Aqui está tua própria oportunidade de fazer o teu próprio papel de tornesol para testar ácidos e bases (álcalis). É feito com bagas e é facílimo!
1/2 chávena de bagas (morangos, amoras ou framboesas)
pequenas tiras de papel branco poroso
uma tigela pequena
água
toalhas de papel
um garfo
uma colher de chá
Tiras os pés das bagas e coloca-as numa tigela. Esmaga as bagas com o garfo até parecer uma compota. Acrescenta um pouco de água para diluir o sumo. Mergulha as tiras de papel no sumo e deita colheradas de sumo por cima delas até ficarem bem revestidas. Passa as tiras de papel entre o polegar e o indicador para retirar o excesso de polpa. Põe as tiras a secar em cima de toalhas de papel. Quando estiverem secas, tira qualquer pedacinho de polpa ou de pele que tenhas deixado passar e o teu tornesol está pronto para ser usado.
O papel de tornesol feito com as amoras roxas ficas vermelho rosado nos ácidos e roxo escuro nos compostos alcalinos ou bases. Estas tiras de papel são as melhores para experiências com tornesol, pois são as que mais mudam de cor.
O papel de tornesol feito com as framboesas roxas fica roxo avermelhado nos ácidos e roxo azulado claro nas bases.
O papel de tornesol feito com morangos rosados (embora menos visível que os dois) fica rosa vivo nos ácidos e azul rosado claro nas bases.
Estás muito confuso? Não te preocupes! Vamos dizer-te como é que podes recordar-te com facilidade: o papel que ficar mais vermelho está a reagir aos ácidos, enquanto o papel que ficar mais azul está a reagir às bases.