Apoio ao Movimento SOS Arthur Bernardes
...Diante da argumentação aqui apresentada, recomenda-se a suspensão imediata de toda e qualquer atividade que envolva supressão de árvores, vegetação ou alteração de quaisquer contextos mesológicos relacionados, além da elaboração urgente de estudos profundos que avaliem, na proporção direta da relevância do espaço citado, o impacto ambiental do empreendimento, incluindo a indicação de medidas mitigadoras, compensatórias e a proposição de programas ambientais específicos.
A supressão da arborização da Avenida Arthur Bernardes será catastrófica para a Avifauna de Curitiba (leia aqui)
...Desta forma, nos unimos à voz do movimento SOS Arthur Bernardes e dos outros movimentos da cidade que solicitam à prefeitura de Curitiba que pare imediatamente as obras para uma ampla discussão com a população, mediante os necessários estudos de risco e de custo-benefício que aparentemente não foram realizados.
Carta de Apoio ao Movimento SOS Arthur Bernardes de todos os Cursos de Pós-Graduação ligados à Biodiversidade da UFPR (leia aqui)
Memorial Chrostowski
Iniciativa em memória de Tadeusz Chrostowski (n. Kamionka, Polônia: 25 de outubro de 1878; f. Pinheirinho, Matelândia/PR: 4 de abril de 1923), naturalista polonês, especializado em Ornitologia e curador da Seção de Aves Neotropicais do Museu Polonês de História Natural (Muzeum i Instytut Zoologii / Polskiej Akademii Nauk) em Varsóvia. Ele realizou três expedições científicas para o estado do Paraná, entre 1910 e 1923, ano em que faleceu, no atual Parque Nacional do Iguaçu, em plena atividade de pesquisa. Foi o pioneiro dos estudos sobre a avifauna paranaense, publicando o primeiro artigo técnico sobre essa temática, bem como diversos outros, incluindo descrições sobre a imigração polonesa ao Brasil. É considerado o Patrono da Ornitologia no Paraná.
Visite o site aqui
Proibição de Fogos de Artifício em Curitiba
Movimento idealizado em dezembro de 2014, por meio do Facebook, levantando a necessidade de proibição de uso de fogos de artifício com estampidos na cidade de Curitiba. Argumentos foram apresentados em 2015; 2016; 2017a, b, c, d; 2018a,b, c; 2020a, b, c; 2022, 2023. O esforço foi recompensado, em 20 de dezembro de 2019, pela Lei Municipal n° 15585/2019, proibindo a "queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de alto impacto ou com efeitos de tiro", como resultado do projeto de lei apresentado pela vereadora Fabiane Rosa.
IPAVE: Inventário Participativo das Aves do Paraná
O IPAVE-PR (Inventário Participativo das Aves do Paraná) é uma iniciativa própria de pessoas e instituições, sem finalidade comercial. Seu objetivo é congregar observadores e fotógrafos de natureza, reunindo-os sob esforço organizado para registrar a biodiversidade, especialmente as aves, em todo o Estado do Paraná. Encontra-se em preparação a edição de 2024, tal como o evento realizado em 2012 e cujos resultados foram publicados em uma obra específica (baixe o livro do IPAVE-2012 aqui).
Visite o site aqui.
Movimento em Defesa do
Museu de História Natural Capão da Imbuia
em preparação