Considerações Finais

Resultados

A tecnologia é algo de deveras importância na atualidade. Por meio desta, é possível possuir diversas informações sem precisar se locomover a local algum, apenas por intermédio da utilização de aparelhos eletrônicos, por exemplo. Estes, por sua vez, consistem em smartphones, tablets, computadores, televisões e outros. Por mais que, grande parcela da população possua acesso a estes, também há parte significativa sem essa acessibilidade e, isso se deve, a distribuição desigual no país, onde, muitos possuem pouco, e poucos detém de muito.

No que tange à educação, esses materiais são de grande utilização no processo de ensino-aprendizagem, pois é possível por meio da plataforma da internet pesquisar livros, artigos, assistir vídeo-aulas, promover bate-papos em grupos com intuito de troca de conteúdos e etc.

No questionado aplicado aos alunos de física dos últimos semestres da Universidade do Estado do Pará (UEPA), foi perceptível uma ligeira predominância na utilização de aparelhos eletrônicos, em detrimento de livros/jornais. Muitas pessoas ainda possuem o gosto do estudo por meio de recursos mais palpáveis, como o livro. Até mesmo nessa era tecnológica, pois há o excesso de informações e muitas vezes não há a triagem do conteúdo, podendo ser equivocado. Entretanto, a facilidade com que a pesquisa acontece na internet (veloz e específica) faz com que conquiste mais indivíduos do que aos livros ou jornais, além disso, no que se refere ao livro, muitos possuem um alto custo. E, como os celulares e smartphones custam um valor de alto custo maior ainda, e por desempenhar outras funções, quase 100% da população prioriza este.

Ademais, os jogos foram algo de grande destaque no relatório, o que fora algo que chamou atenção, uma vez que consiste em metodologias ativas à educação, as quais ainda estão em maior fase de potencialização. No que se refere a parte acadêmica, fora perceptível que grande parte possui currículo Lattes, experiência em docência, intenção de fazer pós graduação e outros.