A palavra "Pessoa", de origem latina, deriva de persona, «máscara de teatro»; por extensão, significa o papel atribuído a essa máscara, a "personagem". Relacionado com o ser humano, o pensamento cristão e, sobretudo, Santo Agostinho, usou a palavra para se referir às três pessoas (divinas) da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. A palavra "pessoa" designava a capacidade de estabelecer relação com os outros.
Neste sentido, pensa em três coisas que te levam a pensar no conceito de "Pessoa". Depois, digitaliza o Qr-Code seguinte (ou acede a www.menti.com e usa o código que aparece no quadro) e escreve essas ideias.
O que é ser pessoa?
Homens, mulheres, crianças, todos serão pessoas?
E aqueles que são diferentes de nós? Serão pessoas?
Vê o pequeno excerto do filme "Monstros vs Aliens" e comenta se depois da transformação ocorrida a Susan, se ela é uma pessoa ou um monstro, e porquê.
Cada ser humano nasce inserido numa determinada comunidade. Desenvolve-se na família, no grupo de amigos, na escola e nos vários contextos com os quais contacta. Da comunidade recebemos saberes e valores, através das experiências que vivemos e da abertura à realidade que nos rodeia. Temos consciência da nossa existência, das nossas experiências e aprendemos com elas. Afirmamo-nos através dos nossos pensamentos, sentimentos e afetos, os quais comunicamos aos outros através da linguagem, verbal ou corporal. Por intermédio da linguagem, conseguimos partilhar as nossas experiências, manifestanto aos outros o que somos e aquilo em que acreditamos. De igual modo, revelamos a nossa intimidade, os nossos pensamentos e afetos através de palavras e comportamentos. Desenvolvemos a nossa experiência espiritual, exteriorizamos os sentimentos e manifestamos a nossa inteligência, abrindo-nos aos outros e a Deus.
Na nossa relação com os outros vivemos em liberdade dando cumprimento aos nossos direitos e deveres, como forma de mostrar a nossa singularidade, mesmo que inseridos numa comunidade.
Estas são as características que nos distinguem dos outros seres vivos:
A Liberdade;
A Racionalidade (Razão, Pensamento, Inteligência);
A Comunicação;
Os Sentimentos;
Os Direitos e Deveres;
A Dimensão moral (bem/mal);
A Dimensão espiritual/religiosa, abertura ao transcendente.