O tecnólogo em materiais está habilitado a atuar na pesquisa, desenvolvimento e processamento de novos materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos ou compósitos. Pode fazer parte do setor de projetos, controle de qualidade e inspeção de materiais, com competências e habilidades tais como:
- Gerenciar a qualidade da matéria-prima, processos de produção, produtos e serviços;
- Selecionar materiais e processos, planejar e supervisionar testes e equipamentos;
- Assessorar a transformação de matérias-primas, desenvolver produtos, processos e aplicações;
- Participar de sistemas de gestão ambiental de qualidade de produção;
- Desenvolver e aplicar soluções, inovações e pesquisas de caráter científico e tecnológico em áreas que necessitem o emprego dos mais variados tipos de materiais;
- Elaborar documentação técnica.
Áreas de Atuação:
O tecnólogo em materiais atua na pesquisa, desenvolvimento, produção e aplicação de novos materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos ou compósitos. Possui forte atuação no setor de projetos, controle de qualidade e inspeção de materiais: monitora desde a seleção da matéria-prima, definição dos métodos de produção até a aplicação industrial, assim como qualifica e avalia o desempenho desses materiais.
É o profissional que projeta estruturas, propriedades e processos de fabricação para desenvolver novos materiais com propriedades específicas que possam satisfazer as necessidades do mercado e tecnologias atuais.
O emprego industrial é composto por um amplo espectro de indústrias, incluindo petroquímica, metalúrgica e siderúrgica, automobilística, aeronáutica, construção civil, de embalagens, refratários, plásticos e borrachas, vidros, pisos e revestimentos, porcelanas, celulose, resinas, ligas metálicas, entre outras.
Atualmente, destaca-se por uma forte demanda deste profissional na área de reciclagem e desenvolvimento de materiais sustentáveis. A atuação do tecnólogo em Materiais abrange também a prestação de serviços; consultoria; instituições de ensino e pesquisa, de desenvolvimento científico e tecnológico em organizações públicas e particulares.
O aluno egresso pode candidatar-se aos programas de mestrado, doutorado e cursos de especialização em virtude de sua ampla formação, além de poder participar de concursos públicos.