Doutor em Educação - Unit. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva - UNIT. Especialista em supervisão, orientação, gestão da educação básica e em inspeção escolar - UCB. Licenciatura em Ciências Biológicas - UFBA.
Áreas de pesquisa: Avaliação Educacional, Formação de Professores, Metodologias da Investigação Científica.
E-mail: fa_bio_gus@hotmail.com
Redes sociais:
Autores: Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
Trecho: “A temática desta pesquisa surge da constatação do pífio desempenho escolar dos estudantes concluintes da educação básica. Isso significa que o baixo nível de desempenho escolar apontado pelo SAEB é uma consequência direta/indireta da desigualdade econômica, social e educacional que afeta, principalmente, os estudantes das escolas públicas e alunos oriundos de famílias mais vulneráveis, em condição de pobreza, desigualdade e marginalizados” (GURMÃO, 2021, p. 241).
Autores: Lília M. A. Moreira, Charbel N. El-Hani e Fábio A. F. Gusmão
Resumo: O trabalho apresenta uma análise de fatores causais da síndrome de Down e sua patogênese. Faz também uma revisão da história natural dessa síndrome e dos efeitos da trissomia da banda cromossômica 21q22, considerada crítica para o distúrbio. Embora esse desequilíbrio cromossômico esteja necessariamente presente na síndrome de Down, a relevância do determinismo genético é questionada a partir da observação da possibilidade de desenvolvimento do potencial cognitivo em sujeitos afetados pela síndrome, após a aplicação de programas de estimulação neuromotora e psicopedagógicos.
Autores: Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Andréa Karla Ferreira Nunes e Simone Silveira Amorim
Resumo: O artigo discute o conhecimento cientifico e tem o objetivo de analisar as contribuições do Empirismo para a área da avaliação em larga escala que acontece no Brasil. O trabalho teve como fundamentação teórica as obras de: Joannes Hessen (1999), John Locke (1999), Mario Bunge (1980) e Karl Popper (1994) e pesquisas da área de avaliação educacional, utilizando da pesquisa bibliográfica. Conclui-se que o Empirismo possibilita ao pesquisador gerar informações relevantes para o sistema educacional, viabilizando a elaboração de propostas que atendam a educação brasileira.
Autores: Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
Resumo: O presente artigo pretende analisar o período de convergência entre alfabetização tradicional e alfabetização midiática e informacional. As análises foram feitas, a partir de uma revisão bibliográfica, para alcançar o objetivo desta pesquisa. Apesar do objetivo deste estudo não seja realizar uma análise exaustiva das discussões que envolvem os termos modernidade e pós-modernidade, foi examinado o período no qual essas alfabetizações convergem. Além disso, foram feitas: análise da condição moderna ou pós-moderna da escola contemporânea, discussão de como a alfabetização tradicional pode contribuir com a alfabetização midiática e informacional e análise da convergência da escola para as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).
Autores: Lília Maria de Azevedo Moreira, Lucy Magalhães Freitas, Fábio Alexandre Ferreira Gusmão e Mariluce Riegel
Resumo: Background: The phenotypic expression of an additional chromosome 9 causes a very broad clinical spectrum of anomalies. The prognosis for infants with non-mosaic tetrasomy 9p is poor, and they usually die at a very early age. Case: In this article we present a new case of complete tetrasomy 9p in a newborn girl with multiple dysmorphologic features. Cytogenetic studies were carried out by CBG, GTG, and QFQ chromosome bandings, as well as by fluorescence in situ hybridization (FISH). The cytogenetic findings for the newborn girl showed an extra chromosome interpreted as an isochromosome 9p. The karyotype was characterized as 47,XX,+mar.ish i(9)(p10)(wcp9+). The parental chromosomes were normal. Conclusions: The karyotype and clinical features of the newborn girl (e.g., typical craniofacial dysmorphism, severe skeletal anomalies, and visceral and genito-urinary malformations), compared with cases reported in the literature, give additional support to a clinical definition of this chromosomal syndrome.
Autores: Lília Maria de Azevedo Moreira, Fábio Alexandre Ferreira Gusmão e Eraldo J. M. Tavares
Resumo: Analisa-se, aqui, a associação entre idade materna avançada para procriação e aumento da incidência de progênie com síndrome de Down em amostra populacional do Estado da Bahia. Compararam-se as idades das mães de 220 portadores de síndrome de Down ao grupo-controle composto por mães de mesmo número de nascidos vivos, sem a síndrome de Down. Estimou-se em 43,6% o percentual de síndrome de Down dependente da idade materna indicando uma alta correlação (r = 0,95) entre idade materna e síndrome de Down. Este componente foi, entretanto, significantemente menor do que o percentual de 75% referido na literatura. Estimou-se o componente independente da idade materna em 56,4%, evidenciando a importância de outros fatores, no processo de não-disjunção meiótica associada à trissomia 21. Os resultados encontrados mostram também que, não obstante as características próprias da Região Nordeste, os fatores dependentes e independentes da idade materna apresentam a mesma tendência de distribuição observada na Região Sudeste do Brasil, onde extensivos estudos têm sido realizados.
Autores: Lília Maria de Azevedo Moreira e Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
Resumo: As representações que pais e educadores fazem da sexualidade de pessoas com a síndrome de Down (SD) referem, muitas vezes, a atitudes agressivas ou, então, condutas assexuadas, exclusivamente fundamentadas na afetividade. Este trabalho faz uma análise da literatura referente à sexualidade e à reprodução em portadores dessa síndrome e avalia as possibilidades de recorrência do distúrbio a partir da segregação cromossômica em portadores de diferentes tipos de trissomia 21. Diversas publicações mostram a existência de diferentes níveis de maturidade e de adaptação social na SD que, associados a fatores como excesso de cuidados parentais, falta de amigos e preconceito social, constituem barreiras para a vivência plena da sexualidade. Os relatos de procriação em portadores da síndrome de Down revelam progênie normal ou com a síndrome, com maior prevalência de filhos normais. A análise de segregação cromossômica mostra probabilidade de 50% para conceptos com trissomia 21 e de 25% de filhos normais em casais com SD, caso os mesmos sejam férteis. O percentual restante corresponde a conceptos certamente inviáveis, com tetrassomia 21. Quando apenas um dos parceiros é portador da SD, a probabilidade de filhos normais ou com a síndrome passa para 50%. Nos casos de SD com trissomia por rearranjo estrutural como nas translocações 14/21 ou 21/21, a probabilidade de filhos normais é também de 50%. Portadores de mosaicismo podem apresentar riscos inferiores a esse percentual a depender da freqüência de células trissômicas no tecido gonadal. O direito à sexualidade e, por outro lado, o alto risco genético de recorrência da síndrome evidenciam não apenas a necessidade de se discutir a questão, como também a importância do apoio emocional e da educação sexual para a pessoa com SD.
Autores: Simone Silveira Amorim e Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os principais marcos legais que regulamentam o Ensino Médio a partir da Constituição de 1988. Além disso, foi feita uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e utilizou a pesquisa bibliográfica como método de investigação. Foi feita a partir da análise dos tipos de leis provenientes da Constituição de 1988, e das pesquisas empíricas oriundas das avaliações em larga escala. A partir da análise do percurso histórico do Ensino Médio no Brasil, a partir de 1996, observa-se que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação escolar.
Autores: Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar qual a contribuição do filme de ficção científica para a educação escolar. O método adotado foi o de pesquisa bibliográfica. Os principais resultados apontam para a necessidade da utilização da narrativa cinematográfica como uma ferramenta de aprendizagem escolar. Além disso, a pesquisa conclui que os filmes de ficção possuem um grande potencial de estimular a aprendizagem na escola, porque deixa de ser simples fator de entretenimento, e passa a ser uma ferramenta capaz de transformar a narrativa cinematográfica em conhecimento escolar por meio da linguagem audiovisual
Autores: Fábio Alexandre Ferreira Gusmão e Simone Silveira Amorim
Resumo: Este artigo tem como objetivo examinar a relação entre o desempenho escolar e os indicadores de desigualdade social e econômica (PIB, IDH, Índice de Gini) das unidades federativas (UF). O estudo aborda os regimes desigualitários a partir do enfoque de Thomas Piketty (2004, 2012), para compreender como as instituições políticas extrativistas legitimam, justificam e estruturam as desigualdades econômicas, sociais e educacionais. Para tanto, fundamenta-se em Pedro Herculano Guimarães Ferreira Souza (2018), Daron Acemoglu e James Robinson (2012). Enquanto procedimento metodológico, utilizou-se a abordagem quantitativa, empregando-se como técnica estatística a correlação de Pearson e a regressão linear múltipla entre as variáveis: proficiência média em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 3° ano das UF nas edições do SAEB de 2011, 2013 e 2015 e os indicadores de desigualdade econômica e social. Conclui-se que as instituições econômicas e políticas extrativistas presentes no Brasil favoreceram uma histórica desigualdade estruturada em um sistema econômico, social e educacional, e não garantiram os padrões mínimos de qualidade e equidade para assegurar o acesso, permanência e o sucesso dos estudantes concluintes da Educação Básica.