Entre os dias 02 e 04 de outubro, tivemos a alegria de participar do I Simpósio Multidisciplinar sobre Saúde e Trabalho – I SIMPSAT em Teresina (PI), organizado pela querida professora Manoela Lopes da UFPI, com apoio da FMB.UNESP, FSP.USP e ASAS.
Foi um espaço rico de trocas, onde ciência e afeto caminharam lado a lado. Entre encontros e reencontros de colegas queridos, representações de universidades, CERESTs, trabalhadores e trabalhadoras, órgãos de saúde das três esferas de governo, Ministério Público do Trabalho e intensa participação popular – debatemos os desafios da saúde do trabalhador em um mundo em constante transformação.
O ERGOLAB esteve presente com pôsteres e apresentações orais, levando nossas pesquisas ao diálogo interdisciplinar. Fomos acolhidos pelo calor humano e climático de Teresina, com direito à hospitalidade generosa da Manu, que abriu as portas de casa para nós.
Ciência, compromisso social e encontros que aquecem o coração, assim foi o SIMPSAT 2025.
O livro Engenharia do Trabalho já ultrapassou 24 mil downloads
Um marco importante para fortalecer reflexões sobre saúde, segurança, ergonomia e projeto no trabalho.
Você também pode acessar gratuitamente:
engenhariadotrabalho.com.br/sobreolivro
E tem novidade vindo aí: em breve teremos um curso exclusivo com autores do livro! Fiquem ligados
Durante a Expo Proteção 2025, realizada no São Paulo Expo, a Profª Sandra Gemma, coordenadora do ErgoLab, participou do 2º Seminário “O Futuro da Segurança e Saúde no Trabalho”, que reuniu especialistas e lideranças de todo o Brasil.
O encontro promoveu debates sobre os novos desafios e perspectivas para a prevenção e promoção da saúde no ambiente laboral, destacando práticas e políticas que buscam tornar os espaços de trabalho mais seguros, saudáveis e sustentáveis.
A participação da Profª Sandra reforça o compromisso do ErgoLab em compartilhar conhecimento científico, fortalecer a pesquisa e promover práticas inovadoras e humanizadas, que reconhecem o trabalhador como protagonista no cuidado e na transformação do trabalho.
O Ergolab esteve presente em um encontro marcante de troca e inspiração: o lançamento do livro “O Que Há de Melhor em Nós” e a conferência com o renomado psiquiatra e psicanalista Christophe Dejours, referência mundial nos estudos sobre o trabalho e a psicodinâmica.
O evento reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes em torno de reflexões profundas sobre o sentido do trabalho, a saúde mental e os desafios contemporâneos da atividade humana. A presença do Ergolab reforça seu compromisso com o diálogo entre teoria e prática, valorizando os espaços de discussão que promovem o cuidado com o trabalhador e a construção coletiva de saberes.
Um momento inspirador que reafirma a importância de pensar o trabalho a partir do que há de melhor em nós.
No dia 9 de setembro, o Laboratório de Ergonomia, Saúde e Trabalho (Ergolab) realizou o seu 60º Seminário, sob a coordenação da Profª Sandra Gemma. O encontro marcou mais um momento de reflexão e diálogo sobre as relações entre o trabalho, a subjetividade e a saúde, temas centrais nas pesquisas desenvolvidas pelo grupo.
A atividade contou com a exibição do documentário “Varredeiras”, que retrata o cotidiano e as condições de trabalho das mulheres responsáveis pela limpeza urbana, trazendo à tona questões sobre invisibilidade, dignidade e reconhecimento.
O debate foi enriquecido pelas valiosas contribuições do Prof. Roberto Novaes e da Profª Bianca Bobadilha, que compartilharam suas reflexões e experiências a partir de diferentes perspectivas sobre o trabalho das Varredeiras.
O seminário reafirmou o compromisso do Ergolab com a produção de conhecimento crítico e com a valorização dos saberes que emergem das práticas concretas de trabalho como um espaço de trocas, escuta e construção coletiva que já se tornou marca registrada do laboratório.
Os professores Sandra Gemma, José Luiz Brittes e Milton Shoiti Misuta, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA), celebraram a conquista do Prêmio Inventores Unicamp 2025, concedido pela Agência de Inovação Inova Unicamp, na categoria Propriedade Intelectual Licenciada. Os pesquisadores foram premiados pelo desenvolvimento de uma inovação tecnológica, que une ciência, ergonomia e bem-estar no trabalho.
O grupo interdisciplinar desenvolveu, ao longo de quatro anos, um cabeçote decapador de cabos elétricos acoplável a ferramentas de torque, como furadeiras e parafusadeiras. A inovação reduz o esforço físico repetitivo, aumenta a segurança e agilidade no trabalho dos técnicos do setor elétrico, representando um avanço concreto na promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores.
O projeto foi fruto de uma parceria entre Unicamp e CPFL Energia, com apoio da Agência Inova Unicamp, e já foi licenciado para a empresa Restart Brasil, que prepara sua produção em escala. A tecnologia deve reduzir pela metade o tempo de execução de serviços de manutenção, aliando ergonomia, eficiência e inovação.
Além do impacto tecnológico e social, o projeto gerou formação de estudantes, publicações científicas e fortalecimento dos laboratórios envolvidos — o ErgoLab (Ergonomia, Saúde e Trabalho), o SIMAUT (Simulação e Automação) e o CEPECE (Centro de Pesquisas em Ciências do Esporte).
A homenagem destaca o compromisso dos professores com uma ciência voltada às pessoas e reafirma o papel da universidade pública na integração entre pesquisa, inovação e transformação social.
O ErgoLab, coordenado pela professora Sandra Gemma, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de soluções que colocam o trabalhador no centro da inovação, promovendo ambientes de trabalho sobretudo mais humanizado.
Projeto: The Invisible Risk in the Work of Live Line Electricians; The Work of Live Electricians: Postural Analysis in Vegetation Pruning Task.
Projeto: Análise Postural de Poda de Vegetação
Projeto: Postos invisíveis de trabalho: vivências dos terceirizados durante a pandemia de COVID-19.
Anais: https://www.even3.com.br/anais/coninter2020/298555-postos-invisiveis-de-trabalho--vivencias-dos-terceirizados-durante-a-pandemia-do-covid-19/