Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2009), Licenciado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011), Especialista em Ciências Ambientais pelas Faculdades Integradas de Patos (2010) e em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Montenegro (2012), Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM (2015). Doutorando em Educação, pela Universidade Tiradentes - UNIT (2021). Já exerceu a função de Intérprete e professor do Atendimento Educacional Especializado - AEE. Atualmente é professor de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Iguatu e pesquisador em Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA) e Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Formação Docente, Educação Inclusiva, Ensino de Línguas e Literatura nas Relações Sócio-Políticas do Campo (Grup. Pes. e Est. em Educação, Linguística e Letras-GPEL). E coordenador das linhas de pesquisa Políticas, Práticas Institucionais, Inclusão e Aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais específicas e Fundamentos e metodologias para inclusão e acessibilidade.
Áreas de pesquisa: Fundamentos e metodologias para inclusão e acessibilidade, Políticas, práticas institucionais, inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas.
E-mail:
Redes sociais:
Autores: Damião Michael Rodrigues de Lima; Camila Barbosa Riccardi León; Alessandra Gotuzo Seabra; Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Resumo: Considerando a importância do vocabulário em língua de sinais para a aquisição de linguagem escrita nos surdos, o presente estudo analisou habilidades de reconhecimento de palavras, compreensão de leitura e vocabulário receptivo em Libras de alunos surdos, bem como verificou a correlação entre elas. Participaram 15 alunos surdos, com idades entre 13 e 22 anos, cursando ensino fundamental II e médio de escolas regulares municipais e estaduais de Iguatu (Ceará). Os participantes foram avaliados com o Teste de Vocabulário por Imagem Peabody (TVIP) em versão adaptada, bem como o Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLPP) para avaliar reconhecimento de palavras e o Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças (TCSE) para compreensão de leitura. A amostra apresentou desempenhos baixos tanto em vocabulário receptivo quanto nas competências de leitura, em relação a alunos ouvintes. Foi identificado padrão de leitura logográfico do grupo surdo, o que pode impactar na compreensão de leitura. Corroborando a literatura, os resultados evidenciaram que as competências avaliadas encontram-se associadas de forma positiva, com magnitudes de moderadas a altas. Dessa forma, o estudo evidenciou habilidades pouco desenvolvidas nessa amostra de estudantes surdos, porém revelou relação entre habilidades mais básicas de reconhecimento de palavras e de vocabulário com a habilidade complexa de compreensão de leitura.
Autores: Damião Michael Rodrigues de Lima, Francisco José de Lima, Roberta da Silva, Willian Frutuoso da Silva
Resumo: O artigo propõe refletir sobre possíveis implicações do ensino remoto emergencial como motivação ou causa potencial para a evasão de estudantes do IFCE. Com abordagem qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, cujos dados foram construídos mediante aplicação de questionário junto aos alunos regularmente matriculados em cursos da Instituição, que se constitui o lócus da pesquisa. As discussões indicam que os discentes do ensino superior dispõem de melhores equipamentos para acompanhamento das atividades remotas (computador e tablet), enquanto a grande maioria dos participantes do ensino técnico (integrados e concomitantes) dispõem apenas de aparelho celular. Os participantes apontaram falta de perspectiva quanto ao ensino, desmotivação, dificuldades em conciliar estudo e trabalho, problemas familiares, cansaço físico e mental. Quanto à infraestrutura em suas residências, destacaram: equipamentos inadequados, falta de acesso ou acesso limitado e falta de espaço adequado para estudar em casa. No que diz respeito às questões institucionais, os participantes do estudo indicam sobrecarga de atividades, disciplinas técnicas ministradas de modo virtual, falta de acompanhamento docente e metodologias de ensino inadequadas, as quais podem implicar em dificuldades para acompanhar os conteúdos e, consequentemente, em dificuldades de aprendizagem e possível abandono.
Autores: Izaías Araújo da Silva Júnior e Damião Michael Rodrigues Lima
Resumo: Apresenta reflexões sobre a Educação Física no contexto da Educação Inclusiva de crianças e jovens com deficiência, em um contexto de mudanças progressivas no sentido da inclusão de crianças e jovens nas escolas regulares.
Autores: Valneide de Morais Almeida Lima e Damião Michael Rodrigues de Lima
Resumo: Este artigo identifica metodologias que são viáveis ao ensino de Libras, expondo a Língua de Sinais e as possibilidades de efetivação do ensino dessa língua, apresentando metodologias utilizadas como facilitadoras nos processos de ensino e aprendizagem.
Autores: Salete Gomes do Nascimento, Ana Paula Pinheiro e Damião Michael Rodrigues de Lima
Resumo: Analisa como a acessibilidade para pessoas com deficiência está presente nos principais documentos jurídicos educacionais, identificando regularidades das formações discursivas para a promoção da acessibilidade nos principais documentos educacionais, analisando ainda os suportes e as formas de acessibilidade que devem ser ofertadas, além de material didático-pedagógico e da formação docente no ambiente inclusivo.
Autores: Margarida Maria de Oliveira Lima Pedroza e Damião Michael Rodrigues de Lima
Resumo: apresenta uma investigação de como se dá a abordagem sobre a temática a partir de seus conceitos e suas características, proporcionando ao professor o desenvolvimento de atividades que possam contribuir para o entendimento sobre gênero e diversidade de forma mais efetiva.