Histórico:

Este projeto foi idealizado a partir da defesa da tese intitulada Configuração do trabalho docente e a instrução primária em Sergipe no século XIX (1827-1880) em 30 de março de 2012, no âmbito da Universidade Federal de Sergipe. Durante minhas pesquisas, ao me deparar com a profundidade do tema e a riqueza das fontes consultadas, chamou-me à atenção a necessidade de criar um projeto que colocassem juntas as fontes que pesquisei a fim de facilitar o processo de pesquisa de outros que porventura viessem a se interessar sobre o tema.

É preciso também mencionar a premente necessidade de salvaguardar as fontes manuscritas, pois, ao visitar e pesquisar o Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES), por exemplo, verifiquei que em pouco tempo os ofícios e correspondências que eu estava pesquisando não poderiam mais ser acessados: as pacotilhas que são usadas para acondicionar os documentos não dão conta de preservá-los adequadamente. Na verdade, algumas delas já não estavam disponíveis para consulta.

Assim sendo, ao iniciar minhas atividades como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit) em março de 2013, tive minha tese publicada, com o apoio da Unit, em formato de livro. Visualizei a possibilidade de apresentar um projeto ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e quando foi lançada a chamada MCTI/CNPQ/Universal 14/2014, submeti o projeto tendo sido aprovado no final de 2014.

Foram pesquisados jornais e documentos manuscritos no Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES), no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, na Biblioteca Nacional, além do Arquivo Público da Cidade do Rio de Janeiro.