Projetos de pesquisa

2021 - Atual

Aplicação do Laboratório de Mudanças em uma escola municipal de Limeira/SP

Descrição: No Brasil, apresenta-se tanto do ponto de vista estatístico, abrangendo análise quantitativa, quanto do ponto de vista da narrativa dos trabalhadores, quando em uma ênfase qualitativa, estudos diagnósticos sobre a situação do ensino bem como das condições de trabalho dos professores. Sintomas de stress, níveis de ansiedade e/ou depressão, afastamentos em função de prejuízos à saúde mental são apontados em estudos envolvendo a categoria profissional docente. Em vista de tais aspectos, este projeto de pesquisa diz respeito a levantar os sentidos das problemáticas, compreender circunstâncias relativas às origens históricas do trabalho docente e as implicações na saúde física e mental destes profissionais, tendo por objetivo abordar e experienciar o método denominado Laboratório de Mudança, fundamentando-se neste na qualidade de metodologia de pesquisa, agregando-se o referencial da Teoria da Atividade Histórico Cultural, tendo como objeto o trabalho dos professores considerando o contexto escolar da rede municipal de ensino da cidade de Limeira - SP..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Coordenador / Thaís Campos Paixão de Carvalho - Integrante / Flávia Traldi de Lima - Integrante / INGRID BARBOSA BETTY - Integrante.



2020 - Atual

Inovação e transformação da atividade de prevenção de riscos profissionais - ITAPAR

Descrição: Esta proposta está enraizada no contexto da importância dos acidentes de trabalho no Brasil e da estagnação na França. Entendemos a prevenção como uma atividade coletiva realizada ao longo do tempo, do espaço e de múltiplos parceiros. A atividade de prevenção pode ser conceituada como uma orquestração parcialmente improvisada de atuação colaborativa (Engeström 2008). Ela pode ser abordada em três níveis: 1) uma rede de vigilância da saúde e segurança dos trabalhadores desenvolvida por órgãos públicos; 2) a atividade coletiva de prevenção de lesões/doenças relacionadas ao trabalho; 3) a autoproteção dos trabalhadores. Esta investigação tem por objectivo: 1) compreender a atividade coletiva de prevenção nesses três níveis; 2) identificar áreas potenciais para o desenvolvimento dessa atividade; 3) apoiar a inovação nessa atividade coletiva de prevenção, mobilizando Laboratórios de Mudança (Virkkkunen & Schaupp 2008) e métodos de simulação da pedagogia crítica (Freire, 1970). Este trabalho será realizado no Brasil e na França permitindo comparar e melhorar a atividade de prevenção em ambos os países..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Integrante / Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela - Coordenador / Ildeberto Muniz Almeida - Integrante / Marco Antonio Pereira Querol - Integrante / José Marçal Jackson Filho - Integrante / Mara Alice Conti Takahashi - Integrante / Maria Adelaide Araújo do Nascimento - Integrante / Iracimara de Anchieta Messias - Integrante / Manoela Gomes Reis Lopes - Integrante / Raoni Rocha Simões - Integrante / Vivian Aline Mininel - Integrante / Amanda Aparecida Silva Macaia - Integrante.



2018 - 2021

PD-00063-3036/2018 - Ergonomia, Biomecânica e Cibernética: Tecnologias para o Eletricista do Futuro: Contínuo Aumento de Produtividade com Melhoria do SSQV

Descrição: Mapear e desenvolver novas soluções para eletricistas de rede, em termos de ferramentas, equipamentos e metodologias de trabalho para as atividades operacionais de manutenção de redes de distribuição da CPFL, com foco em Linha Viva de Média Tensão (LV), baseadas na utilização de conceitos organizacionais, físicos e cognitivos da Ergonomia, da Biomecânica e da Cibernética, que visam ao incremento produtivo com mitigação de impactos ergonômicos, e consequente melhoria dos indicadores de SSQV. Mapeando-se as atividades e processos de trabalho do eletricista (LV) da CPFL, apoiada em um benchmarking nacional e internacional nesse campo em Concessionárias, Centros de C&T e Fabricantes, serão identificadas e analisadas oportunidades de melhoria em um grupo-chave de atividades, para o qual mais se adeque a aplicação integrada do estado-da-técnica em avanços na Ergonomia, Biomecânica e Cibernética..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Integrante / José Luiz Pereira Brittes - Integrante / Milton Shoiti Misuta - Integrante / Ronaldo Roncolatto - Coordenador.



2017 - 2020

CONTROLE E PREVENÇÃO DE BURNOUT EM PROFESSORES E SERVIDORES LIMEIRESES QUE LIDAM DIRETAMENTE COM O PÚBLICO

Descrição: Identificar o nível de estresse e Burnout em professores da rede municipal de Limeira-SP com a finalidade de compreender a situação dos professores e ou as equipes de educação e propor estratégias de promoção, prevenção e intervenção que minimizem a situação com que se deparam esses sujeitos e contribuam para melhorar a qualidade de vida dos mesmos. Verificar a vulnerabilidade dos professores diante o aparecimento de sintomas relacionados com a síndrome de Burnout com a finalidade de ter uma visão mais ampla das medidas de intervenção. Conhecer o que os professores entendem da sua saúde e qualidade de vida e como as condições de trabalho contribuem para o aparecimento de sintomas que desconhecem inviabilizando ações de prevenção..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Integrante / Marta Fuentes ROJAS - Coordenador / Paula Secomandi Donadelli - Integrante / Eliana de Toledo Ishibashi - Integrante / Luciano Allegretti Mercadante - Integrante / Andrea Maculano Esteves - Integrante / Maria Cláudia Gonçalves de Oliveira Fusaro - Integrante.

Financiador(es): Prefeitura Municipal de Limeira - Cooperação.



2017 - 2019

Memória camponesa no município de Limeira

Descrição: O município de Limeira, no interior do estado de São Paulo constitui vasta área rural na qual vem ocorrendo transformações referentes ao modo de vida camponês, à organização social e à agricultura. Com base na memória e, assim, a partir de relatos de moradores dos bairros rurais do município, pretende-se recompor o modo de vida no campo como práticas agrícolas e a relação com a natureza e suas transformações no tempo até o contexto atual de inserção da modernização no campo de expansão da agroindústria canavieira no interior do estado de São Paulo. A partir do reconhecimento das transformações sociais e da memória sobre as antigas práticas agrícolas, tenciona-se elaborar uma reflexão sobre a importância da ressurgência de práticas agrícolas não agressivas à natureza e de novas configurações no campo frente à agricultura inserida no modo capitalista de produção. Palavras-chave: campesinato, memória, modernização..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Coordenador / Eduardo Marandola Júnior - Integrante / Tiago Evandro Pinto - Integrante.



2016 - 2018

Análise do papel da Merendeira como parte implementadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar: desafios na perspectiva do trabalho

Descrição: Nesta pesquisa pretende-se analisar o papel da merendeira como parte implementadora do PNAE, por meio da análise do seu trabalho, com base no referencial teórico da ergonomia da atividade. Considerado como o maior programa social do mundo, o PNAE começou a ser pensado a muito tempo. Entre idas e vindas e diferentes modelos de gestão, contamos hoje com um programa descentralizado, fortalecido e reconhecido internacionalmente, como exemplo a ser seguido por outros países. Ocorre que, dentre todas as conquistas desta política pública, já amplamente difundidas, inclusive por pesquisas científicas, pouco se fala a respeito dos atores implementadores deste programa. Utilizando-se das ferramentas do método da análise ergonômica do trabalho, pretende-se conhecer o trabalho das merendeiras, seus desafios e desdobramentos para o programa de alimentação escolar e para as próprias trabalhadoras. Os resultados serão analisados por meio de uma articulação interdisciplinar do conhecimento que visa ampliar a compreensão das múltiplas questões envolvidas e assim contribuir para que novas ações possam ser empreendidas..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Coordenador / Viviane Herculiani Cardillo - Integrante.



2016 - 2018

Análise ergonômica do trabalho docente na pós-graduação: estudo de caso no departamento de engenharia de produção de uma instituição de ensino superior (ies) pública federal.

Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar a atividade de trabalho docente de nível superior, identificando os constrangimentos que os profissionais dessa categoria estão submetidos, devido ? especialmente ? ao sistema de avaliação da produção intelectual atrelado aos programas de pós-graduação. São estudadas as atividades do corpo docente que atua no departamento de Engenharia de Produção (EP) de uma universidade pública federal, no interior do estado de São Paulo. A escolha dessa temática considera que o trabalho docente passou a ter uma nova lógica nas rotinas acadêmicas, baseada na aceleração e intensificação de atividades e no estímulo à produtividade, que reproduz no âmbito universitário as características próprias do trabalho flexível. Assim, a atividade docente, relacionada ao ensino, pesquisa e extensão, bem como à gestão administrativa da universidade, são analisadas sob a ótica da Ergonomia Situada. Quanto ao delineamento metodológico, esta pesquisa é classificada como descritiva, de abordagem prioritariamente qualitativa, de caráter bibliográfico, complementada pela aplicação de um estudo de caso único, delineado pela abordagem metodológica da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), que permite sistematizar a investigação da situação real do ambiente de trabalho. Os resultados mostram que os docentes que atuam no programa de pós-graduação da instituição selecionada estão submetidos a maiores constrangimentos e experimentam sentimentos de frustração devido às cobranças por publicação. Parte dos docentes consideram a avaliação da produção intelectual um processo opressivo e motivador de um produtivismo sem retorno, que não traduz o desempenho de um bom professor no exercício de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apesar dos desgastes físicos e cognitivos advindos da função, o ambiente de trabalho, a autonomia para executar as atividades e a satisfação em se desenvolver pesquisa são fatores que influenciam positivamente a atividade de trabalho dessa categoria laboral. Portanto, a docência de nível superior mostrou-se como uma atividade de alta demanda física e cognitiva e representa uma dicotomia ainda mais acentuada na pós-graduação, entre os prazeres de se produzir conhecimento e os desgastes que as exigências da produção intelectual impõem..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Integrante / Andréa Regina Martins Fontes - Coordenador / Uiara Bandineli Montedo - Integrante / Marina Helena Pereira Vieira - Integrante.



2015 - 2017

O trabalho na fabricação de joias em Limeira-SP

Descrição: O setor de joias e folheados traz ganhos em termos econômicos e gera empregos para o município de Limeira. No entanto, ele comporta uma série de limitações, como a pouca sofisticação em termos tecnológicos, somada aos problemas ambientais. Este projeto de pesquisa visa descrever, caracterizar e compreender os sistemas de trabalho, tarefas e atividades demandadas no processo de fabricação de joias, folheados e bijuterias. Permitirá ainda identificar os riscos aos quais estão expostos os trabalhadores deste setor, bem como avaliar os impactos que este processo de produção traz para o trabalho das pessoas, por meio do levantamento das possíveis dificuldades e das estratégias para superá-las. Por fim, pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento das principais questões inerentes a este tipo de produção, no sentido de criar elementos que possam favorecer o desenvolvimento de políticas e estratégias locais de enfrentamento dos problemas. Para atingir os objetivos aqui propostos serão selecionadas três empresas do setor de fabricação de joias e folheados de Limeira, envolvidas nas principais etapas da cadeia produtiva, para realização de um estudo detalhado das condições de trabalho, por meio da ergonomia da atividade e da metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). A contribuição da ergonomia se dá justamente pelo seu caráter interdisciplinar, integrando conceitos das ciências sociais com os avanços tecnológicos, tendo como resultados o aumento da capacidade produtiva individual, redução de acidentes de trabalho e a melhoria das condições de saúde da população trabalhadora..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Coordenador / Marta Fuentes ROJAS - Integrante / Flavia Lima Traldi - Integrante / Marta de Mesquita Silva - Integrante / Marina Reche - Integrante.



2015 - 2017

Trabalho infantil na produção de jóias e bijuterias

Descrição: Investigar se crianças e adolescentes da rede municipal e estadual exercem algum tipo de trabalho, especialmente na produção de jóias e bijuterias e compreender se as ações tomadas durante este período para a erradicação do trabalho infantil estão sendo eficientes e alcançando o seu objetivo..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Coordenador / Márcia Cristina Silva - Integrante.



2014 - 2017

Transição agroecológica da agricultura familiar na região de Campinas (SP): a práxis do ensino, pesquisa e extensão na Rede de Agroecologia da Unicamp.

Descrição: A industrialização brasileira trouxe às cidades e ao campo impactos altamente negativos à sociedade e ao ambiente natural. A procura por soluções envolve não apenas a pesquisa por tecnologias menos impactantes, mas também no campo da política, atuar na direção de transformações no modelo atual do desenvolvimento do país. O presente projeto tem como foco principal fortalecer e desenvolver em profundidade as ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para o desenvolvimento sustentável, que vem sendo realizadas pela Rede de Agroecologia da Unicamp (RAU), em parceria com diversos atores sociais e institucionais, além de estudantes, professores, pesquisadores, técnicos, agricultores e consumidores. Os objetivos específicos compreendem seis eixos envolvendo o fortalecimento e ampliação das ações da RAU, a organização dos agricultores na implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e processos de comercialização, a saúde de trabalhadores, além do diagnóstico socioambiental da agricultura familiar em Sistema de Informação Geográfica (SIG) e formação e qualificação dos atores envolvidos. As ações a serem desenvolvidas tem como quadro teórico-metodológico a transição agroecológica para modelos de desenvolvimento mais sustentáveis. O caráter multidimensional da Agroecologia está presente em todos os objetivos, bem como embasados na participação e emancipação da educação popular de Paulo Freire. A área de estudo compreende a Região Metropolitana de Campinas e seu entorno (RMC-E). Espera-se obter com os resultados do presente projeto uma contribuição efetiva para a transição à Agroecologia na direção de modelos socioambientais e econômicos mais sustentáveis para a RMC-E e para os agricultores e agricultoras familiares..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Integrante / Josely RIMOLI - Integrante / Julicristie Machado de Oliveira - Integrante / Milena Serafim - Integrante / Mohamed Habib - Integrante / Julieta Teresa Aier de Oliveira - Coordenador.



2014 - 2017

Contribuições da psicologia na formação e na prática dos profissionais da nutrição

Descrição: Busca discutir as contribuições que a Psicologia, especificamente os conteúdos das disciplinas de psicologia, oferece na formação do nutricionista e seu impacto na prática do profissional da nutrição. Identificar concepções, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem, bem como expectativas quanto à necessidade e ao aperfeiçoamento do debate em torno da temática da psicologia. Caracterizar, na visão dos profissionais de campo, quais conteúdos se mostram relevantes e necessários de serem trabalhados nas disciplinas. Traçar estratégias para que a psicologia possa contribuir na formação do aluno não psicólogo, tanto em termos pessoais quanto profissionais..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Integrante / Marta Fuentes ROJAS - Coordenador.



2014 - 2016

Cuidado em saúde e o atendimento básico aos imigrantes bolivianos em uma Unidade Básica de Saúde: Perspectivas cruzadas.

Descrição: O fluxo migratório de bolivianos para a cidade de São Paulo se intensifica desde 1980 e, com o passar do tempo, torna-se cada vez mais consistente. Os bolivianos que saem de seu país buscam melhores condições e encontram em São Paulo a possibilidade de se inserir em uma nova perspectiva de vida. Com a presença desse grupo populacional no cotidiano da cidade, faz-se necessária a discussão acerca da inserção desses imigrantes aos serviços de cuidado em saúde oferecidos pelo Estado brasileiro, através da rede pública de atendimento básico. A fim de permitir refletir sobre a questão do imigrante boliviano, suas dificuldades ou facilidades em se relacionar com a população do país de destino, o motivo e o momento em que buscam os serviços de saúde, este projeto tem como objetivo analisar qual é o significado do atendimento básico para esses imigrantes, além de buscar compreender qual a representação desse serviço prestado para os profissionais que os atendem na Unidade Básica do Bom Retiro ? Dr. Octavio Augusto Rodovalho..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Coordenador / Luiza Nogueira Losco - Integrante.



2013 - 2018

Acidente de trabalho: Da análise sócio técnica à construção social de mudanças

Descrição: Resumo: Os acidentes de trabalho (AT) constituem o principal agravo à saúde dos trabalhadores no Brasil. Os dados oficiais revelam uma verdadeira epidemia com elevados custos humanos, sociais e financeiros para as empresas e para o Estado. Como fenômenos complexos e multicausais, eles têm sua determinação situada na organização e no processo de trabalho, contrariando o paradigma da segurança comportamental que os reduz a erros dos operadores, abordagem que traz prejuízos para a prevenção. Com base em acúmulo anterior da equipe, obtido na integração de atividades de pesquisa, ensino e extensão, propõe-se os seguintes objetivos: (1) construir, testar e implantar metodologia de diagnóstico articulado com a mudança de situações perigosas prioritárias; (2) aprimorar o Sistema de Vigilância em Acidente de Trabalho (SIVAT) de modo a integrar os dados da notificação hospitalar com outros bancos e desenvolver sala de informações que forneça indicadores de acidentalidade do interesse do usuário para orientar ações de vigilância por prioridades; (3) investigar a trajetória terapêutica, estimar o custo da atenção aos acidentados graves e com menores de 18 anos, e aprimorar a atenção integral a estes agravos na rede assistencial pública; (4) investigar as concepções adotadas pela justiça na responsabilização e o papel destas medidas na prevenção de novas ocorrências; (5) aprimorar o Fórum de Acidentes enquanto espaço de produção, promoção e educação permanente na abordagem organizacional. Estratégia: O projeto está construído de modo a assegurar a conexão e aproximação destes objetivos por meio do intercâmbio, fortalecimento mútuo e cogestão na equipe, de forma ampliada, de modo a incorporar os sujeitos como atores no processo de investigação - transformação. Métodos: compreender, no trabalho, os determinantes dos riscos de acidentes, utilizando-se da combinação de métodos de estudo em profundidade dos acidentes já ocorridos com o estudo da atividade (Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes, Análise Ergonômica da atividade, Análise Coletiva do Trabalho) que irão servir de base para o Laboratório de Mudanças (LM) ajustado, destinado ao reprojeto e transformação das situações perigosas de trabalho. Como meta ferramenta, o LM será também usado na reestruturação e melhoria do atendimento dos acidentados na rede assistencial. Resultados esperados: a construção do conhecimento e desenvolvimento de tecnologias inovadoras que possibilitem obter o diagnóstico da relação ? trabalho e risco de acidentes - associado à construção social de mudanças efetivas e replanejamento das situações patogênicas e perigosas de trabalho; a construção de sala de informação baseada na integração de bancos do SUS com outros bancos de dados, que forneça de modo amigável indicadores de interesse do usuário, para auxiliar em ações de vigilância orientadas por prioridades; O conhecimento sobre a trajetória terapêutica dos acidentados graves e menores de 18 anos, a estimativa do custo desta atenção e o aprimoramento da atenção integral aos acidentados na rede SUS; Conhecimento da doutrina jurídica que embasa as decisões da justiça sobre os acidentes de trabalho e suas possíveis repercussões nas práticas preventivas destes eventos; o aprimoramento do Fórum de ATs como mecanismo de produção, promoção, difusão e educação permanente na abordagem da segurança organizacional sistêmica em crítica e substituição à abordagem comportamental; a formação de multiplicadores em análise e prevenção de acidentes; a difusão do conhecimento e das tecnologias desenvolvidas por meio de publicação de artigos científicos; o aprimoramento da cooperação com centros de pesquisa nacionais e internacionais para a análise e prevenção de acidentes; a ampliação da comunidade de pesquisa incluindo os sujeitos e atores sociais envolvidos;como mecanismos de difusão prevê atividades de extensão/Fóruns..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (7) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Integrante / Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela - Coordenador / Anna Maria Chiesa - Integrante / Ildeberto Muniz Almeida - Integrante / Maria Regina Cardoso - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.



2013 - 2016

Proposta de Criação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unicamp, Limeira-SP (ITCP/Unicamp-Limeira)

Descrição: O objetivo principal da ITCP/Unicamp-Limeira será apoiar a constituição e o desenvolvimento de empreendimentos solidários orientados para a geração de trabalho e renda em consonância com os princípios da autogestão e do cooperativismo, por meio da interação e da troca de saberes entre a comunidade, a universidade e o poder público. O projeto da ITCP/Unicamp-Limeira irá somar-se a um conjunto de iniciativas já em curso, orientadas para a sensibilização e mobilização de uma série de atores (estudantes, pesquisadores, gestores públicos, representantes da sociedade civil organizada) interessados em alavancar a Economia Solidária, a autogestão, o cooperativismo e a Tecnologia Social...

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Integrante / Rafael de Brito Dias - Coordenador / Milena Pavan Serafim - Integrante / Sandro Tonso - Integrante.



2013 - 2015

Sobre o trabalho e o trabalhar dos agentes de limpeza terceirizados: Análise Coletiva do Trabalho (ACT) e Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT)

Descrição: Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a atividade de trabalho e determinar o índice de capacidade para o trabalho dos agentes de limpeza terceirizados, que prestam serviços em um campus de uma universidade pública do estado de São Paulo. Participantes: Agentes de limpeza terceirizados que trabalham em um campus de uma universidade pública do estado de São Paulo. Métodos: Análise da atividade por meio da metodologia da Análise Coletiva do Trabalho (ACT), e coleta de dados por meio da aplicação de dois questionários. O questionário 1 se refere aos dados sócio-demográficos, ocupacionais e estilo de vida, e questionário 2 referente ao Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) que retrata a capacidade física e mental para o trabalho . Resultados esperados: espera-se trazer dados que permitam analisar e discutir as questões relacionadas ao trabalho de limpeza, as particularidades da terceirização, avaliar a capacidade para o trabalho da população estudada e propor ações que priorizem suas necessidades específicas..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Coordenador / Marta Fuentes ROJAS - Integrante.



2011 - 2013

O significado da gravidez na vida dos adolescentes: estudo de caso.

Descrição: Busca identificar as transformações que a gravidez promove na vida de adolescentes e seus grupos familiares. Estudo de caso..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Integrante / Marta Fuentes ROJAS - Coordenador.



2011 - Atual

Projeto: Ergonomia da Atividade: Aplicações da Análise Ergonômica do Trabalho.

Descrição: A ergonomia da atividade se mostra como uma abordagem ampla de compreensão do trabalho na medida em que se estuda o trabalho vivo e inclui a visão dos diferentes atores da produção. As demandas físicas, mentais e psicoafetivas que se impõem aos trabalhadores são investigadas na tentativa de compreender as questões que podem interferir na saúde dos sujeitos e na eficiência do trabalho. Por meio da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) que se baseia na interdisciplinaridade, na análise de situações reais de trabalho e na participação dos sujeitos pode-se conhecer sobre a organização do trabalho e as condições às quais estão expostos os sujeitos, bem como a forma como estes atuam para atingir os resultados esperados e superar as dificuldades. Faz-se relevante conhecer a organização do trabalho, as tarefas e a atividade efetivamente realizada. Este projeto objetiva desenvolver pesquisa aplicada, usando a metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), para gerar conhecimento sobre distintas situações de trabalho nos mais variados setores que possam auxiliar os atores envolvidos em transformá-las..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.



2010 - 2015

Rede de Agroecologia da Unicamp: Integração ensino, pesquisa e extensão na construção participativa de saberes agroecológicos

Descrição: Agroecologia é considerada um campo interdisciplinar de conhecimentos fundamentado em um conjunto de princípios e métodos de diagnóstico, desenho e manejo de agroecossistemas que através da aplicação da ecologia garantam, simultaneamente, crescente autonomia na utilização de insumos externos, elevada capacidade de autorregeneração da fertilidade, equilíbrio ecológico, uso e conservação da biodiversidade e da agrobiodiversidade, eficiência econômica, eqüidade social e atendimento da segurança alimentar e nutricional da população. Sendo assim este projeto visa apoiar e dinamizar a Rede de Agroecologia da Unicamp, com vistas à consolidação e ampliação de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma articulação interinstitucional, de caráter participativo e interdisciplinar, que contribua para a interação entre agricultores, consumidores, estudantes, extensionistas, docentes e pesquisadores no processo de construção e aplicação de saberes agroecológicos, contribuindo para o empoderamento dos agricultores familiares e de suas comunidades, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e do Plano Nacional de Extensão Universitária..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Integrante / Josely RIMOLI - Integrante / Giovanna Fagundes - Integrante / Mohamed Habib - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.



2010 - 2013

TRABALHO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA AGRICULTURA ORGÂNICA

Descrição: A agricultura orgânica é uma forma de cultivo sustentável do ponto de vista ecológico, econômico e social. Tanto quanto na agricultura convencional, diversas pesquisas em agricultura orgânica têm sido feitas a partir de perspectivas técnicas, econômicas ou relacionadas aos aspectos ecológicos. Praticamente não se encontram investigações sobre a natureza da tecnologia utilizada na agricultura orgânica, e as relações entre tecnologia e sustentabilidade. Esta pesquisa será feita a partir da abordagem interdisciplinar proposta pela Ergonomia da Atividade, que analisa não somente os sistemas produtivos e sua gestão, mas também as consequências e dinâmicas das interações homem-ambiente-tecnologia. Outro objetivo é mapear a tecnologia empregada na produção orgânica de hortaliças, identificando adaptações, inovações e demandas tecnológicas que, ao mesmo tempo, minimizem a carga laboral e as dificuldades na execução das tarefas e aumentem a produtividade do trabalho. Serão selecionadas propriedades de produção orgânica de hortaliças representativas do Estado de São Paulo. Este estudo permitirá compor um quadro que descreva as especificidades tecnológicas em seus aspectos de adaptação e inovação, dos diferentes sistemas de trabalho, nas diversas etapas do processo de produção..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Integrante / Roberto Funes Abrahão - Integrante / Mauro José Andrade Tereso - Coordenador / Nilton Luiz Menegon - Integrante / MONTEDO, U.B. - Integrante / GUARNETI, J.E. - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.



2010 - 2012

A CERTIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO ORGÂNICA E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE O TRABALHO DOS AGRICULTORES

Descrição: Este projeto de pesquisa visa avaliar o processo de certificação da produção orgânica na perspectiva da ergonomia, estudando as suas repercussões sobre o trabalho dos agricultores. Para tanto, pretende-se utilizar a abordagem da Ergonomia da Atividade por permitir uma análise diferenciada na medida em que os outros aspectos do custo humano do trabalho (cognitivos e afetivos) são investigados e não somente os aspectos físicos. Serão selecionadas unidades de produção agrícola orgânica (UPAO) da região de Campinas onde serão estudadas as tarefas e atividades demandadas pela certificação direta ou indiretamente, através do método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), de origem franco-belga, que nos permitirá compreender como acontece o trabalho dos agricultores diante das normas e protocolos da certificação orgânica. Se por um lado é inegável a necessidade de garantir a qualidade da produção para a sociedade, por outro, entende-se que este processo precisa ser estudado na perspectiva do trabalho dos agricultores, pois não se tem um conhecimento aprofundado das exigências laborais nele envolvidas, nem das demandas que elas implicam, tanto em relação ao número de tarefas, quanto ao grau de complexidade e dificuldade das mesmas. Dito de outra forma, não se conhece o Custo Humano do Trabalho (CHT) relacionado à atividade agrícola orgânica, em especial àquelas que derivam do processo de certificação. A agricultura orgânica está em franco crescimento e pesquisas que contribuam para a análise deste tipo de manejo, em detrimento do convencional, podem colaborar para um desenvolvimento mais fundamentado, estruturado e, provavelmente, mais sustentável também na perspectiva de quem o realiza..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.



2010 - Atual

Saúde e Trabalho

Descrição: Pesquisa interdisciplinar com o objetivo de estudar o trabalho em suas múltiplas dimensões bem como os sistemas produtivos. O trabalho ocupa papel central na vida contemporânea e, portanto, analisar e intervir no trabalho por meio de abordagem interdisciplinar pode contribuir para seu aprimoramento. Assim, além de promover saúde, segurança e conforto para as pessoas que trabalham gera-se conhecimento importante para a qualidade e produtividade das organizações..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Coordenador / Marta Fuentes ROJAS - Integrante / Naiara Souza Nogueira - Integrante / Julia Vieira de Andrade Dias - Integrante / Milena Pavan Serafim - Integrante / Carlos Raul Etulain - Integrante / Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela - Integrante / Luiza Nogueira Losco - Integrante / Flavia Lima Traldi - Integrante / Marta de Mesquita Silva - Integrante / Marina Reche - Integrante / Caroline Dario Capitani - Integrante / Márcia Silva Vendramin - Integrante.



2009 - 2011

O adolescente e as políticas públicas de saúde

Descrição: A temática do adolescente atualmente considera-se relevante cientificamente, mas pouco considera o papel da participação do adolescente. Como ponto principal do estudo trabalha-se com a hipótese de que os programas e o conhecimento que o adolescente tem das politicas publicas de saúde direcionadas para eles, não cumprem com a expectativa das politicas públicas e esto se deve em grande parte porque não há participação, valorização do saber e levantamento de expectativas e desejos do próprio adolescente. Para tanto este projeto se desenvolverá em três etapas: 1a. Etapa: Produção cientifica relacionada ao adolescente e as politicas públicas de saúde. Pretende identificar a produção cientifica, das revistas especializadas em saúde pública, no período de 1994 -2009 em relação ao adolescente e as políticas públicas de saúde. Nele identificar interesse dos pesquisadores, temas mais trabalhados, conceitos, tipos de pesquisa, número de artigos publicados, entre outras questões. O levantamento será feito através das bibliotecas virtuais Scielo, Bireme, Lilacs, nestas se avaliará o acesso ao material e a disponibilidade para a analise. Pretende-se utilizar como base do levantamento os resumos dos diferentes estudos e identificados os artigos se fará leitura o artigo referente à adolescência. 2a. Etapa: Grau de conhecimento do adolescente sobre as politicas públicas de saúde. Pretende identificar o que o adolescente entende por politica pública e qual é seu grau de conhecimento em relação a politicas direcionadas para esta faixa etária. Pretende-se identificar o que ele entende, conhece e participa destas políticas. Para tanto, vai se aplicar um questionário para os adolescentes que frequentam escolas publicas na Cidade de Limeira-SP. 3a. Etapa: Impacto das políticas públicas na saúde do adolescente. Pretende avaliar o impacto das politicas publicas direcionadas para os adolescentes..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Integrante / Marta Fuentes ROJAS - Coordenador.



2009 - 2010

ESTUDO SOBRE PRODUTOS ORGÂNICOS CULTIVADOS E COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE LIMEIRA/SP E REGIÃO

Descrição: O objetivo da proposta é pesquisar a agricultura orgânica no contexto da cidade de Limeira/SP e região. De modo específico, pretende-se conhecer e sistematizar dados e informações sobre tipos de produtos que são cultivados e comercializados; estratégias de oferta e demanda destes produtos, uso da logística empregada para a distribuição dos alimentos produzidos, entre outros interesses de pesquisa. O estudo será realizado através de uma pesquisa exploratória com o uso de dados secundários e também pela geração de dados primários junto aos agentes envolvidos no assunto..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Sandra Francisca Bezerra Gemma - Coordenador / Luis Felipe Fregonezi Ferraz - Integrante.