O ser humano afirma-se em sociedade através da família e dos diversos grupos sociais e culturais aos quais pertence. Nela, cada ser humano estrutura os seus conhecimentos e valores que influenciam as suas atitudes e os seus comportamentos, bem como as suas decisões. A família tem uma importância fundamental no desenvolvimento da pessoa. Nela fazemos a primeira experiência de sermos únicos.
As associações culturais e recreativas, os clubes desportivos, assim como outras instituições favorecem a participação das pessoas na vida social. São formas de socialização que manifestam a tendência natural das pessoas para cooperarem, procurando atingir objetivos que vão muito para além das suas capacidades individuais. As associações estimulam as aptidões de cada pessoa, o seu espírito de iniciativa e de responsabilidade, contribuindo para o exercício da cidadania.
A vivência em sociedade permite a realização a vocação humana vez que, em princípio, as sociedades estão orientadas para a realização de cada indivíduo e para o cumprimento do bem comum.
O ser humano tem a capacidade extraordinária de comunicar as suas experiências individuais aos outros através da linguagem. Na comunicação, utilizamos a linguagem verbal - recorrendo a palavras e sons - e a não verbal - gestos, posturas do corpo. A linguagem não verbal pode reforçar ou prejudicar a mensagem que pretendemos transmitir.
Lê o texto, Kanimanbo Calunga!, da página 19 do Manual, e realiza o desafio que te proponho.