Curso de Licenciatura em Pedagogia (Noite) 2022.2
Uma breve história de Podcast:
O podcast, é uma vertente de informação oriundo do fim dos anos 2000 com a chegada da novidade da web, de aplicativos como Orkut, Facebook e MySpace, onde era possível ater debates em áudios com grupos cada vez maiores. O nome "podcast" não tem uma definição correta, para SILVA e SILVA (2019), de conteúdos digitais de áudio cujo objetivo que podem retratar os diversos temas. Ele se caracteriza pela fala de mais de um participante responsáveis pelo bate papo expositivo, envolvendo qualquer assunto.
Discussão em foco: Materiais impressos como recurso pedagógico:
O meio de ensino é tudo aquilo que pode ser utilizado para desenvolver as habilidades e competências dos campos de experiência. O material didático é tudo aquilo que possa ser usado como recurso pedagógico para o meio de ensino, que transfira ao aluno entendimento do objetivo de aprendizagem. Os materiais didáticos são classificados em: Impressos, audiovisual e tecnológico.
Neste podcast, iremos abordar dois itens, classificados como materiais impresso: O livro didático e o jornal impresso.
A produção do podcast:
A produção começou com a estruturação do roteiro, a discussão em grupo sobre as divisões e encargos na produção, bem como, pesquisas relacionados aos assuntos abordados, levantamento do material teórico. O proximo passo seria decidir como seria gravado o podcast, chegando ao concensso de gravações individuais. O podcast foi dividido em dois epsódios com três comentaristas em cada. Ambos episódios foram gravados no mesmo dia com o uso do aplicativo ARCHOR e disponibilizados na plataforma de streaming SPOTIFY.
Informações adcionais serão encontradas no roteiro a seguir.
O roteiro pronto:
Recursos de produção e postagem:
Foto: Imagens do Google
O livro didático é um recurso importante na educação escolar, ele serve como base para o ensino e aprendizado dos alunos, fornecendo informações e conteúdos de maneira organizada e sistematizada. Além disso, ele também pode ser utilizado como ferramenta de avaliação e acompanhamento do progresso dos estudantes.
Entretanto, é importante que o uso do livro didático seja complementado por outras fontes e atividades pedagógicas, a fim de promover um aprendizado mais significativo e completo.Eles são escritos por especialistas na área e seguem um currículo especifico para ensinar os estudantes, normalmente a estrutura de um livro didático pode variar, mas geralmente inclui: título, sumário,introdução,capítulos,ilustrações, gráficos, tabelas, atividades, questões de revisão,glossário,bibliografia ou referências. Para acessar o episódio 1 do podcast clique aqui!
Foto: Imagens do Google
Para a educação, o jornal é capaz de transferir para dentro da sala de aula, uma relevância ao exercício da leitura e mesmo da escrita. A escola deve garantir ao aluno, acesso aos textos de meio social, para que assim, estes possam aprender sua estrutura e além de também produzir textos, possam interpreta-los.
O uso do jornal mostra que o conhecimento pode ser de acesso mais diversificado, inclusive compartilhados com os meios de comunicação em massa, e não exclusividade da escola. Como um meio que retrata momentos significativos da historia de conhecimento do aluno, o sentimento de cidadania o conduz na busca por conhecimento. Para acessar o episódio 2 do podcast clique aqui!
REFERÊNCIAS:
Gouvêa, G., Pimenta, M., & Casari, I. S.. (2014). "Jornal papel": documento e dispositivo pedagógico. Cadernos CEDES, 34(Cad. CEDES, 2014 34(92)). https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000100002