"Colcha de Retalhos"

"Num sábado de 1937 [...] o locutor de 'A Voz de Araras', Inácio Zurita Sobrinho, anuncia a adolescente Ana Silva, que, pela primeira vez, se utilizava de um microfone para cantar em um ambiente público. A praça ficou lotada para assistir à nova cantora da cidade. A jovem passou a ser 'a esperada' para as exibições seguintes, que sempre ocorriam aos sábados à tarde ou nos domingos, pela manhã e pela noite ." (SANTOS JÚNIOR, 2010, p. 39-40).

Prédio da Rádio Zurita, que, na década de 1930, veiculava no município o programa "A Voz de Araras".
Acervo Casa da Memória de Araras - SP.

Desde cedo, Inhana já se envolvia com a música. Sua família era composta por muitos músicos amadores. Ainda adolescente, junto à irmã Maria das Dores, passou a fazer parte da orquestra Jazz Band de Araras, na qual já atuavam seus dois irmãos mais velhos José do Patrocínio e Luiz Gonzaga.

Com o sucesso da Jazz Band de Araras ─ selecionada, inclusive, para participar de concursos nacionais ─ Inhana recebeu o convite de Lucia Helena, apresentadora de um programa na Rádio Clube de Rio Claro-SP, para apresentar-se na emissora aos domingos.

A partir desse momento, Inhana passou a ser conhecida como “A voz de Araras”, que, até então, era apenas o nome do programa veiculado nos alto-falantes da Rádio Zurita.

Neste áudio, Neusa Maria Pereira Lima conta como sua mãe acompanhava Inhana no programa "Voz de Araras"

Ouça, na voz de Inhana, um pouco sobre o início de sua carreira:

MPB Especial