A pessoa realiza-se nas dimensões biológica e social. Contudo, só se completa na dimensão espiritual. É esta característica que distingue o ser humanao dos outros animais.
Consiste na capacidade de pensar, de amar, de tomar decisões livres e de agir sobre o mundo, participando na obra do Criador. Embora outras espécies animais tenham comportamentos que se aproximam dos comportamentos humanos, a dimensão espiritual forma o Homem como um ser qualitativamente distinto.
São também manifestações da vida espiritual do ser humano:
as descobertas científicas,
as realizações tecnológicas,
as produções artísticas...
Cada pessoa é assim capaz de contribuir para a construção de um mundo mais rico, onde a beleza, a verdade, a justiça e o amor possam orientar o comportamento humano e a vida das sociedades.
A inteligência, impelida pela sabedoria, conduz a pessoa a uma permanente procura do bem, no relacionamento com os outros e consigo própria. A consciência moral é um dos aspetos que torna o ser humano qualitativamente diferente de todos os outros seres.
A capacidade de amar, aspeto central da vida espiritual, é a marca da presença de Deus (transcendente) em cada um. Quem ama procura a verdade e o bem em cada situação da vida quotidiana. Está, assim, aberto aos outros, seus irmãos, e eventualmente, a Deus. A dimensão espiritual é também a capacidade de cada indivíduo se relacionar com Deus, faculdade esta que só ocorre entre os humanos.
Atividade da página 23 (Manual do Aluno) ou Plickers.