, assim como orientação de um professor da área de Ciências).

8.2. As equipes participantes estão cientes de que os produtos apresentados/gerados durante esta competição (vídeos, artigos, registros fotográficos realizados durante as apresentações e premiações) podem ser utilizados pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Química para pesquisas que resultarão em publicações científicas (trabalhos em eventos, capítulos de livros e/ou artigos em periódicos).

8.3. Casos omissos poderão ser deliberados pela comissão avaliadora ou pelos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química.  

 

Qualquer esclarecimento e mais informações sobre a competição consultar os professores Rafaelle Bonzanini Romero ou Adriano Lopes Romero, coordenadores do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química, UTFPR – campus Campo Mourão, por meio de correio eletrônico: utfpr.gpeq@gmail.com. 

 

Profa. Rafaelle Bonzanini Romero 

Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química 

UTFPR - campus Campo Mourão 

 

Prof. Adriano Lopes Romero 

Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química 

UTFPR - campus Campo Mourão

Edital Completo

Formulário de inscrição (Anexo 6) 

 “Termo de autorização de uso de imagem, voz e dados digitais e respectiva cessão de direitos” (Anexo 7)

 Modelo do artigo

Curta-metragem Escola de Magia

A peça teatral “Escola de Magia”, que mescla fatos históricos e ficcionais, foi elaborada com o propósito de fazer com que o público reflita sobre as reações químicas que, independentemente de serem pensadas no contexto da ciência, a humanidade passou a controlar, reproduzir e, até mesmo, aperfeiçoar. Por meio do uso de narração encenada, a peça teatral busca retratar três diferentes períodos históricos. Os dois primeiros se passam na Europa, nos séculos IV e XV, e buscam retratar a prática da bruxaria e da alquimia. O terceiro período é o nosso tempo histórico, no qual os fenômenos naturais são entendidos com base em modelos desenvolvidos no contexto da ciência. Na trama da peça, Salem Flamel, um professor de Química do Ensino Médio, descendente direto do alquimista Nicolau Flamel, irá ajudar sua aluna, Sofia, a reviver o conhecimento alquímico, que há séculos foi protegido por meio de símbolos. Essa peça foi recentemente gravada e transformada em um curta-metragem, que está disponível no YouTube: https://youtu.be/6gFnRJ7MCtY

Conferencia - Universidad Pedagogica Nacional (Colômbia)

Data: 11/06/2021, 13h (horário no Brasil)

Aspectos históricos do sistema periódico presentes em diferentes gêneros textuais.

Resumo: O sistema periódico é um conhecimento estruturante da Química e trabalhar fragmentos de sua história traz contribuições importantes para a disciplina escolar Química. Nessa conferência focaremos nossa atenção para os aspectos históricos desse constructo científico presentes em diferentes gêneros textuais, tais como livros (de história da Química, de divulgação científica, didáticos), textos de divulgação científica (para público especializado e não especializado) e artigos científicos.

Prof. Dr. Adriano Lopes Romero

https://youtu.be/xQfHg1MVqCQ

Desvelando o (uso do) discurso científico em nosso cotidiano

Trata-se de um projeto de extensão que tem como objetivo desvelar o (uso do) discurso científico, em nosso cotidiano, utilizado para o convencimento de diferentes públicos-alvo. Os objetivos primários propostos são produzir textos de divulgação científica, voltados ao público não especializado, a partir da avaliação de: (i) publicidades produzidas com o intuito de aumentar a venda de produtos comercializados pelas Indústrias de Alimentos e de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos; (ii) notícias disseminadas, principalmente, em redes sociais, que podem gerar um desserviço à sociedade, que possuem em comum o uso de termos e conceitos científicos para o convencimento do público-alvo. Os objetivos secundários são: (i) promover oficinas temáticas para estudantes da Educação Básica; (ii) promover ações que contribuam para o desenvolvimento profissional de docentes atuantes em instituições de ensino jurisdicionadas ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Os objetivos terciários são: (i) contribuir para a curricularização da extensão de diferentes cursos de graduação ofertados pelo câmpus Campo Mourão; (ii) contribuir para a formação de estudantes de graduação quanto ao desenvolvimento de saberes relacionados a produção de diferentes gêneros textuais e inserção dos mesmos na área de divulgação da ciência.

Textos de divulgação científica publicados no Jornal Gazeta Regional

"Um saco que inativa 99,9% de vírus": Essa notícia é falsa ou verdadeira? (31/05/2021)

Existem 850 mil vírus que podem causar novas pandemias (24/05/2021)

Alimentos com pH básico ajudam a prevenir e combater o coronavírus (17/05/2021)

Inalação com bicarbonato de sódio e água oxigenada para prevenir e combater o coronavírus (12/05/2021)

Resultado do Desafio do Melhor Sabão Caseiro

Participaram do edital duas instituições de ensino, cada uma com uma equipe concorrente: 

Pelo CEEBJA Emanuel, localizado em Campina da Lagoa, participaram os estudantes Ilson Eidam, Isabel Eidam da Silva e Maria Izabel Barbosa Eidam sob coordenação da professora Hérica Maler Garcia Felix;

Pelo Colégio Estadual do Campo do Santo Rei, localizado na cidade de Nova Cantu, participaram os estudantes Gabriel Furtado Sabino, Karine Santos de Farias e Tais Cássia de Souza sob coordenação da professora Cláudia Siqueira de Souza.

O resultado final pode ser acessado aqui.

GPEQ é parceiro no evento II - PÁTIO DA CIÊNCIA, realizado no período de 27 a 29/10/2020, pelo Colégio Estadual de Campo Mourão...


No dia 28/10/2020, das 15:30 – 16:30, será ofertado o minicurso "Parece mágica, mas é Ciência!"

Ministrantes: Prof. Doutorando e Mestre Adriano Lopes Romero, Licenciando David Zegolan  Marcondes

Trabalho "UTFPR e municípios unidos no enfrentamento da disseminação da pandemia COVID-19" recebeu menção honrosa durante I Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência realizado, no período de 7 a 9 de outubro, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Projeto de doação de materiais de limpeza da UTFPR, Quarto Centenário e Rancho Alegre d'Oeste é premiado em evento nacional (Site da UTFPR, 20/10/2020)

Projeto de doação de materiais de limpeza da UTFPR, que atendeu Q. Centenário e Rancho Alegre é premiado (Tribuna da Região, 19/10/2020)

Projeto de doação de materiais de limpeza da UTFPR é premiado em evento nacional (Tribuna do Interior, 17/10/2020)

Produções áudio-visuais

A Química desvendando os segredos dos Vampiros (Produzido pelo Pibid - Química em 2013)

Escola de Magia (Produzido, em 2018, pelos estudantes da disciplina Projeto Integrador: Química e Sociedade)

Cartas de admissão - Escola de Magia

Algodão pólvora

Chama fria

Gênio da garrafa

Química sangrenta

Varinha mágica

Ações de Popularização da Ciência

Oficinas temáticas desenvolvidas nos Centros de Convivência de Campo Mourão/PR

Oficinas temáticas - alimentação

Oficinas temáticas - Educação ambiental

Oficinas temáticas - Saúde

Empreende Week 2018

Conscientização acerca do consumo de corantes alimentícios artificiais

Conscientização acerca da toxicidades de pilhas/baterias e fumaça do cigarro

Empreende Week 2019

Visitas de crianças/adolescentes dos Centros de Convivência à UTFPR

Uma breve retomada histórica do GPEQ...

O Grupo de Pesquisa em Ensino de Química (GPEQ) foi formado em 2011, pelos professores Adriano Lopes Romero e Rafaelle Bonzanini Romero, com o objetivo de contribuir para reflexões e estudos na área de Ensino de Química. Durante esses quase dez anos vários professores e estudantes de licenciatura em Química da UTFPR - câmpus Campo Mourão fizeram parte do grupo e contribuíram, em certa medida, para a consolidação do grupo. Desde sua criação o GPEQ mantêm um forte vínculo com o Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, que tem sido parceiro nos diversos projetos e ações realizadas nos últimos anos. Na sequência, destacamos alguns projetos/ações que consideramos as mais relevantes: