Ao primeiro contato com os temas tratados nessas pesquisas fica evidente a preocupação com o desenvolvimento de uma categoria muito importante para nós; o trabalho. Todas elas, com suas nuances e distinções estão voltadas à transformação, à busca de caminhos que levem a adaptações das tarefas às características humanas, à mudança dos cenários de produção para constituir perspectivas que permitam o desenvolvimento dos sujeitos; à constituição de verdadeiros coletivos profissionais, à construção da saúde e ao desenvolvimento da cultura. Enfim, há uma preocupação inerente com a redução da injustiça e da desigualdade quando se trata das diferentes inserções de trabalhadores em ambientes de produção que sejam realmente propícios ao seu desenvolvimento e que sejam caminhos pavimentados em uma perspectiva emancipatória.
Trata-se de um livro que reflete a importância dos trabalhos desenvolvidos no ErgoLab e, como, a partir de ações que se sustentam ao longo do tempo, os integrantes das universidades podem trazer grandes contribuições para o debate e para as transformações em nossa sociedade que são necessárias e urgentes. Dar visibilidade ao trabalho, ainda mais quando se trata de diferentes atividades profissionais que são pouco conhecidas, é um engajamento político que pode trazer grandes contribuições.
Laerte Idal Sznelwar
Livre-docente pelo Departamento de Engenharia de Produção
da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Membro fundador do Instituto Trabalhar.
Membro do IPDT – Institut de Psychodynamique du Travail – Paris.
Membro filiado do Instituto Brasileiro de Psicanálise em São Paulo.
Contribuições da ergonomia no contexto interdisciplinar em ciências humanas e sociais aplicadas
O objetivo deste livro é apresentar por meio do conjunto da produção científica da autora os principais resultados obtidos na produção do conhecimento em ergonomia, saúde e trabalho. A importância do trabalho para a sociedade e a abordagem da ergonomia da atividade são descritos de modo a evidenciar como se dá o ofício de analista do trabalho, discutindo os desafios da construção do conhecimento em contexto interdisciplinar. Um conjunto heterogêneo de pesquisas sobre trabalho é apresentado, evidenciando as principais contribuições realizadas a partir da inserção da ergonomia nas pesquisas em ciências humanas e sociais aplicadas em distintos setores: agrícola (agroecologia); industrial (semijoias); serviços (higiene, saúde, alimentação e educação); infraestrutura (elétrico) e construção civil. Discute-se as incursões realizadas em laboratório de mudança e o tratamento das demandas em pesquisa, por meio de seu diálogo com a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho, na tentativa de ampliar a atuação dos analistas para além do diagnóstico, rumo às transformações no mundo do trabalho.
Baseado em pesquisas acadêmicas o livro apresenta as múltiplas facetas do trabalho na produção de semijoias de Limeira-SP. No contexto da modernidade, das mudanças tecnológicas o mundo do trabalho é apresentado, revelando as cadeias produtivas de semijoias e seus arranjos, com a existência de trabalho formal que geralmente se interconecta ao trabalho informal, doméstico e precarizado. O “trabalho de rua” desvela “as diferentes camadas das semijoias”. No entanto, não é menos importante a constituição dos saberes de ofício, da experiência e da criatividade das mulheres, majoritárias neste contexto, apesar do cenário de dificuldades e pressões internas e externas, mostrando facetas de beleza, delicadeza e criação. A mobilização da inteligência e a iniciativa permitem suplantar o que não está previsto, as insuficiências e contradições dos sistemas técnicos.
LINK PARA DOWNLOAD:
https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/150
O livro Engenharia do Trabalho foi pensado para conter um material inédito e específico para graduandos em engenharia. Os autores convidados são referências em suas áreas de atuação e em sua maioria possuem grande experiência em lecionar em cursos de graduação. Como apresenta no prefácio o engenheiro e professor francês François Daniellou, trata-se de "um livro que pode mudar vidas". No posfácio da obra, a renomada ergonomista e médica do trabalho Leda Leal Ferreira, também destaca que "a proposta deste livro é desafiadora: ampliar, para além das técnicas e especialidades, a visão dos engenheiros sobre as questões do mundo do trabalho". Tal desafio foi aceito por 51 autores que tratam de temas pouco abordados nos cursos de engenharia, como saúde, sentido do trabalho, direitos dos trabalhadores, entre outros. As seções deste livro referem-se ao que estamos considerando como ciências aplicadas do trabalho, notadamente vinculadas, como já referido anteriormente, à Saúde dos Trabalhadores, Segurança no Trabalho, Ergonomia e Projeto do Trabalho.
LINK PARA DOWNLOAD: