Uso em sala de aula

Cinema em Sala de Aula

A linguagem cinematográfica é complexa e mistura emoção, envolvimento, enredo, ação, música, luz, movimento, mistério, desafio, suspense, por isso mesmo apresenta ampla capacidade de comunicação.

O cinema em sala de aula exige uma metodologia específica. Faz-se necessário escolher como apresentar aos alunos o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que atendam às expectativas de aprendizagem contempladas no planejamento do professor.

Ao incluir o cinema no planejamento, deve-se considerar a faixa etária, o nível de ensino, se o filme está diretamente relacionado com os conteúdos e se respeita os valores socioculturais do meio onde a escola está inserida.

O uso do filme não pode ser visto como apenas passar o filme, é necessário conduzir os alunos a uma percepção crítica, ou seja, tornar o filme significativo ao aluno.

O uso em sala de aula pode ocorrer de diversos modos, como o filme vinculado à uma discussão, roda de conversa, atividade avaliativa, prática artística e outros. A partir disso, o cinema é um meio inovador de promover o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que não consistirá em apenas a figura do professor perante a turma, em um monólogo ou diálogo simples.

Consistirá sim, em algo distinto, e criativo, pois por intermédio de filmes, os quais, para grande maioria dos indivíduos é algo deleitoso. E, consequentemente, promove uma compressão de maior acessibilidade.