A pessoa caracteriza-se por diferentes dimensões que podemos agrupar em três: a biológica, a social e a espiritual.
A dimensão biológica caracteriza todos os seres vivos, tornando-os, neste aspecto, semelhantes.
A dimensão social encontra-se associada às espécies animais, à sua capacidade de comunicação e de organização em grupo; no entanto, no ser humano, esta dimensão é muito mais complexa, como podemos verificar pela organização das sociedades humanas.
A dimensão espiritual é a vida interior do ser humano: a sua capacidade racional (o pensamento) , a vontade e a consciência moral, a afetividade(sentimentos, emoções) e a relação com o transcendente. Todas estas capacidades espirituais estão na base da comunicação com os outros, que acontece a um nível muito superior ao dos animais, especialmente através da complexa linguagem verbal.
Um dos aspetos que distingue o ser humano de todas as outras espécies é a sua capacidade de distinguir entre o bem e o mal, de tomar decisões livres e responsáveis, agindo assim sobre a realidade que o rodeia orientado por valores éticos e pela capacidade de análise da realidade.
Somos, portanto, livres e capazes de tomar opções individuais. Mas as pessoas, embora partilhem muitos aspetos que têm em comum, não são iguais. Cada pessoa tem as suas particularidades e é naturalmente irrepetível.
Nas próximas atividades letivas vamos explorar cada uma destas dimensões humanas. Deixo um resumo dos conteúdos abordados até agora num vídeo realizado por um professor de EMRC.