Quem Somos:

O GEPES (Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas) nasceu a partir do entendimento de que um país que não investe na educação não consegue alcançar o desenvolvimento tão necessário a uma nação.

Com essa perspectiva em mente, ressalta-se aqui a importância dos Temas da Lei nº 13.005/2014 (Lei do PNE) em seu item IV quando defende a melhoria da qualidade da educação. Assim, no Brasil, procura-se estabelecer uma conexão entre ensino, pesquisa e extensão a fim de alcançar o que está preconizado na legislação educacional. Neste sentido, a pesquisa se configura elemento essencial para a produção do conhecimento, preparando pesquisadores em Educação em suas atividades próprias da investigação científica, estabelecendo o intercâmbio de cooperação acadêmica com instituições nacionais e estrangeiras, a fim de haver um aprofundamento na pesquisa, na produção e na socialização do conhecimento. O ensino e a extensão estão intrinsecamente ligados a este processo, pois os espaços de transmissão de saber são essenciais para que os resultados de pesquisa alcancem o indivíduo e, consequentemente, a sociedade em que está inserido, levando conhecimento, desenvolvimento e novas perspectivas a todos os que estiverem ao seu alcance. Nesse sentido, ressalta-se a importância da formação com ênfase nos valores éticos em que deve se fundamentar uma sociedade.

Desta forma, o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas tem como objetivo investigar os processos educativos na sociedade a fim de compreender a atuação dos sujeitos da educação e suas práticas na produção de conhecimento e inovação, inclusive relacionando-se com o desenvolvimento do comportamento humano nos contextos sociais e históricos em que vivem.

Tendo como líder a Profa. Dra. Simone Silveira Amorim, o GEPES tem fomentado e produzido pesquisas desde 2013 sob a perspectiva da Educação e Formação docente. Formalmente constituído a partir de 2015, tem contribuído efetivamente para desenvolver pesquisas e projetos, no âmbito da graduação, de Iniciação Científica e da pós-graduação, de Mestrado e Doutorado.

Os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão do GEPES se desenvolvem sob o tema Desvelando os sujeitos, suas práticas e as instituições educativas: aspectos formais e não formais da educação. Assim, o GEPES tem se comprometido a investigar os processos educativos na sociedade a fim de compreender a atuação dos sujeitos da educação e suas práticas na produção de conhecimento e inovação, inclusive relacionando-se com o desenvolvimento do comportamento humano, nos contextos sociais e históricos em que vivem. Tem-se como foco a consecução de processos (não) formais de educação decorrentes da relação entre sujeito e sociedade, independente do período histórico em que estão inseridos. Entende-se, ainda, a necessidade de se compreender a ação das instituições educativas, em suas versões formais e informais, assim como suas atividades na sociedade por se constituírem em locus de execução de práticas educativas, desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem, bem como de formação docente.