As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm causado um impacto significativo na forma como as pessoas percebem o mundo, a sociedade e as culturas. Elas redefinem a relação entre o ser humano e seu ambiente, influenciando as interações sociais, as percepções individuais e a educação.
Este avanço tecnológico trouxe uma avalanche de informações através de vários meios de comunicação, iniciada no século XX e início do XXI. As TDICs são consideradas ferramentas culturais resultantes da constante construção de conhecimento humano, integrando-se profundamente na sociedade contemporânea. A compreensão de como os conhecimentos científicos moldam a cultura e possibilitam o desenvolvimento de novos saberes destaca a relação dinâmica entre o ser humano e a sociedade, especialmente no contexto educacional.
Neste cenário, a relevância das práticas pedagógicas e o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem se tornam evidentes. Métodos inovadores devem estar fundamentados no conhecimento, na pesquisa e no envolvimento ativo dos alunos, buscando estimular o pensamento crítico e a compreensão analítica.
O papel do educador é crucial, proporcionando um ambiente que favoreça a reflexão crítica em vez de apenas transmitir conhecimento de forma mecânica. Ao integrar as TDICs, os professores podem melhorar suas aulas, promovendo a participação dos alunos em atividades que os incentivem a refletir sobre os conhecimentos, aplicá-los na prática, levantar hipóteses e desenvolver habilidades de resolução de problemas. Isso resulta em alunos mais motivados, com habilidades de pensamento crítico aprimoradas e uma aprendizagem mais profunda e significativa.
O estudo adotou uma metodologia de revisão integrativa, incorporando contribuições teóricas de diversos autores, como Bertoline et al., Araújo, Nonato, Moran, Gatti e Sandre, entre outros, destacando a importância das TDICs no contexto educacional, especialmente no ensino médio em escolas públicas.
As TDICs funcionam como ferramentas funcionais no ambiente educacional, contribuindo significativamente para reflexões sobre conhecimento, protagonismo e autonomia, potencializando o processo de ensino-aprendizagem.
O espaço escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na integração social do indivíduo. Nesse sentido, é vital uma evolução das instituições de ensino para contribuir com diferentes culturas e promover uma educação global, conforme destacado por Cabezudo et al. A educação global visa desenvolver uma cultura de avaliação, preparando as pessoas para lidar com contradições, estereótipos e para desenvolver habilidades de pensamento crítico, análise e abordagem de problemas considerando várias perspectivas.
Embora as tecnologias educacionais não resolvam todos os problemas da educação, são importantes para questionar o paradigma tradicional de ensino e estimular novas abordagens de aprendizagem. Suas possibilidades criam ferramentas de comunicação, informação e interação, exigindo uma reconfiguração das práticas pedagógicas por parte das escolas, professores e gestores.
O potencial transformador das tecnologias digitais no ensino está relacionado às demandas de uma sociedade cada vez mais imersa em recursos e dispositivos digitais, reforçando a necessidade de integração dessas tecnologias para aprimorar o processo educacional.
Referência:
VIDAL, Altemar Santos; MIGUEL, Joelson Rodrigues. As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 366-379. ISSN: 1981-1179.