AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
De início, destaca-se que a avaliação diagnóstica não deve ser vista apenas como um meio de medir o desempenho dos estudantes, mas como uma oportunidade de conhecer suas potencialidades e dificuldades. Além disso, este instrumento pode ser um guia para o planejamento e a organização do trabalho pedagógico.
Para o início do ano letivo de 2025, a Semed, disponibiliza um banco de 20 (vinte) questões abertas e de múltipla escolha, para cada componente curricular, e que podem ser selecionadas ou adaptadas pelos docentes de acordo com seu contexto.
A avaliação diagnóstica revela-se um instrumento indispensável para o avanço do ensino nas escolas da Reme, permitindo um olhar detalhado sobre o desenvolvimento dos estudantes.
Ao possibilitar intervenções pedagógicas a partir dos resultados, ela contribui diretamente para a elevação da qualidade de ensino.
Ressalta-se que a Avaliação Diagnóstica não é um instrumento isolado, aplicado apenas no início do ano letivo, mas deve estar em consonância e articulada com os procedimentos avaliativos desenvolvidos durante os processos de ensino e de aprendizagem.