Prof. Dra. Simone Silveira Amorim, líder do Gepes, torna-se Pesquisadora de Produtividade Qualificada (PQ) em Educação do CNPq
No último dia 24 de julho de 2025, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado da chamada de Bolsas de Produtividade 2024, figurando a Profa. Dra. Simone Amorim dentre os contemplados.
As Bolsas de Produtividade do CNPq são destinadas a pesquisadores que se destacam pela relevância de sua produção científica ou tecnológica. O principal objetivo é valorizar a excelência na pesquisa, incentivar a formação de novos cientistas e impulsionar o desenvolvimento do país. Dentre estas, a Produtividade em Pesquisa (PQ) é voltada para cientistas com produção acadêmica consolidada, com bolsas concedida por meio de chamadas públicas, com análise por comitês de especialistas.
Em agradecimento, a Profa. Simone apontou a concorrência característica na apreciação de projetos dessa área, destacando a colaboração direta do grupo, pois defesas e publicações em revistas Qualis A são critérios avaliados na seleção, dentre tantos outros.
Nós, do Gepes, parabenizamos nossa líder pela conquista, a qual chancela sua competência e dedicação à pesquisa, agrega valor ao conhecimento difundido, reforçando o desenvolvimento da ciência no Nordeste e no Brasil. Somos honrados em partilhar dessa história.
Por fim, reconhece-se o protagonismo também da Universidade Tiradentes e, em especial, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPED/Unit) na produção científica de nosso país.
Defesa da Tese: Tatiane Machado
O Gepes parabeniza a mais nova doutora do grupo, a Profa. Dra. Tatiane Trindade Machado, pela defesa da tese intitulada “Educação, Capoeira e Saber menor: diálogos com filmes baseados em romances de Jorge Amado”.
A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Dinamara Garcia Feldens, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com defesa realizada em 28 de julho de 2025. A banca examinadora foi composta pelos Profs. Drs. Marilda Oliveira de Oliveira (PPGE/UFSM), Luís Vitor Castro Júnior (PPGHI/UEFS), Cláudia Madruga Cunha (PPGE/UFPR) e Cristiano Mezzaroba (PPGED/UFS).
A agora doutora, Tatiane Machado compõe o Gepes, ingressou no GEPES por ocasião de seu mestrado, realizado sob a orientação da Profa. Dra. Simone Amorim, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes.
O Gepes congratula a pesquisadora conquista alcançada.
Defesa da Tese: José Silvio
O Gepes parabeniza o mais novo doutor do grupo, o Prof. Dr. José Silvio de Sousa Araújo Júnior, pela defesa da tese intitulada “Vozes de professores de biologia da Paraíba: desafios da formação continuada frente à BNCC nas Escolas Cidadãs Integrais (2016 - 2024)”. A defesa ocorreu em 24 de julho de 2025, com banca examinadora composta pelos Profs. Drs. Rony Rei Nascimento Silva (PPED/UNIT), Maria Neide Sobral (PPED/UNIT), Wallace Felipe Blohem Pessoa (UFPB) e Carla Soraia Soares de Castro (UFPB).
O Gepes agradece aos integrantes da banca pela participação valorosa no processo formativo de José Silvio e orgulha-se pela conquista alcançada pelo pesquisador.
Lançamento do livro “Educação e Sociedade: compartilhando saberes, histórias e práticas docentes”
O Gepes marcou presença no “Lançamento Editorial 2024”, evento promovido pela Editora do Instituto Federal de Sergipe (EDIFS), ocorrido no último dia 18 de julho de 2025, em Aracaju-SE.
Foram lançadas 41 (quarenta e uma) obras, dentre as quais se destaca o livro “Educação e Sociedade: compartilhando saberes, histórias e práticas docentes”, organizado pelas Profas. Daniele Barbosa de Souza Almeira, Simone Silveira Amorim e Iara Vanessa Mafra Bichara.
Na ocasião, coube à doutoranda Daniele Almeida apresentar a obra, uma coletânea de artigos nos quais se discute como professores e estudantes se conectam enquanto acadêmicos, por meio da divulgação de resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos em diversas instituições.
O livro congrega escritos de 19 (dezenove) autores, grande parte vinculados ao Gepes, evidenciando o protagonismo do grupo na produção e divulgação científica. Sem dúvidas, uma leitura indispensável para quem acredita na educação como instrumento de transformação social.
A obra está disponível para acesso gratuito no repositório da Editora IFS, através do link: AQUI.
Gepes participa do Road Show Equidade.info: Edição Aracaju
O Tiradentes Innovation Center (TIC-UNIT) promoveu, no último dia 11 de julho de 2025, o evento Road Show Equidade.info: Edição Aracaju. Na oportunidade, Guilherme Lichand (professor de educação da Universidade de Stanford) liderou um bate-papo especial com professores, pesquisadores e apaixonados por educação.
O Professor Guilherme foi reconhecido pela Fundação Schwab como um dos 10 maiores empreendedores sociais brasileiros, em 2020, e pela MIT Technology Review como o maior inovador brasileiro com menos de 35 anos, em 2014.
Durante o encontro, foi apresentado o projeto Equidade.info e os dados mais recentes da plataforma sobre a realidade da educação brasileira. O painel oferece uma visão inédita sobre desigualdades, desempenho educacional e os principais desafios nas instituições de ensino do Brasil.
Reunião do grupo de pesquisa (20/06)
Nesta sexta-feira (20/06), tivemos mais um encontro do GEPES!
Dessa vez, discutimos o artigo "Carência de professores na educação básica: risco de apagão?", de Alvana Maria Bof, Luiz Zalaf Caseiro e Fabiano Cavalcanti Mundim, cujo tema é voltado ao diagnóstico das carências de professores adequadamente habilitados para atuar nas áreas de conhecimento dos currículos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, investigando a iminência de um possível “apagão” desses profissionais no país. A conversa foi mediada pelo Prof. Dr. Fábio Gusmão, proporcionando um debate enriquecedor sobre os dados apresentados pelo Censo Escolar e do Ensino Superior, carências e alternativas.
O artigo se encontra disponível para consulta em: AQUI.
O Gepes parabeniza o Prof. Dr. Damião Michael Rodrigues de Lima pela defesa de sua tese intitulada “O NAPNE e a Formação Continuada de professores para o atendimento a educandos com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará”. A defesa ocorreu em 27 de maio de 2025, com banca composta pelos Profs. Drs. Pablo Boaventura Sales Paixão (UFS), Francisco José de Lima (IFCE), Ronaldo Nunes Linhares (Unit) e pela Profa. Dra. Rita de Cássia Santos Souza (UFS). O Gepes agradece aos integrantes da banca pelas valorosas contribuições ao processo formativo de Michael.
Entre os dias 23/04 (quarta) e 22/05 (quinta), o Gepes promoveu reuniões com a temática Educação Comparada, conduzidas pelos doutorandos Ícaro Franca e Manoela Barbosa.
O debate trouxe reflexões sobre diferentes contextos educacionais ao redor do mundo e suas influências nas práticas pedagógicas e, por meio de oficianas, proporcionou a imersão dos participantes nos meandros da proposta metodológica, culminando em um rico momento de diálogo, troca e reflexões.
O Gepes parabeniza as Professoras Daniele Barbosa de Souza Almeida, Simone Silveira Amorim e Tricia Marie Kress pelo artigo “What if Paulo Freire taught English for Specific Purposes in a Federal Institute in Brazil?”, publicado na Revista Aracê.
Neste trabalho, as professoras refletem sobre como o ensino de inglês pode ser um recurso para o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania, a partir de uma perspectiva freiriana. Constitui um convite para pensar o ensino de línguas para fins específicos, com um olhar político, crítico e transformador.
O artigo está disponível no sítio eletrônico da revista: AQUI
O Gepes parabeniza a mestranda Yone Oliveira dos Santos e a doutoranda Patrícia Francisca de Matos Santos pelo lançamento do livro “Escritas de Si: Memórias Escolares e de Formação Docente”, ocorrido no dia 15 de maio de 2025, durante a 23ª Semana Nacional dos Museus, no Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa.
Organizada pela Profa. Dra. Maria Neide Sobral e pelas mestrandas Yone Oliveira dos Santos e Sayonara Rodrigues Viana, a obra compreende uma coletânea de produções autobiográficas, lastreadas em memórias dos discentes da disciplina História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes.
A produção conta com dois capítulos produzidos por integrantes do Gepes: “Entre a escola e a docência: uma narrativa autobiográfica”, da mestranda Yone Oliveira, e “Trajetória acadêmica na Universidade Tiradentes – 2002 a 2005”, da doutoranda Patrícia Francisca.
O livro, em formato digital, encontra-se disponível para acesso e download gratuito no sítio eletrônico da Editora Criação: AQUI
A Universidade Tiradentes promoveu, entre os dias 14 e 15 de abril de 2025, o III Seminário de Grupos de Pesquisa. Na ocasião, apresentou-se o panorama das atividades dos grupos de pesquisa, linhas e trabalhos desenvolvidos, contando, em sua programação, com workshops sobre a apreciação ética, planejamento e elaboração de projetos de pesquisa. O Gepes se fez presente no evento, contando com exposição oral da líder Profa. Dra. Simone Amorim.
O Gepes parabeniza a Doutoranda Tatiane Machado (UFS), a Profa. Dra. Simone Amorim (UNIT) e o Prof. Dr. Reinaldo Eduardo (IFPA) pelo artigo “Racismo e moralismo: como você sabe o que é certo?”, publicado na Revista Imagens da Educação (RIE), da Editora da Universidade Estadual de Maringá (EDUEM).
O texto apresenta a análise de imagem de mural escolar em Boston (EUA), cujo conteúdo – dois cartazes – retratam frase e imagem de Rosa Parks, e frase de Madre Tereza de Calcutá, sob um título provocativo na parte superior. A discussão proposta visa entender a mensagem implícita nos cartazes e maneiras de problematizá-la.
O artigo está disponível no sítio eletrônico da editora: AQUI
O Gepes parabeniza a graduanda do curso de Psicologia da Unit, Júlia Evelyn dos Santos, bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/FAPITEC) e integrante do grupo de pesquisa, pela apresentação dos resultados do Projeto “Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino superior a partir da análise de imagem e texto”, por ocasião da 19ª Semana de Extensão (SEMEX) da Universidade Tiradentes, em 23 de abril de 2025.
Publicação do artigo “Relatos de um encontro criativo entre a Arquitetura e a Educação”
O Gepes parabeniza a Profa. Dra. Simone Amorim e aos graduandos do curso de Arquitetura da Unit - Andréa Beatriz Santana Santos, Leonardo Passos Almeida e Júlia Roberta Almeida Sales - pela publicação do artigo “Relatos de um encontro criativo entre a Arquitetura e a Educação”, publicado na Revista Acadêmica de Divulgação Científica (ReAD), da Editora Universitária Tiradentes.
Fruto de atividade proposta pela Profa. Dra. Simone Amorim, juntamente com os estudantes do Componente Curricular Fundamentos Antropológicos e Sociológicos, o trabalho conta com a criatividade dos discentes e o auxílio da inteligência artificial para desenvolver as personagens da entrevista retratada, bem como de sua animação.
Agradecimento especial direcionado à Professora Millena Moreira Fontes, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT, pela confiança e liberdade conferida à atividade idealizada.
O artigo está disponível no repositório virtual da revista: AQUI
Nesta terça-feira (25/03), tivemos mais um encontro do GEPES!
Dessa vez, discutimos o livro "Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade", de Francisco Imbernón, refletindo sobre práticas inovadoras no ensino superior. A conversa foi mediada por Yone e Ana Paula, proporcionando um debate enriquecedor sobre a educação e seus desafios.
A Dra. Simone Amorim é uma das cientistas mais influentes do mundo pelo World Scientists Rankings 2025 (AD Scientific Index), uma das listas de maior impacto na comunidade científica e acadêmica de alcance global. Para nós, integrantes do Gepes, é uma honra ver nossa líder reconhecida mundialmente, dada a notabilidade de suas pesquisas e a relevância dos projetos que lidera, sejam eles de alcance local, regional, nacional e internacional. Sem dúvida, é gratificante ver reconhecidos a dedicação e afinco que a Profa. Dra. Simone emprega na pesquisa em educação e o profissionalismo que serve de exemplo a seus alunos, orientandos e colegas.
Um marco na trajetória profissional, sem dúvida, que é também partilhado por outros ilustres professores que compõem o quadro de pesquisadores da Universidade Tiradentes (UNIT), para os quais registramos as merecidas congratulações: Estélio Henrique Martin Dantas (PBS), Cláudio Dariva (PEP), Giancarlo Richard Salazar Banda (PEP), Cleide Mara Faria Soares (PEP), Elton Franceschi (PEP), Juliana Cordeiro Cardoso (PBS), Eliane Bezerra Cavalcanti (PEP), Cristiane de Magalhães Porto (PPED), Marcelo da Costa Mendonça (PEP), Thiago Rodrigues Bjerk (PBS), Ronaldo Nunes Linhares (PPED), Alexandre Meneses Chagas (PPED), Andréa Karla Ferreira Nunes (PPED), Simone Silveira Amorim (PPED), Cleberson Franclin Tavares Costa (Labimh/PBS), Ronald Bispo Barreto (Medicina), Cristiano Ferronato (PPED) e Célio Rodrigues da Cruz (Lato Sensu/Direito).
Por fim, reconhece-se o protagonismo da Universidade Tiradentes e, em especial, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPED/Unit) na produção científica de nosso país.
Parabenizamos a mais nova Mestra Mônika Alencar Rocha pela aprovação na banca de defesa do mestrado, que ocorreu em 27 de fevereiro de 2025. A dissertação tem por título “Percepção docente: a formação continuada e o foco na aprendizagem em Jucás-CE” e foi defendida em banca composta pelas Profas. Dras. Marilene Batista da Cruz Nascimento (PPED/UFS) e Alana Danielly Vasconcelos (PPED/UNIT). A defesa ocorreu cerca de 5 (cinco) meses após a qualificação do trabalho (28/08/2024), realizada perante a mesma banca, cujas avaliações contribuíram para o resultado apresentado na defesa. O Gepes agradece aos integrantes da banca pelas ricas contribuições ao processo formativo de Mônika, ao tempo que felicita a pesquisadora pela conquista acadêmica.
O Gepes parabeniza a mais nova doutora do grupo, a Profa. Dra. Isabela Santos Albuquerque, pela defesa da tese intitulada “Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE): Diálogos interdisciplinares nas licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador (2014-2020)”. A defesa ocorreu em 25 de fevereiro de 2025, com banca examinadora composta pelas Profas. Dras. Andrea Karla Ferreira Nunes (PPED/UNIT), Rita de Cássia Santana de Oliveira (PPGEduc/UNEB) e pelos Profs. Drs. Jacques Fernandes Santos (PPED/UNIT) e Pablo Boaventura Sales Paixão (PPGCI/UFS). A defesa ocorreu cerca de 10 (dez) meses após a qualificação do trabalho (22/03/2024), realizada perante a mesma banca, cujas avaliações contribuíram para o resultado apresentado na defesa. O Gepes agradece aos integrantes da banca pela participação valorosa no processo formativo de Isabela e se orgulha pela conquista alcançada pela pesquisadora.
O Gepes parabeniza as professoras Mônika Alencar, Simone Amorim e Claudiuscia Mendes pelo artigo “A formação continuada no contexto do PNE (2014-2024): uma análise de resultados e de projeções entre Brasil e Ceará”, publicado na revista Colloquium Humanarum, da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). A publicação enobrece a atuação do Gepes e contribui para a divulgação científica em educação. O artigo está disponível no sítio eletrônico da revista: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4915.
Parabenizamos a mais nova Mestra Diana Chagas pela aprovação na banca de defesa do mestrado, que ocorreu em 3 de dezembro de 2024. A dissertação tem por título “As relações escolas e famílias na educação infantil brasileira: das concepções aos principais marcos legais” e foi defendida em banca composta pelos Profs. Drs. Rosimeri Ferraz Sabino (NPGED/UFS), Fábio Alexandre Ferreira Gusmão (UNIFACS) e Rony Rei do Nascimento Silva (PPED/UNIT). A defesa ocorreu cerca de 4 (quatro) meses após a qualificação do trabalho (14/08/2024), realizada perante a mesma banca, cujas avaliações contribuíram para o resultado final apresentado na defesa. O Gepes agradece aos integrantes da banca pelas ricas contribuições ao processo formativo de Diana, ao tempo que felicita a pesquisadora pela conquista acadêmica.
A Universidade Tiradentes (Unit), através do Programa de Pós-graduação em Educação (PPED), promoveu entre os dias 28 e 29 de novembro de 2024 o III Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (SEPED). Na ocasião, buscou-se refletir sobre os aspectos éticos da pesquisa em Educação, expor e discutir as pesquisas em andamento pelos discentes do PPED e divulgar as ações realizadas pelos núcleos de pesquisa do programa, envolvendo docentes, mestrandos, doutorandos e egressos.
Os integrantes do Gepes participaram do evento, partilhando suas pesquisas e recebendo feedbacks de outros pesquisadores. Cite-se, em especial, a participação da doutoranda Daniela Almeida na Mesa Redonda II, com o tema “Internacionalização do PPED: experiências no PDSE”, oportunidade na qual a pesquisadora expôs em um leve bate-papo a sua experiência no Doutorado Sanduíche em Nova Iorque (EUA).
A Universidade Tiradentes (Unit), através do Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) e em parceria com a Universidade de Salamanca (USAL), sediou a primeira edição da Escola Internacional de Verão, ocorrida entre os dias 25 e 29 de novembro de 2024. A iniciativa teve como objetivo principal expandir fronteiras e fomentar a troca de conhecimentos entre pesquisadores e estudantes de diferentes países. Com o tema “Formação Docente e o Futuro da Educação: reimaginando o Século XXI”, a Escola de Verão busca instigar reflexões sobre o papel do docente em um mundo cada vez mais globalizado e complexo.
Na ocasião, o PPED apresentou suas linhas e grupos de pesquisa, incumbindo à Profa. Dra. Simone Amorim representar o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GEPES), tendo, inclusive, concedido entrevista ao Canal do YouTube da Universidade Tiradentes. A entrevista está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=bxtld0nJK4Y.
A líder do Gepes foi também mediadora da palestra “Pesquisa em Educação: desafios para a formação do pesquisador”, do Prof. Dr. Francisco José Rebordinos Hernando (USAL). O Gepes enaltece o evento, relevante instrumento de integração e troca de conhecimento, parabenizando a organização, na pessoa da Profa. Dra. Andrea Karla Nunes. Ressalta-se que o evento contará com uma segunda edição, prevista para o mês de setembro de 2025, a ser sediado pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
O Gepes parabeniza José Silvio Jr. pela aprovação na banca de qualificação de Doutorado, que ocorreu em 27 de novembro de 2024. A banca foi composta pelos Profs. Drs. Rony Rei do Nascimento Silva (PPED/Unit), Maria Neide Sobral (PPED/Unit), Carla Soraia Soares de Castro (UFPB) e Wallace Felipe Blohem Pessoa (UFPB). Agradecemos aos integrantes da banca por generosamente participarem do processo formativo de José Silvio.
O Gepes parabeniza a mais nova Doutora do grupo, a Profa. Dra. Cristiane Lima, pela defesa da tese intitulada “Processos Educativos Interetnicos pelas tecituras de Manoel de Almeida Cruz - Salvador-Bahia, 1970-1990”. A defesa ocorreu em 27 de novembro de 2024, com banca examinadora composta pelos Profs. Drs. Cristiane Batista da Silva Santos (UESC), Gregory da Silva Balthazar (UNESC), Solyane Silveira Lima (UFRB), Ilka Miglio Mesquita (UESC) e Ronaldo Nunes Linhares (UNIT).
Dra. Cristiane Lima também confeccionou um vídeo de agradecimento aos colaboradores da pesquisa, que encontra-se disponível na página de Instagram do GEPES: https://www.instagram.com/p/DDNv3BayF4P/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==.
O Gepes agradece aos integrantes da banca pela participação valorosa no processo formativo de Cristiane e orgulha-se pela conquista alcançada pela pesquisadora.
O Gepes parabeniza a mestranda Mônika Alencar Rocha pela sua aprovação na banca de qualificação que ocorreu no dia 28 de agosto de 2024. A banca foi composta pelas professoras Doutoras Simone Silveira Amorim (Orientadora), Marilene Batista da Cruz Nascimento (PPGED/UFS) e Alana Vasconcelos (PPED/UNIT). Agradecemos às integrantes da banca por generosamente participarem do processo formativo de Mônika.
Parabenizamos a mais nova Mestra Elisangela Ferreira Minari pela aprovação na banca de defesa do Mestrado, com dissertação intitulada “O processo de formação docente do enfermeiro durante a pandemia da Covid-19 em Universidades de Sergipe (2020-2022)”, que ocorreu no dia 21 de agosto de 2024. A banca foi contou com as ilustres participações das Professoras Doutoras Simone Silveira Amorim (Orientadora), Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense (PPEEAN/UERJ), Andrea Karla Ferreira Nunes (PPED/UNIT) e pelo Prof. Dr. Antenor de Oliveira Silva Neto (UNIT/SE). O Gepes agradece aos integrantes da banca por generosamente participarem do processo formativo de Elisangela.
O Gepes parabeniza a mestranda Diana Cristina das Chagas pela aprovação na banca de qualificação de Mestrado, que ocorreu no dia 14 de agosto de 2024. A banca foi composta pela Profa. Dra. Rosimeri Ferraz Sabino (NPGED/UFS) e pelos professores doutores Fábio Alexandre Ferreira Gusmão (UNIFACS) e Rony Rei do Nascimento Silva (PPED/UNIT). Agradecemos aos integrantes da banca por generosamente participarem do processo formativo de Diana.
No percurso da divulgação científica, o Gepes mais uma vez marca presença em capítulo de livro. Dessa vez, no livro “A educação brasileira na pandemia do Covid-19”, o capítulo “Ensino Médio e a pandemia de Covid-19: impactos apresentados pelas pesquisas empíricas no Brasil” conta com a autoria dos professores líderes do Gepes, Dr. Fábio Gusmão e Dra. Simone Amorim, bem como da Dra. Gilvânia Andrade, nossa ex-integrante. O livro se encontra à venda no site da editora e nas Livrarias Leitura, Amazon e FCL.
Recentemente lançado, o livro “Horizontes da Educação: Visões e Perspectivas” apresenta o capítulo de nome “A relação professor-aluno pode influenciar no aprendizado? Reflexões de licenciandos em matemática, sobre a educação socioemocional, na formação docente”, de coautoria da Profa. Ma. Daniele Almeida, doutoranda em Educação e integrante do Gepes, bem como da Dra. Adeline Araújo Carneiro Farias e de Rhuan Gabriel Vasconcelos Santos.
O texto propõe uma discussão sobre as percepções dos acadêmicos no que tange a influência da relação professor-aluno conduzida pelo professor de Matemática, para favorecer o aprendizado dos estudantes. O livro encontra-se disponível gratuitamente para download no site do Clube MultiAtual: https://clube.grupomultiatual.com.br/2024/07/horizontes-da-educacao-2.html.
As doutorandas em Educação do PPED/Unit e integrantes do Gepes, Manoela Barbosa e Daniele Almeida, participaram de um programa de treinamento para professores no CREATE (Centering Relationships Equity & Access for Teachers of English Learners), em Massachusetts (EUA). O evento ocorreu em 26 de junho de 2024 e foi promovido pela Universidade de Massachusetts (UMass). A participação delas é fruto do programa de internacionalização do PPED/Unit, agregando valor às produções do Gepes e ao aprendizado das doutorandas, ambas intercambistas no doutorado sanduíche em Boston e em Nova York, respectivamente.
No último dia 6 de junho de 2024, às 18h, no Tiradentes Inovation Center, o Prof. Dr. Antenor Neto, integrante do Gepes, lançou seu livro “Formação de Professores de Educação Física para a Inclusão”.
Fruto de intensos trabalhos no âmbito do doutorado junto ao PPED-UNIT, o livro abarca um estudo comparado sobre a formação dos professores que atuam na área da Educação Física, com ênfase no ensino para alunos com deficiência no Brasil e nos EUA. Uma produção de elevado grau enaltece o Gepes, que parabeniza o pesquisador pelo lançamento de uma obra que constitui um marco ante o tema proposto. O evento foi noticiado no sítio eletrônico da Universidade Tiradentes, no link https://portal.unit.br/blog/noticias/como-a-educacao-fisica-e-ensinada-a-alunos-com-deficiencia-no-brasil-e-nos-eua/.
Orgulhosamente anunciamos mais uma produção científica proveniente do Gepes: o capítulo de título “A circulação de livros na província sergipana na segunda metade do século XIX através dos jornais”, que integra o livro “Educação na História: Mulheres intelectuais e política”.
O capítulo, de coautoria da líder do Gepes, Profa. Dra. Simone Amorim, bem como das Profas. Dras. Vera Maria e Ana Maria Gonçalves, compõe a parte II da obra, abordando o interesse da sociedade sergipana por livros, a partir de anúncios de venda em jornais do século XIX. O livro foi publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e está disponível no sítio eletrônico: https://eduepb.uepb.edu.br/e-books/.
O Gepes comemora o lançamento do livro “Formação docente: instituições educativas, sujeitos e suas práticas formais e não formais”, ocorrido em 23/05/2024, durante o 13° ENFOPE / 15° FOPIE.
A obra conta com organização dos Professores Doutores Fábio Gusmão e Simone Amorim, propondo contribuições importantes dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) e do GEPES. O livro aborda temas intrínsecos à formação docente, com ênfase no exame dos processos educativos na sociedade, a fim de compreender a atuação dos sujeitos da educação e suas práticas na produção de conhecimento e inovação, inclusive relacionando-se com o desenvolvimento do comportamento humano nos contextos sociais e históricos. O livro encontra-se disponível gratuitamente para download no site da Editora Criação: https://editoracriacao.com.br/formacao-docente-instituicoes-educativas-sujeitos-e-suas-praticas-formais-e-nao-formais/.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT) e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), através da Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (PPGPE), promoveram o 13º Encontro Internacional de Formação de Professores (ENFOPE) e o 15º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (FOPIE), com a temática “Educação em diferentes tempos e espaços: a importância da escola na transformação social e os futuros incertos”. Os eventos ocorreram, simultaneamente, entre 22 e 24 de maio de 2024, no formato híbrido, com sede nas instalações físicas da UNIT campus Farolândia.
Eventos de tal magnitude não poderiam deixar de contar com a presença do GEPES nos mais diversos cenários: Grupos de Trabalho – GTs (apresentações e coordenação), mesas redondas, monitoria e, especialmente, lançamento do livro “Formação docente: instituições educativas, sujeitos e suas práticas formais e não formais” (organizado pelos Profs. Drs. Fábio Gusmão e Simone Amorim).
Ainda no evento, o Prof. Dr. Fábio Gusmão participou da Mesa Redonda “As avaliações externas e a escola: compreender os resultados e planejar ações” e concedeu entrevista ao Canal do YouTube UNIT Notícias, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=0dvZs5E-7N8. A entrevista também está disponível no Canal do YouTube do Pesquisador: https://www.youtube.com/watch?v=D-I8whJ9SMg&t=36s.
O GEPES parabeniza a liderança do Grupo de Pesquisa em Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC), na pessoa da Profa. Dra. Andréa Karla, os quais foram protagonistas na proposição de espaços de debate enriquecedores, fomento da produção científica, tecnológica e cultural.
O Gepes parabeniza Damião Michael Rodrigues de Lima pela aprovação na banca de qualificação de Doutorado, que ocorreu em 21 de maio de 2024. A banca foi composta pelas Professoras Doutoras Rita de Cássia Santana de Oliveira (UFS), Eva García Redondo (USAL), bem como pelos Professores Doutores Francisco José de Lima (IFCE), Pablo Boaventura Sales Paixão (IFS) e Ronaldo Nunes Linhares (UNIT). Agradecemos aos integrantes da banca pelas valorosas contribuições para o processo formativo de Michael e, em breve, contaremos com vocês novamente na defesa.
O Gepes parabeniza o Prof. Dr. Gleidson Santos da Silva pela defesa de sua tese intitulada "A inspeção geral das aulas: a fiscalização das aulas públicas primárias em Sergipe (1850-1889)". A banca ocorreu no dia 13 de maio de 2024 e foi composta pelas Professoras doutoras Maria Celi Vasconcelos (PROPED/UERJ), Fabiana Sena (PPGE/UFPB), assim como pelos Professores Doutores Joaquim Tavares da Conceição (PPGED/UFS), Rony Reis (PPED/UNIT). O Gepes agradece aos integrantes da banca por generosamente participarem do processo formativo de Gleidson.
No dia 3 de abril de 2024, ocorreu a banca de defesa de Mestrado de Hilary Nayara de Oliveira Marques, que contou com a avaliação criteriosa e generosa do Prof. Dr. Paulo Boa Sorte (UFS) e da Profa. Dra. Andréa Karla Nunes (UNIT). A dissertação intitulada "A trajetória profissional de educadoras imigrantes: um estudo comparado entre Sergioe e Massachusetts" recebeu indicação para publicação e sugeriu que Hilary continue seus estudos e pesquisas no Doutorado. O Gepes parabeniza a Mestre em Educação Hilary Marques, desejando muito sucesso em sua trajetória de vida!
Os caminhos das pesquisas das duas doutorandas e integrantes do Gepes têm proporcionado momentos importantes para Daniele Almeida e Manoela Pinto (https://portal.unit.br/blog/noticias/aluna-de-doutorado-do-pped-estuda-o-ensino-bilingue-para-brasileiros-nos-eua/). Daniele já se encontra nos Estados Unidos, em Nova York, realizando doutorado sanduíche na CUNY, sob a supervisão do Prof. Dr. Ryan Coughlan (Baruch College/CUNY), desde novembro de 2023, pois concorreu ao edital da Capes (PDSE) e teve seu projeto aprovado. Ela ainda conta com a coorientação da Profa. Dra. Tricia Kress (Molloy University). Manoela também teve sua bolsa aprovada pela Capes, edital PDSE/2024, e está em processo de organização para também ir aos Estados Unidos, para a UMass Boston, a fim de desenvolver pesquisa acompanhada por sua coorientadora, a Profa. Dra. Panayota Gunary (CEHD/UMassBoston). O Gepes se orgulha pela coragem e esforço de pesquisa dessas duas pesquisadoras resilientes e comprometidas com tudo o que fazem!
Em 21 de fevereiro ocorreu a defesa de doutorado de Eliodete Bezerra, integrante do Gepes e contou com a presença de amigos, familiares e integrantes do Grupo de Pesquisa, além da banca composta por Prof. Dra. Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva (PPGE/UFOP); Prof. Dra. Ana Karina de Oliveira Nascimento (PPGL/UFS); Prof. Dra. Andrea Karla Ferreira Nunes (PPED/UNIT) e Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares (PPED/UNIT). A tese defendida estava intitulada um estudo comparado da estrutura e funcionamento da educação de jovens e adultos no Brasil e nos Estados Unidos. O Gepes parabeniza Eliodete pela conquista do título de Doutora em Educação!
O enfermeiro professor no processo de formação docente no ensino superior em Sergipe (2020 A 2022) foi o título do texto de qualificação de Elisangela Minari. O evento acadêmico ocorreu no dia 12 de março de 2024 e contou com a avaliações das Profas. Dras. Pacita Aperibense (UERJ), Andréa Karla Nunes (UNIT) e do Prof. Dr. Antenor Neto (UNIT), egresso do Gepes. A banca ofereceu generosas contribuições para a pesquisa, que agora se direciona para sua etapa final: a defesa. Parabéns, Elisangela!
O Gepes parabeniza sua integrante, Isabela Albuquerque, pois no dia 22 de março aconteceu sua banca de qualificação nas dependências da Universidade Tiradentes. A pesquisa, que tem o título “Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE): possibilidades de diálogos interdisciplinares no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Salvador, foi avaliada pelas Profas. Dras. Rita de Cássia Santana de Oliveira (PPGEduc/UNEB) e Andrea Karla Ferreira Nunes (PPED/UNIT); assim como pelos Profs. Drs. Pablo Boaventura Sales Paixão (PPGCI/UFS) e Jacques Fernandes Santos, como professor visitante (PPED/UNIT). Parabéns pela aprovação, Isabela, e que venha a defesa!
O primeiro semestre passou rapidamente para os integrantes do Gepes. Nesse período, realizamos duas Roda de Pesquisa e dois encontros para discutir o livro Boniteza, de Nita Freire e o texto de Silvio Galo, Por uma educação Menor. Na primeira Roda de Pesquisa, em 24/03/2023, os integrantes do Gepes, Isabela Albuquerque, Michael Rodrigues de Lima e Fábio Gusmão responderam e comentaram sobre textos já publicados por eles, respectivamente: “Educação brasileira frente à pandemia do Coronavirus: análise de experiências; Ensino remoto e evasão escolar: diálogos e reflexões; Desigualdade educacional no ensino médio brasileiro. O livro Boniteza foi apresentado por Daniele Almeida, fomentando discussões importantes sobre a Filosofia de Paulo Freire na visão de quem se inspira nele para exercer sua função na sociedade. Na segunda roda de pesquisa, em 26/05/2023, foi a vez de Hilary Marques e Eliane Nataline dos Santos responder e comentar sobre artigos por elas já publicados: O que a educação tem a dizer: as representações docentes e a rede social Facebook; Docência e curadoria: divulgação étnico-racial no Facebook. As atividades foram encerradas no dia 22/06/2023 com a apresentação do texto “Em torno de uma educação menor”, apresentado por Tatiane Trindade. O Gepes agradece a seus integrantes por continuarem a fomentar discussões que nos fazem pensar a educação em todas as suas formas.
No dia 19 de setembro de 2023 os discentes do doutorado em Educação do PPED/Unit receberam a visita, via Google Meet, da Profa. Julia Mironova (ISMA-Riga/Letônia). Na oportunidade, ela compartilhou resultados parciais da pesquisa em andamento sobre Burnout of Higher Education Staff, que está sendo realizada no âmbito da Universidade da Letônia e da ISMA – Universidade de Ciências Aplicadas. Os discentes da disciplina Pesquisa em Educação, ministrada pela Profa. Dra. Simone Amorim, puderam compreender o contexto e a justificativa para a realização da pesquisa, dentre outros aspectos, assim como identificar as aproximações e distanciamentos relacionados ao mesmo tema no Brasil, ampliando suas compreensões sobre aspectos da pesquisa no mundo. Segundo Marisete Augusta, doutoranda do PPED, "a importância da internacionalização é inquestionável e suas facetas permitem percepções além dos muros nacionais. A presença de uma pesquisadora de outro continente (Julia Mironova) possibilitou vermos que possuímos problemas semelhantes: no fazer pesquisa; em questões de saúde mental (burnout) e sua urgência de atenção, cuidados e prevenção; bem como na dificuldade da coleta de informações. Confirmou que devemos ter em mente a possibilidade de internacionalização de nossa pesquisa, bem como que não estamos escrevendo apenas para os nossos". Ressalta-se que o PPED estimula as interações locais, nacionais e internacionais que propiciem uma formação que seja significativa e marcante para seus discentes.
Visitar a Letônia foi uma experiência extremamente significativa. Ir à RTU e à ISMA, interagir com profissionais dessas IES, localizadas em um país da Europa, permitiu-nos identificar semelhanças e distinções que, em ambas as situações, podem nos proporcionar uma aproximação profícua (https://portal.unit.br/blog/noticias/projeto-erasmus-representantes-da-unit-visitam-universidades-na-letonia/). Ademais, as questões culturais são sempre um diferencial, pois interagir com gestores, docentes, discentes, com a população em seus aspectos culturais específicos fazem da experiência internacional algo a ser guardado na memória, mas também publicizado, compartilhado com colegas de profissão, alunos, familiares e amigos.
Como Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD/GT), apresentei o Programa de Formação Docente na Era Digital (PFDED) e busquei identificar possibilidades futuras de interações relativas à formação continuada, na perspectiva de compartilharmos experiências docentes deles, no âmbito do Programa, e de participação nossa em formações ofertadas aos docentes da Unit, RTU e ISMA. Como pesquisadora do PPED/Unit, apresentei o OBET (Observatório de Educação Tiradentes/Innovation Center), também ministrei palestra na ISMA (https://www.linkedin.com/posts/informacijas-sistemu-mened%C5%BEmenta-augstskola_3-7-oktobr%C4%AB-erasmus-ka107-starptautisk%C4%81s-activity-6988073345749549056-geKE?utm_source=share&utm_medium=member_android ) com o tema Exploring the potencial of a Critical Pedagogcal Image Analysis Framework: critical thinking and analysis. Tive a oportunidade de detalhar uma metodologia de análise que criei em parceria com a Profa. Dra. Tricia Kress (Molloy College/NY). Ao final da apresentação, fui convidada a ser co-supervisor de pesquisa de pós-doutoramento de uma das docentes da ISMA. Como docente, junto com os demais membros da missão, procurei identificar oportunidades de parcerias a partir da extensão (aspecto de força singular na Unit) e da ação de docentes que realizam trabalho de qualidade, diante de suas áreas de ensino e interesses de pesquisa que envolvem os estudantes.
O envolvimento de professores nas parcerias institucionais é muito importante. Tenho participado de cursos e eventos que remetem ao processo de internacionalização no ensino superior e a ideia de que o professor é essencial para as parcerias institucionais se fortalece cada vez mais, pois é ele que move esse processo. Evidentemente, o apoio da IES é imprescindível e, sem ele, o esforço individual fica limitado. Nessa perspectiva, informar aos docentes as possibilidades de inserção na parceria se faz necessário, atraindo-os para fortalecer esse processo que acaba sendo não somente institucional, mas também individual, em uma simbiose absolutamente necessária. Inclui-se, no aspecto relativo ao envolvimento dos professores, a nossa participação em eventos acadêmicos por eles organizados, assim como a deles nos que são organizados pela Unit.
Como resultado das visitas às IES na Letônia, após compartilharmos as possibilidades de interação conjunta, serão identificadas linhas de projetos junto ao Erasmus para a submissão de propostas a esse ente internacional. A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) acompanhará esse processo. A ideia é fomentar a mobilidade discente em uma via de mão dupla: nossos estudantes indo realizar ações acadêmicas e os da ISMA e da RTU vindo participar de projetos e ações específicas que ocorrem na Unit, analisando-as, inclusive, em perspectiva comparada. Nesse ínterim, ações pontuais podem já ser realizadas, após aprovadas pelos gestores da Unit, a partir da ação conjunta entre docentes. Importante ressaltar que a ação intencional da DRI tem sido absolutamente efetiva e significativa na consecução das ações de internacionalização na Universidade Tiradentes.
Após visita técnica a instituições ligadas à educação em Massachusetts e New York, Ícaro Franca Bastos, Mestre em Educação e integrante do Gepes, apresentou os resultados da visita em reunião virtual no dia 1 de novembro de 2022. Além da estudante do curso de Arquitetura, Maria Paula Reis Barbosa, como quem tem desenvolvido o projeto no âmbito do Programa Education Lab, ligado à Diretoria de Relações Internacionais da Unit Sergipe, também estavam presentes Marcos Wandir, Diretor de Operações Acadêmicas, Selen Carneiro, Diretora de Relações Internacionais e a Profa. Dra. Simone Amorim, que tem acompanhado o desenvolvimento do projeto (https://portal.unit.br/blog/noticias/programa-tiradentes-solutions-education-lab-segue-para-proxima-fase/). O Gepes agradece ao suporte da Profa. Dra. Patricia Krueger-Henney (UMass Boston/MA) e da Profa. Dra. Tricia Kress (Molloy College/NY). As pesquisadoras oportunizaram à Ícaro (https://portal.unit.br/blog/noticias/egresso-detalha-projeto-selecionado-pelo-tiradentes-solution-education-lab/) e à Maria a visita a instituições educacionais em ambos estados.
No dia 20 de setembro, durante uma aula da disciplina Pesquisa em Educação, ministrada pela Profa. Dra. Simone Amorim, ocorreu um encontro com a Profa. Dra. Anna Kaiper-Marquez (Associate Director/Assistant Teaching Professor - Pennsylvania State University). Durante a reunião, a Profa. Anna compartilhou com os discente sua pesquisa intitulada “Intersticial Spaces: A Case Study of English Language Learning and South African Domestic Work”. Com isso, os alunos tiveram a oportunidade de conversar sobre metodologias de análise em pesquisas etnográficas, além de participarem de uma troca de experiências com uma professora de outro país.
A aluna Daniele Almeida compartilhou conosco suas impressões: "Na aula do dia 20 de setembro fomos abrilhantados com a apresentação síncrona da pesquisa de doutorado da Dra. Anna Kaiper-Marquez, professora da Pennsylvania State University, possibilitada pelo uso da plataforma google meet. Não obstante as contribuições acerca dos possíveis caminhos da pesquisa etnográfica, refletimos sobre as interseções entre língua, identidade e sociedade. Mais do que isso, refletimos sobre as relações de poder que atravessam os usos e as motivações para o aprendizado de uma língua. A professora Anna ouviu-nos, tirou dúvidas e se interessou por saber das nossas pesquisas, orientando-nos a partir da sua experiência como professora e pesquisadora. As trocas foram muito significativas e reverberarão bastante ao longo da minha pesquisa."
No dia 26 de agosto, o GEPES promoveu uma roda de conversa com a participação de Dr. Joaquim Tavares e Dra. Vera Maria e teve como tema principal História da Educação. Nessa tarde, a troca de conhecimento entre ministrantes e participantes proporcionou momentos ricos e esclarecedores. O GEPES agradece ao Prof. Dr. Joaquim Tavares e à Profa. Dra. Vera Maria pela generosidade de compartilhar seus conhecimentos durante este encontro.
No dia 27 de junho de 2022, ocorreu a defesa da dissertação de Larissa Yule Amado Santos. O título da dissertação defendida foi Formação continuada docente na região metropolitana de Aracaju: inclusão escolar da pessoa no espectro autista, sob a orientação da Profa. Dra. Simone Amorim. A banca foi composta pela Profa. Dra. Rita Souza e Prof. Dr. Gregory Balthazar. Estavam presentes colegas de trabalho, amigos, familiares, além de integrantes do GEPES.
No dia 2 de junho de 2022, ocorreu a defesa da tese de Antenor de Oliveira Silva Neto. O título da tese defendida foi Formação de Professores de Educação Física nos Estados de Sergipe e Massachussets: necessidades contemporâneas de inclusão de pessoas com deficiência, sob a orientação da Profa. Dra. Simone Amorim e coorientação da Profa. Dra. Laura Hayden (UMass Boston) . A sua banca foi composta das professoras doutoras Rita Souza e Ester do Nascimento, e dos professores doutores Lúcio Markes e Gregory Balthazar. Estavam presentes colegas de trabalho, amigos, familiares, além de integrantes do GEPES.
No dia 1º de junho, na biblioteca Epifânio Dória, ocorreu o lançamento do livro de Dayse Lapa, intitulado Cidade de Aracaju 1870-1926: o lugar do Atheneu Sergipense. Este trabalho foi fruto da pesquisa dela, realizada sob a orientação da Profa. Dra. Simone Amorim (PPED/Unit), no âmbito do mestrado em educação. Os integrantes do GEPES comemoram a publicação de Dayse, parabenizando-a, certos de que a pesquisadora trouxe uma contribuição significativa para as pesquisas em História da Educação em Sergipe.
O 1º Dedinho de Prosa de 2022 contou com a participação ilustre do Prof. Dr. Leomir Hilário e teve como título “Tudo que você sempre quis saber sobre Freud, mas tinha vergonha de perguntar”. Os participantes elaboraram perguntas antecipadamente, tendo elas sido enviadas ao ministrante. Elas fomentaram a interação entre ministrante e participantes, tendo sido um momento extremamente significativo e esclarecedor. O Gepes agradece ao Prof. Dr. Leomir Hilário pela generosidade com que compartilhou seus conhecimentos naquela tarde de sexta, via Meet. A atividade contou com a medicação assertiva da doutoranda Tatiane Machado.
As atividades de 2022 do Gepes inciaram oficialmente, e em alto estilo, no dia 1º de abril, sexta-feira, com a Roda de Pesquisa - momento para alguns dos integrantes do grupo apresentarem suas pesquisas. Na oportunidade, o doutorando Antenor Neto, as doutorandas Eliodete Bezerra, Manoela Barbosa e Isabela Albuquerque, além do Mestre Ícaro Bastos, compartilharam sobre suas pesquisas. Os participantes interagiram ao comentar sobre as apresentações e ofereceram sugestões. Contou-se com a mediação elegante da Profa. Dra. Diana Amado.
Estamos atualizando o site com mais novidades para aqueles que nos acompanham:
Agora possuímos uma BIBLIOTECA virtual, onde você poderá encontrar os livros que são discutidos em nossas reuniões, assim como os livros que receberam contribuições dos nossos integrantes, seja na organização ou com a participação em capítulos.
Atualizamos a seção DEPOIMENTO LUGAR, adicionando a nossa primeira contribuição internacional aqui no site.
Formação de professores de educação física para pessoas com deficiência no Brasil e nos EUA
Em 23 de novembro de 2021, às 15h, ocorreu de maneira remota a banca de qualificação de Antenor de Oliveira Silva Neto (PPED/Unit). O título da pesquisa de doutorado, sob a orientação da Profa. Dra. Simone Amorim, é Formação de professores de educação física para pessoas com deficiência no Brasil e nos EUA: um estudo comparado entre os estados de Sergipe e Massachusetts, sendo coorientada pela Profa. Dra. Laura Heiden (UMass/Boston). Além da presença de colegas, familiares e integrantes do Gepes, contou com as contribuições da banca composta pelos membros externos ao PPED, Profa. Dra. Rita de Cácia Santos Souza (UFS), Prof. Dr. Lucio Marques Vieira Souza (UFS) e internos, Profa. Dra. Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento (UNIT) e Profa. Dra. Vera Maria dos Santos (UNIT).
Programa Tiradentes Solutions Education Lab.
Programa Tiradentes Solutions Education Lab e formação de crianças autônomas
O mestre em educação pelo PPED/SE e integrante do Gepes, Ícaro Franca Bastos, foi agraciado pelo edital do Programa Tiradentes Solutions Education Lab, ficando em 1º lugar com a proposta intitulada O papel dos pensamentos crítico e sistêmico, da criatividade e das inteligências social e emocional, em conjunto com o domínio das tecnologias, na formação de crianças autônomas. O Tiradentes Institute (TI), adjunto ao Tiradentes Innovation Center (TIC), por meio da Universidade Tiradentes (UNIT/SE), e em parceria com a Secretaria de Estado, da Educação, do Esporte e da Cultura, através da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), lançaram esse edital tendo como objetivo incentivar a criação de soluções direcionadas para implantação de espaços, modelos educacionais e/ou outras intervenções que sejam multiplicáveis, de fácil absorção e de alto impacto, através de um projeto que irá abarcar as áreas de Educação e Arquitetura e Urbanismo, com duração de 10 meses, que terá como locus de execução a Escola Ninota Garcia e a Escola Estadual Prof. Artur Fortes, ambas localizadas em Aracaju, Sergipe. Também está prevista visita técnica a locais de inovação e criatividade localizados em Boston (EUA). O resultado foi divulgado no dia 17 de novembro. Parabéns, Ícaro!
O último Dedinho de Prosa do ano de 2021 ocorreu no dia 12 de novembro, às 15h, e teve a mediação envolvente de Tatiane Trindade Machado. O tema abordado pelo Prof. Dr. Silvio Matheus A. Santos foi “Entre o cotidiano e o estrutural reflexões sobre o racismo”. Em uma apresentação clara, conceitos foram apresentados e fundamentaram a discussão que se seguiu, dando-se lugar às vozes que não podem mais ser caladas. Os integrantes do Gepes, atentos à necessidade de esclarecer e problematizar aspectos do racismo estrutural que afetam as bases da nossa sociedade, ofereceram à comunidade acadêmica e interessados pelo tema momentos singulares de reflexão. Que venham outros Dedinhos de Prosa em 2022!
No dia 28 de outubro de 2021, às 15h, ocorreu a defesa da tese de Diana Amado Menezes. O título da tese defendida foi Mapeamento das habilidades socioafetivas e cognitivas do aluno: aprendizado integral e crítico para além dos ditames do mercado profissional, sob a orientação da professora doutora Simone Amorim. Contou-se com o expertise das integrantes da banca que foi composta pelas professoras doutoras Marilene Batista da Cruz Nascimento (PPGED-UFS), Rita de Cacia Santos Souza (PPGED-UFS), Ilka Miglio de Mesquita (PPED-Unit) e Vera Maria dos Santos (PPED-Unit). Estavam presentes colegas de trabalho, amigos, familiares, além de integrantes do Gepes.
A professora Simone Amorim coordena o Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD) do Grupo Tiradentes e foi convidada a discorrer sobre a formação continuada que tem sido realizada com base no Modelo Acadêmico Tiradentes. A entrevista foi ao ar na edição do Unit Notícias, no dia 29 de julho de 2021. Confiram, na íntegra, o conteúdo acessando o endereço https://www.youtube.com/watch?v=QLsBA2SC1rY.
Educação bilíngue em língua inglesa sob perspectiva comparada: Sergipe e Massachussetts
Em 22 de julho ocorreu a defesa de mestrado de Manoela Barbosa Pinto, integrante do Gepes. Seu trabalho, intitulado “Educação bilíngue em língua inglesa sob perspectiva comparada: Sergipe e Massachussetts”, contou com banca examinadora composta pela orientadora, Profª Drª Simone Silveira Amorim (PPED/Unit), pela coorientadora, Profª Drª Panayota Gounari (University of Massachusetts); e pelas Profas Dras Fernanda Kray (Wisconsin Center for Education Research - School of Education/University of Wisconsin/Madison) e Ilka Miglio de Mesquita (PPED/Unit).
On July 22nd, 2021, Manoela Barbosa Pinto, member of Gepes, defended her research entitled “English Bilingual education from a comparative perspective: Sergipe and Massachusetts”. The examination board was composed by her advisor, PhD. Simone Silveira Amorim (PPED/Unit); her co-advisor, PhD. Panayota Gounari (University of Massachusetts); PhD. Fernanda Kray (Wisconsin Center for Education Research - School of Education/University of Wisconsin/Madison), and PhD. Ilka Miglio de Mesquita (PPED/Unit).
O papel das inteligências social e emocional e os pensamentos crítico e sistêmico
O integrante do Gepes Ícaro Franca Bastos apresentou o trabalho intitulado “O papel das inteligências social e emocional e os pensamentos crítico e sistêmico no desenvolvimento de um indivíduo autônomo” em sua defesa de mestrado, ocorrida em 13 de julho de 2021. A banca examinadora foi composta pela orientadora, Profª Drª Simone Silveira Amorim (PPED/Unit); pela coorientadora, Profª Drª Trícia M. Kress (Molloy College); e pelas Profas Dras Marilene Batista da Cruz Nascimento (PPGED/UFS) e Ester Fraga Vilas-Bôas C. do Nascimento (PPED/Unit).
The member of Gepes, Ícaro Franca Bastos, defended his research entitled “The role of social and emotional intelligences, and critical and systemic thinking in the development of an autonomous individual”, on July 13th, 2021. The examination board was composed by his advisor, PhD. Simone Silveira Amorim (PPED/Unit); his co-advisor, PhD. Trícia M. Kress (Molloy College); PhD. Marilene Batista da Cruz Nascimento (PPGED/UFS), and PhD. Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento (PPED/Unit).
O Gepes tem um papel importante para a pesquisa, no âmbito do PPED/Unit, e essa importância foi reconhecida pela equipe do Unit Notícias na edição do dia 9 de julho de 2021. Alguns dos integrantes do Gepes foram convidados a participar da edição especial e, junto com a professora Simone Amorim, contribuíram para a divulgação científica das pesquisas que têm sido desenvolvidas pelos integrantes do Gepes. Para acessar o conteúdo na íntegra, acessem o link https://www.youtube.com/watch?v=8TDxZhcnQ8c
Em 30 de abril de 2021 ocorreu a defesa da tese de Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, integrante do Gepes, intitulada "Indicadores educacionais, sociais e econômicos como preditores do desempenho escolar no Ensino Médio: um estudo acerca das dimensões da desigualdade educacional com base no SAEB (2001-2015)". A tese contou com a orientação da Profª Drª Simone Silveira Amorim, e com as contribuições da banca examinadora composta pelo Prof. Dr. Jorge Carvalho do Nascimento (Examinador Externo, PPGED-UFS), pela Profª Dra Marilene Batista da Cruz Nascimento (Examinadora Externa, PPGED-UFS), pela Profª Drª Andréa Karla Nunes (Examinadora Interna, PPED/UNIT) e pela Profª Drª Ilka Miglio de Mesquita (Examinadora Interna - PPED/UNIT). O encontro ocorreu via Google Meet.
Em 10 de abril de 2021, os integrantes do Gepes, Prof. Me. Antenor Oliveira Neto (Doutorando em Educação/Unit) e Profª. Me. Tatiane Trindade Machado (docente da Ufal), em parceria com o colegiado do curso de Educação Física da Ufal Arapiraca, realizaram o curso de extensão "Capoeira, sujeitos e práticas educativas". No encontro, foi abordada a capoeira inclusiva e adaptada, destacando vários benefícios propiciados pela prática dessa expressão cultural. O encontro ocorreu via Google Meet.
Estamos atualizando o site com mais novidades para aqueles que nos acompanham:
As seções de EVENTOS e CALENDÁRIO DE ATIVIDADES foram atualizadas com as datas das próximas reuniões do grupo de pesquisa e com o Dedinho de Prosa que acontecerá no dia 9 de Abril.
O VÍDEO da última reunião do grupo de pesquisa já está disponível para quem quiser conferir as discussões realizadas na apresentação do livro Educação em Quatro Dimensões.
Adicionamos também o perfil de mais um dos nossos integrantes, GLEIDSON. Na página já está disponível para download a sua dissertação de mestrado.
No dia 03/02/2021 a integrante do Gepes e doutoranda em Educação, Eliodete Coelho Bezerra, recebeu a confirmação de aceite da Universidade americana, Pennsylvania State University, para realizar parte de sua pesquisa, que consiste em um estudo comparado da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e nos Estados Unidos. Em seguida, no dia 02/03/2021, Eliodete, sua orientadora, Profª Drª Simone Silveira Amorim (Unit/PPED), e sua co-orientadora, Profª Drª Anna Kaiper-Marquez (Penn State), encontraram-se para discutir os direcionamentos da pesquisa nos Estados Unidos. O encontro aconteceu de forma remota pelo aplicativo Zoom Meetings.
Semana intensa de atividades de orientação (09/02/2021) e coorientação (10/02/2021) para Ícaro Franca Bastos, integrante do GEPES. O objetivo, dentre outros, foi reportar às Profas. Dras. Simone Amorim (PPED/Unit) e Tricia Kress (Molloy College) o andamento da pesquisa e obter novos direcionamentos. Ícaro é Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes.
Em 16 de dezembro a integrante do Gepes, Manoela Barbosa Pinto, apresentou-se para qualificação de sua dissertação intitulada “Educação bilíngue em língua inglesa sob perspectiva comparada: Sergipe e Massachussets”. A orientadora é a Profª Drª Simone Silveira Amorim, sendo coorientadora a Profª Drª Panayota Gounari (University of Massachusetts). A banca examinadora foi composta pela Profª Drª Fernanda Marinho Kray (University of Wisconsin-Madison) e Profª Drª Ilka Miglio de Mesquita (PPED/Unit). Por conta da pandemia do novo coronavírus, o encontro foi realizado de maneira remota via do Google Meet.
A sessão de qualificação da dissertação do integrante do Gepes, Ícaro Franca Bastos, ocorreu no dia 10 de dezembro de 2020 e teve como título provisório “A escola e a construção do raciocínio crítico no desenvolvimento do pensamento sistêmico, das habilidades socioemocionais e da criatividade”. A dissertação é orientada pela Profª Drª Simone Silveira Amorim, sendo que as Profas Dras Marilene Batista da Cruz (PPGE/UFS) e Ester Fraga Vilas-Bôas C. do Nascimento (PPED/Unit) compuseram a banca examinadora. O encontro foi remoto, via Google Meet, em razão das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.
A qualificação da tese de Diana Amado de Menezes, integrante do Gepes, ocorreu em 3 de fevereiro de 2021. A tese, intitulada “Habilidade socioafetiva e cognitiva do aluno na periferia: por uma visão integral, crítica e social”, tem a orientação da Profª Drª Simone Silveira Amorim. As Professoras Doutoras Rita de Cácia Santos Souza (PPGED/UFS), Marilene Batista da Cruz Nascimento (PPGED/UFS), Ilka Miglio de Mesquita (PPED/Unit) e Vera Maria dos Santos (PPED/Unit) compuseram a banca. O encontro foi realizado remotamente, pelo Google Meet, em decorrência da pandemia do novo coronavírus e a necessidade de manutenção do distanciamento social.
Estamos inaugurando uma nova seção no site: Depoimento Lugar. Esse segmento surge a partir da necessidade de compreensão das relações dos sujeitos e os locais onde eles conviveram durante a quarentena. Para isso, os integrantes do GEPES enviaram uma foto tirada do ambiente onde eles passaram mais tempo e contaram o que esse lugar significa para eles. Diante do cenário da COVID-19 e o distanciamento social, como isso impactou suas atividades acadêmicas? Que história eles têm para contar? atualização
Estamos atualizando o site com mais novidades para aqueles que nos acompanham. A seção de Depoimentos Marcantes agora tem mais três depoimentos repletos de experiência memoráveis de participantes e egressos do GEPES. Confira AQUI.
Também atualizamos nossa página de eventos. Você pode conferir os eventos que o GEPES irá promover nos próximos meses AQUI e AQUI.
A coordenadora do GEPES, Profa. Dra. Simone Amorim, juntamente com a Profa. Dra. Vera Maria, estão lançando um livro intitulado "Sujeitos e Práticas educativas: experiências, saberes e perspectivas". Dois integrantes do GEPES também estão participando desta obra, cada um com um texto publicado em capítulos deste livro. Antenor Neto, com Formação inicial de professores de educação física na perspectiva inclusiva, e Tatiane Machado, com No ritmo do compasso: o processo de configuração do habitus do capoeira, em Sergipe, no século XIX.
A nossa integrante Eliodete Coelho Bezerra também terá um texto publicado no capítulo do livro Formação docente, história e memórias: experiências no campo da Educação.
A partir de hoje, nós estaremos disponibilizando no site e em nossas redes sociais uma nova seção chamada "Depoimentos Marcantes". Neste seguimento estaremos compartilhando as experiências na educação que marcaram a vida dos integrantes do GEPES e também de convidados. Fiquem ligados porque vai ser bem especial. Neste primeiro momento, estamos disponibilizando o primeiro depoimento, da nossa integrante Ana Paula, que você pode conferir AQUI.
Hoje, 14 de Agosto, ocorreu a qualificação da Tese de Doutorado do nosso integrante Fabio Gusmão. Ele qualificou sua pesquisa, intitulada "Qualidade e equidade no Ensino Médio brasileiro: o uso do SAEB no planejamento de políticas públicas de formação docente".
A líder do GEPES, Profa Dra Simone Amorim, é destaque nas notícias da Universidade Tiradentes. A professora vem inovando suas práticas de ensino através da plataforma virtual /digital. Ela vem dando suas aulas e feito reuniões do grupo de pesquisa de maneira atrativa e participativa, utilizando novos modelos de ensino/aprendizagem.
Primeira aula da disciplina Pesquisa em Educação, ministrada pela Profa. Dra. Simone Amorim. Momento de conhecer, compartilhar e estabelecer conexões com os alunos do doutorado em Educação (PPED/Unit).
No dia 9 de março de 2020 foi realizada a aula inaugural do PPED - UNIT, na qual foi abordado o tema: saúde mental e física da pós graduação. O evento teve a participação das nossas integrantes Kelly, como cerimonialista, e Dayse, falando sobre a sua experiência no Mestrado em Educação. No mais, ocorreram as palestras da Professora Katita e do Professor Estélio Dantas, onde foram abordados temas como depressão, ansiedade e a importância da atividade física e vida saudável para os estudantes de pós-graduação.
Hoje, 3 de março, ocorreu a defesa de Mestrado em Educação da nossa integrante Kelly Rocha. Ela defendeu a pesquisa intitulada "Opelina Rollemberg e a docência inspirada na arte do cuidar: contribuições da protagonista da enfermagem sergipana (1920 - 1942)". Um momento único e cheio de conhecimento a respeito do tema. Parabéns, Kelly!
A convite da Profa. Dra. Simone Amorim, as professoras Allessandra Elisabeth e Nadja Soares apresentaram palestra sobre "Challenges in Teacher Education: public and private schools perspectives". O evento ocorreu no Tiradentes Innovation Center no dia 15 de janeiro de 2020 e estava inserido nas atividades do MIT Startup Labs.
Participação da Profa. Dra. Simone Silveira Amorim (PPED/Unit) no I Seminário de Internacionalização do PPGED/UFS. A mesa redonda foi compartilhada com o Prof. Dr. Alfrancio Ferreira Dias e teve como tema “Experiências de Pós-doutorado no exterior e redes de pesquisa”. O evento ocorreu no Auditório da Didática V, UFS no dia 12 de dezembro de 2019.
Entre os dias 23/04 (quarta) e 22/05 (quinta), o Gepes promoveu reuniões com a temática Educação Comparada, conduzidas pelos doutorandos Ícaro Franca e Manoela Barbosa.
O debate trouxe reflexões sobre diferentes contextos educacionais ao redor do mundo e suas influências nas práticas pedagógicas e, por meio de oficianas, proporcionou a imersão dos participantes nos meandros da proposta metodológica, culminando em um rico momento de diálogo, troca e reflexões.