Inhana

A Voz de Araras

Este é o primeiro passo de um reparo necessário.

Apesar de todas as adversidades e limitações ocasionadas pela pandemia, a sensação que temos é de que a missão foi cumprida.

A semente está plantada.

Em nome da Prefeitura de Araras, esta secretaria tem a honra e o orgulho em promover o resgate histórico à memória da maior artista ararense, Ana Eufrosina da Silva Santos, a nossa Inhana.

E neste feito é de fundamental importância alguns agradecimentos.

A toda a sociedade ararense que abraçou e compartilhou esta proposta com imensa alegria.

Aos artistas e demais profissionais envolvidos, que generosa e voluntariamente dedicaram o seu tempo e talento a este projeto.

E aos servidores públicos municipais, de todos os setores, em especial, os da Secretaria Municipal de Cultura, cujo espírito de equipe, colaboração e confiança permitiram que este projeto ganhasse vida.

Uma palavra: gratidão.

O sonho tornou-se realidade.

A arte salva!

Secretaria Municipal de Cultura.

"A estrela que surgiu"

Nesta terceira década do século 21, o mundo tem sofrido com os problemas gerados pela pandemia da COVID-19. Aqueles que, dos mais diversos modos, trabalham com cultura e arte são especialmente afetados e lutam para sobreviver em um contexto de incertezas. Valorizar esses trabalhadores implica reconhecê-los como agentes transformadores da sociedade e criadores de esperança.

Essa transformação e esperança também estão profundamente ligadas ao reconhecimento e à celebração de nossa história. Celebrar a cultura é celebrar nossa história. Por isso, a cidade de Araras, por meio de sua Secretaria da Cultura, tem o orgulho de celebrar uma de suas artistas mais famosas e respeitadas: Ana Eufrosina da Silva Santos, Inhana, a ararense que integrou a dupla “Cascatinha e Inhana”.

Para isso, em tempos de pandemia, apresentamos uma exposição virtual sobre a artista ― que, neste ano de 2021, celebraria 98 anos de vida ― para prestar a mais justa homenagem não apenas a ela, mas a todos os trabalhadores da cultura ― especialmente, os ararenses ― em suas mais variadas áreas de atuação.

Álbum de família.
Acervo Museu Municipal de São José do Rio Preto - SP.

Ana Eufrosina da Silva Santos, conhecida nacionalmente como Inhana, foi uma das mais importantes artistas de nosso cancioneiro popular. Junto ao seu companheiro Cascatinha, formou uma das duplas de grande sucesso da Música Popular Brasileira e teve o seu maior destaque entre as décadas de 1950 e 1970.

Percorreremos sua trajetória apresentando vídeos, fotografias, recortes de jornais e revistas, além de alguns depoimentos. A ideia é apresentar aspectos importantes que compõem sua identidade, relações familiares e atuação artística.

Esperamos que curtam o passeio. Vamos começar?

Álbum de família.
Acervo Museu Municipal de São José do Rio Preto - SP.