Ensino Fundamental

3º Ano

Plano de Aula:

IDENTIFICAÇÃO:

Instituição de Ensino: E.E.F.M. Santa Maria de Belém

Município: Belém – Pa

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 3° ano Fundamental I (8 anos)

Turno: Manhã

Professor (a): Lucyleide Pereira

Cronologia: 3 aulas

Data: 27/06/2019

TEMA: Cinema em Sala de Aula


SUB-TEMA: “O Rei Leão”


JUSTIFICATIVA: O cinema (filme) é uma ferramenta fundamental, acessível e de alcance muito amplo em relação as crianças, especialmente, num momento em que a facilidade ao acesso de informações precisa ser mediada.


OBJETIVO GERAL:

Promover a consciência crítica-reflexiva sobre as atitudes e personagens do filme “O Rei Leão”

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Identificar os personagens

• Caracterizar a importância de cada um na história

• Valorização da família e amigos

CONTEÚDOS:

Nas Terras do Reino, na África, um leão comanda os animais como seu rei. O nascimento de Simba, filho do Rei Mufasa e da Rainha Sarabi, cria inveja e ressentimento no irmão mais novo de Mufasa, Scar, porque o seu sobrinho irá substituí-lo como herdeiro do trono. Depois de já ter crescido e se tornado um filhote, Simba é levado por Mufasa para um passeio pelas Terras do Reino, ensinando-lhe sobre as responsabilidades de ser um rei e o ciclo da vida. Mais tarde naquele dia, através das artimanhas de Scar, Simba e sua melhor amiga Nala vão explorar um cemitério de elefantes proibido, apesar dos protestos do mordomo e conselheiro real de Mufasa Zazu, um pássaro calau. No cemitério, as hienas Shenzi, Banzai e Ed atacam os filhotes, mas Mufasa, alertado por Zazu, aparece para resgatá-los e perdoa Simba por suas ações. Naquela noite, as hienas, aliadas à Scar, tramam com ele para matar Mufasa e Simba.

No dia seguinte, Scar atrai Simba para um desfiladeiro e lhe diz para esperar lá enquanto ele vai buscar Mufasa. Por ordem de Scar, as hienas iniciam uma grande debandada de qnus no desfiladeiro. Mufasa resgata Simba, mas quando ele tenta subir as paredes do desfiladeiro, Scar joga-o de volta para a debandada, matando-o. Simba encontra o corpo de Mufasa e Scar o convence de que ele foi o responsável pela morte de seu pai e o aconselha a fugir do reino. Quando Simba vai embora, Scar ordena às hienas que o matem, mas Simba consegue escapar. Scar anuncia aos outros leões que tanto Mufasa e Simba foram mortos na debandada e se nomeia como o novo rei, permitindo que um bando de hienas vivam nas Terras do Reino.

Depois de andar sem rumo por bastante tempo, Simba cai de exaustão em um deserto, chegando a quase morrer. Timão e Pumba, um suricate e um javali, encontram-no e cuidam dele até ele recuperar sua saúde. Simba cresce com eles na selva, vivendo uma vida despreocupada com seus amigos sob o lema "Hakuna Matata” ("sem preocupações"). Quando Simba se torna um jovem adulto, ele resgata Timão e Pumba de uma leoa faminta, que acaba por ser Nala. Ela e Simba se reconciliam e se apaixonam. Nala tenta convencer Simba a voltar para casa, dizendo-lhe que as Terras do Reino tornaram-se um terreno baldio sem comida e água. Sentindo-se culpado pela morte de seu pai, Simba se recusa e fica zangado com Nala, deixando-a desapontada e irritada. Quando Simba entra na selva, ele encontra Rafiki , um mandril, amigo e conselheiro de Mufasa. Rafiki diz à Simba que Mufasa está "vivo" e leva-o a uma lagoa. Lá, Simba é visitado pelo fantasma de Mufasa no céu, que diz que ele deve tomar o seu lugar de direito como o rei das Terras do Reino. Simba percebe que ele não pode fugir de seu passado e vai para casa. Nala, Timão e Pumba acompanham-no, e concordam em ajudá-lo na luta contra o tio.

Nas Terras do Reino, Simba confronta Scar, que provoca Simba falando sobre sua "culpa" na morte de Mufasa. Mas quando Scar empurra Simba para a borda da Pedra do Rei, ele admite que foi ele quem matou Mufasa e não Simba. Enfurecido, Simba contra-ataca e força Scar a revelar a verdade para os outros leões. Timão, Pumba, Rafiki, Zazu e as leoas enfrentam as hienas enquanto Simba procura por Scar. Ao tentar escapar, Scar é encurralado por Simba no topo da Pedra do Rei. Scar implora por misericórdia, dizendo que ele é da família e colocando a culpa nas hienas. Simba diz não mais acreditar em Scar, mas poupa sua vida e ordena-o a deixar para sempre as Terras do Reino. Scar humildemente passa por ele, mas, em seguida, ataca o sobrinho. Depois de uma batalha feroz, Simba lança seu tio que cai da Pedra do Rei. Scar sobrevive a queda, mas é atacado e morto pelas hienas, que ouviram a sua conversa com Simba.

Com a morte de Scar e a partida das hienas, Simba sobe para o topo da Pedra do Rei e assume o reino quando a chuva cai novamente. Algum tempo depois, as Terras do Reino são restauradas à sua antiga glória, e Simba olha feliz para seu reino com Nala, Timão e Pumba ao seu lado. Rafiki, então, apresenta o filhote recém-nascido de Simba e Nala para os habitantes das Terras do Reino e o "ciclo da vida" recomeça.

METODOLOGIA (PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS)

1ª Etapa: Será falada uma breve história do cinema, onde surgiu, seu inventor, criações e grandes lançamentos e a importância da tecnologia usada em favor da educação.

2ª Etapa: Exibição do filme da Walt Disney, “O Rei Leão” (1994).

3ª Etapa: Após a exibição do curta, a discussão inicial deve se voltar agora em relação à obra. Quais elementos mais chamaram a atenção dos alunos? Qual é o espaço físico em que a narração se desenvolve e como ele impacta sobre a história? A discussão também pode ser um bom momento para que os alunos contem sua experiência/ opinião pessoal sobre como agiriam em relação a algumas situações vistas no filme. .

RECURSOS DIDÁTICOS:

· Data Show, aparelho de som; notebook

· Filme “O Rei Leão

· Recursos humanos (Professores, alunos)

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita observando-se o interesse dos alunos sobre o tema, participação nas atividades propostas em sala, será passado um QUIZ com perguntas sobre o filme e o aluno que tiver a maior quantidade de acertos ganhará 2 ingressos para assistir a nova versão do filme.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Antes mesmo que o processo de alfabetização formal se inicie nossas crianças aprendem hoje em dia a usar vários tipos de mídias, a TV, a internet e o cinema são exemplos desta aprendizagem.

Como meio, não é demais acrescentar que são inúmeras as possibilidades de trabalho com essa linguagem. Por meio da riqueza de imagens, por exemplo, é possível compreender criticamente o mundo, o comportamento do “outro”, sua cultura, as novas e outras tecnologias e até mesmo novas formas de ler e de conhecer o que não está ao redor ou ao alcance de nós.


REFERÊNCIAS:


TAVARES, Ingrid. Uma Breve História do Cinema. Super Interessante, 2005.

Acesso em 19 de Junho de 2019.

https://super.abril.com.br/cultura/a-historia-do-cinema/

Acesso em 20 de junho de 2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Rei_Le%C3%A3o


Respostas:

1 - SARABI

2 - TIO E SOBRINHO POR PARTE DE PAI

3 - É MORTO PELAS HIENAS

4 - KOVU

5 - RAFIKI

6 - SURICATO

7 - "ISSO É VIVER, É APRENDER, HAKUNA MATATA"