A XI Semana de Extensão Social foi realizada em 2022, entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro, com o tema "Engenharia para outros mundos possíveis".
O primeiro dia do evento contou com a palestra "engenharia engajada", com a participação do professor Cristiano Cruz, Engenheiro, Doutor em Filosofia e pesquisador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA, que trabalha com tecnologias sociais, engenharia popular e engajada, seus aspectos epistemológicos, ético-políticos e os desafios relacionados à formação de engenheiros capacitados para a produção tecnológica emancipadora. A palestra explorou os múltiplos caminhos por meio dos quais a Universidade, e em especial as Engenharias, podem trilhar na proposição cooperativa de respostas que solucionem questões socioambientais.
Houveram também as colaborações de Osvaldo dos Santos, da Associação dos Remanescentes de Quilombo do Bairro Porto Velho, Frederico Viegas, do Instituto Socioambiental - ISA, do professor doutor Elison Floriano Tiago, da Escola Estadual Indígena Hoyeno, e de Araci Kamiyama, engenheira agrônoma e especialista ambiental da Secretaria de Agricultura e Abastecimento da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, na roda de conversa "Saberes ancestrais no processamento de alimentos e de agroecologia". Nesse momento, foi discutido os saberes ancestrais das comunidades quilombolas e indígenas a fim de refletir sobre as formas de produção e no processamento de forma agroecológica e como auxiliam as comunidades, garantindo a sustentabilidade, a preservação da socio biodiversidade, além de valorização da cultura alimentar e a proteção do patrimônio dessas comunidades.
A Oficina de Secagem realizada na semana de extensão mostrou conceitos e métodos sobre secagem de alimentos, com foco em tecnologias sociais e de baixo custo que possam ser empregadas por comunidades com acesso restrito a recursos. Durante a oficina foram construídos protótipos de sistemas de secagem de alimentos.
Com a participação da professora Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo, da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP (FEAGRI) e pelo coletivo Humus (FECFAU/FEAGRI), a oficina de compostagem apresentou princípios da compostagem e algumas técnicas que podem ser aplicadas. Após a oficina, foi realizada a inauguração da composteira da FEA da Comissão de Gestão de Resíduos (CGR), que foi apresentada de forma prática pela CGR e pelo Gesto.
A XI semana de extensão também contou com uma feira com os produtos das produtoras agroecológicas do Pré-assentamento Elizabeth Teixeira (Limeira/SP), além de um encerramento com uma macarronada comunitária.