Parcerias

parcerias internas - unicamp

MILTON SHOITI MISUTA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor RDIDP na Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP - Limeira. Atua no programa de pós-graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP como orientador pleno. http://lattes.cnpq.br/8816732984323088 

RAFAEL DE BRITO DIAS

Professor da FCA UNICAMP e atualmente é assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp. Atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e no Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica, ambos na Unicamp. É também coordenador do GAPI (Grupo de Análise de Políticas de Inovação) da mesma universidade. Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, graduado em Economia pela Facamp . http://lattes.cnpq.br/6070019241046907  

ROBERTO DONATO DA SILVA JUNIOR

Professor Doutor do Núcleo Geral Comum (NGC), do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Doutorado em Ambiente e Sociedade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), todos no âmbito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Ciências Sociais, Mestrado em Sociologia pela FCLAr -UNESP e Doutorado em Ambiente e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (DAS/NEPAM/IFCH/UNICAMP). 

http://lattes.cnpq.br/7518016994573423

ÁLVARO OLIVEIRA D´ANTONA

Formação em Ciências Humanas e em Sociais Aplicadas, incluindo Economia (graduação, 1989), Antropologia (mestrado, 1997) e Ciências Sociais (doutorado em Estudos de População, 2003; pós-doutorado em População e Ambiente, 2004). Livre-docente da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-Unicamp), credenciado no Programa de Pós-graduação de Demografia (IFCH/Unicamp) e no mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCA/Unicamp). Pesquisador-colaborador do Núcleo de Estudos de População (NEPO-Unicamp). 

http://lattes.cnpq.br/1771971577733548  

CARLOS RAUL ETULAIN

Professor-doutor da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP. Coordenador do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp. Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP/2001), doutorado sanduíche na Université de Paris 8, França. Mestre em Economia (IE/Unicamp/1991). Foi bolsista do CNPq. Atuou como Consultor Sênior do programa do PNUD/Banco Mundial para a Argentina e como professor em universidades na Argentina e no Brasil. Tem experiência na área de Economia e Ciências Sociais, com ênfase em teoria e história econômica e pensamento social latino-americano, trabalha principalmente nos seguintes temas: análise econômica, história e pensamento social, políticas públicas. Coordenador do NEPP - Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, e do LEG - Laboratório de Economia e Gestão, vinculados à Unicamp.

http://lattes.cnpq.br/2884551556176766

GUSTAVO HERMINIO SALATI MARCONDES DE MORAES 

Livre Docente na área de Administração pela UNICAMP (2021). Doutor (2013) e Mestre (2010) em Administração pela FGV-EAESP. Bacharel em Administração de Negócios pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP. Atua como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e como Coordenador Associado da Pós-Graduação da FCA/UNICAMP desde 2021. Foi Coordenador de Extensão da FCA/UNICAMP de 2017 a 2021. http://lattes.cnpq.br/4643990060392832  

MILENA PAVAN SERAFIM

Professora Livre-Docente do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências humanas e Sociais e em Política Científica e Tecnológica, ambos da Unicamp. Administradora Pública formada pela Unesp (2001), mestre e doutora em Política Científica e Tecnológica na Unicamp (2008 e 2011). É coordenadora do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP) e Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI). É autora de mais de 90 publicações em periódicos científicos, livros e capítulos de livros. Suas áreas de pesquisa são: Análise de Políticas Públicas e de Instituições; Atores, Governança e Processo decisório; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Universidade e Educação Superior. Atualmente é Diretora Associada da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp). 

http://lattes.cnpq.br/0394606527784711  

JOSÉ LUIZ PEREIRA BRITTES

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestre em Automação pela Escola Politécnica da Universidade da São Paulo (1996) e doutor em Automação pela Escola Politécnica da Universidade da São Paulo (2002). Pós-graduado em Gestão de Energia pela Fundação Getúlio Vargas (1997). Pós-doutorado no Instituto de Geociências da Unicamp, na área de Estratégia de Inovação Tecnológica em 2013. Atualmente é docente RDIDP na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp em Engenharia de Manufatura, Engenharia de Produção e Gestão. 

http://lattes.cnpq.br/5181866705809817  

PRISCILA RAMPAZZO

Professora-Doutora na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde maio/2016. Foi Professora Adjunta na Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de maio/2013 a maio/2016. Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional (2005), Mestre em Engenharia Elétrica (2008) e Doutora em Engenharia Elétrica (2012) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Pesquisa Operacional e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização Multiobjetivo, Métodos de Programação Matemática e Metaheurísticas. 

http://lattes.cnpq.br/7297488900077729

VANESSA APARECIDA VILAS-BOAS

Professora Doutora na Área de Fundamentos de Enfermagem, da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Estadual de Campinas (FEnf/Unicamp). Doutora em Ciências da Saúde pela FEnf/Unicamp (2014). Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2009). Especialista em Gestão de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (2005) e Centro de Material e Esterilização (2018). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal, 2003). Atuou no Hospital da Mulher "Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti" - Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism/ Unicamp), nas áreas de oncologia, ginecologia, obstetrícia e bloco operatório. É líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (GPIIRAS) da FEnf/Unicamp, desenvolvendo estudos nas áreas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e processamento de produtos para saúde. 

http://lattes.cnpq.br/2508938160532622

THAMIRIS CAVAZZANI VEGRO CZEMPIK

Possui Graduação em Enfermagem (2013) e Doutorado em Ciências (2018) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), centro colaborador da Organização Mundial de Saúde para desenvolvimento da pesquisa em enfermagem. É enfermeira no CAISM - Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro do Núcleo de Pesquisa em Liderança, Gestão e Gerenciamento de Serviços de Saúde (NAP-LIGGESS) da EERP-USP e do Capítulo Rho Upsilon da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International (STTI). Desenvolve pesquisas na linha da dinâmica da organização dos serviços de saúde e de enfermagem e saúde do trabalhador com foco na cultura das organizações.  

http://lattes.cnpq.br/7179016969068683

RODRIGO ALBERTO TOLEDO

É Professor Permanente e pesquisador na UNICAMP/FCA, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, ICHSA e Professor vinculado do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar. Tem pós-Doutorado em Ciências Sociais pela UNESP-FLCAR. Doutor em Ciências Sociais, com período sanduíche na Universidade de Salamanca, USAL, Instituto de Iberoamérica e Centro de Estudios Brasileños. Mestre em Sociologia, pela UNESP/Araraquara. Desenvolve pesquisas sobre teorias democráticas, teorias sociológicas, desigualdades sociais, vulnerabilidade, espoliação urbana, processo de planejamento urbano e metodologias participativas na formulação de políticas públicas. Possui Especialização em Gestão Pública e Gerência de Cidades (2001), bem como Licenciatura Plena (1999) e Bacharelado em Ciências Sociais pela UNESP-FCLAr.   

http://lattes.cnpq.br/5816281969128846

ANA MARIA ODA

Graduada em medicina (1988), com especialização (residência) em psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1991), mestrado em Saúde Mental (1998) e doutorado em Ciências Médicas (2003), ambos pela Unicamp. Foi professora do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos de agosto de 2009 a janeiro de 2014. Atualmente,é chefe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) da FCA /Unicamp. 

http://lattes.cnpq.br/9788635849143461

parcerias com outras instituições

RAONI ROCHA

Doutorado em Ciências Cognitivas e Ergonomia pela Universidade de Bordeaux. Mestrado em Ciências do Trabalho e da Sociedade, ênfase em Ergonomia, pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM-Paris), especialização em Ergonomia pela UFMG, graduação em Fisioterapia pela PUC-Minas e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Norte do Paraná (em andamento). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor permanente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFOP. Editor Associado da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. Membro da atual Diretoria da Associação Brasileira de Ergonomia ABERGO (Gestão 2018-2020 e 2020-2022). 

http://lattes.cnpq.br/1713336907702063 

DANIEL BRAATZ

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP-UFSCar). Possui graduação em Engenharia de Produção Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: simulação, imersão, ergonomia e projeto, projeto de engenharia (engineering design), projeto do trabalho, projeto de fábrica e layout (plant layout design), planejamento de instalações industriais, simulação humana digital, game engines, serious game design e Gamificação. Coordenador do grupo de pesquisa NPro (DEP-UFSCar). http://lattes.cnpq.br/5287608431146025   

ANDREA REGINA MARTINS FONTES

Doutorado em Engenharia de Produção (UFSCar), mestrado em Engenharia Urbana (UFSCar) e graduação em Arquitetura e Urbanismo (USP). É professora associada no Departamento de Engenharia de Produção de Sorocaba (DEP-So/UFSCar) e atualmente ministra as seguintes disciplinas: Ergonomia, Projeto do Trabalho, Objetos Intermediários para Projetos de Engenharia e Atividades Complementares. Participou e/ou coordenou projetos nas áreas de: Ergonomia, Projeto de Ambientes, Projeto de Postos de Trabalho, Projeto de Dispositivos Técnicos e Tecnologia Assistiva. 

http://lattes.cnpq.br/4848646681792317

IRACIMARA DE ANCHIETA MESSIAS

Professora Assistente Doutora do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP campus de Presidente Prudente/SP. É graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1995); Mestre (1999) e Doutora (2003) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo-FSP/USP, na área de Saúde Ambiental e Ocupacional; Pós-doutorado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo-IF/USP (2011), onde desenvolveu projeto intitulado Biomecânica ocupacional: análise da carga física no trabalho do corte da cana-de-açúcar, estudando as cargas físicas e psicossociais no trabalho do corte de cana-de-açúcar. 

http://lattes.cnpq.br/1055911386902390

RODOLFO ANDRADE DE GOUVEIA VILELA

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1977), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FAAP/SP, Especialista em Ergonomia pela UNIMEP convênio com a UFMG (2006); mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Foi Coordenador do CEREST Piracicaba por 7 anos. Pós Doutorado concluído em 2013 na Helsinki University, Center for Research on Activity Development and Learning - CRADLE supervisor: Prof. Yrjö Engeström: title of Pós Doctoral Stage: Formative intervention to analyse and prevention work accident. É pesquisador sênior com atividades de pesquisa e extensão bem como orientação de Pós Graduação e supervisor de Pós Doutorado junto à Faculdade de Saúde Pública da USP/ SP capital - Departamento de Saúde Ambiental. Atua na área de Ergonomia, Segurança e Saúde do Trabalhador. 

http://lattes.cnpq.br/6199225097962856 

MAURO JOSÉ ANDRADE TERESO

Possui graduação em Engenharia Agrícola (UNICAMP, 1981), mestrado em Engenharia Agrícola (UNICAMP, 1984), doutorado em Educação (UNICAMP, 1992), livre docência em Ergonomia (UNICAMP, 2009) e Titular em Ergonomia (2017). Foi assessor da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas entre 2006 e 2008 e o primeiro diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp em Limeira, em 2008 e 2009. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Organização e Análise Ergonômica do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho, ergonomia da atividade, ergonomia de concepção e fatores humanos, planejamento e desenvolvimento rural http://lattes.cnpq.br/0897303757043596   

VIVIAN ALINE MININEL

Professora Adjunta IV do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde / Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Pesquisadora Associada do Centre de Recherche sur le Travail et le Développement do Conservatoire National des Arts et Métiers (CRDT-Cnam), Paris, França; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar; Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP. É graduada em Enfermagem pela Fundação Educacional de Fernandópolis; Mestre em Administração em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP; Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP; Especialista em Gerenciamento de Serviços de Saúde pela Escola de Enfermagem da USP; Especialista em Work Disability Prevention, pela Universidade de Sherbrooke, Canadá; Especialista em Desenvolvimento Docente na Área da Saúde pelo FAIMER-Brasil.

http://lattes.cnpq.br/4557060516800427

FRIDA MARINA FISCHER

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo ( USP), (1971), mestrado em Saúde Pública pela USP(1980) e doutorado em Saúde Pública pela USP (1984). Realizou pós-doutorado no Institute of Occupational Health (Dortmund, Alemanha, 1984), Especialização em Ergonomia (Instituto de Psicologia da USP). Desde agosto de 1998 é professora titular da Universidade de São Paulo. Faz parte do Conselho Científico da Associação Brasileira de Ergonomia. É membro da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. É editora associada da Revista de Saúde Pública desde 2005; Editora Associada da Revista Brasileira de Epidemiologia de 2015 até 2020; Editora científica da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho ( juntamente com a Prof. Elizabeth Dias), de 2016 a 2019 e membro do conselho editorial ( 2019- atual). 

http://lattes.cnpq.br/0894690311392249 

SANDRA LORENA BELTRAN HURTADO

Possui graduação em Terapia Física (2000) pela Universidade Nacional de Colômbia - Bogotá, e mestrado (2015) e doutorado (2020) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: acidentes de trabalho, método de investigação de acidentes, ergonomia da atividade, cultura de segurança, industria do petróleo e laboratório de mudanças. Atualmente desenvolve pesquisa de pós doutorado "Intervenção formativa. Laboratório de Mudança aplicado à atividade de prevenção de riscos profissionais" na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. http://lattes.cnpq.br/9901559910951269 

CLÁUDIO BRUNORO

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2001). Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2007) dissertação em energia e sustentabilidade. Doutorado pelo Programa de Pós Graduação do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2013) - Tema: Trabalho e Sustentabilidade: contribuições da ergonomia da atividade e da psicodinâmica do trabalho. Abordou em sua tese as questões organizacionais para uma perspectiva de sustentabilidade corporativa com foco no público interno. Palestrante, Pesquisador, Consultor, Supervisor e Mentor em análise de fatores organizacionais envolvendo os temas Gestão de pessoas, Ergonomia da Atividade, Sustentabilidade, Organização do Trabalho, Análise e Inovação Organizacional, Complexidade e Psicodinâmica do Trabalho.    

http://lattes.cnpq.br/3023884325709044 

LILIANA CUNHA

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, investigadora em psicologia do trabalho, membro do Centro de Psicologia da Universidade do Porto e Secretária-Geral da Sociedade Internacional de Ergologia .

Concluiu o doutoramento em Psicologia do Trabalho, em 2012, na Universidade do Porto, com a tese intitulada "Mobilidades, territórios e serviço público: debates sobre o interesse coletivo à margem do paradigma de uma sociedade móvel" (bolsa de doutoramento atribuída pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, SFRH/BD/19389/2004). 

https://orcid.org/0000-0002-7362-9382

ADELAIDE NASCIMENTO

Pesquisadora em Ergonomia no INRAE (Institut National de Recherche pour l'Agriculture, l'Alimentation et l'Environnement). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela mesma Universidade (2005) e mestrado e doutorado em Ergonomia pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (2009, CNAM) de Paris, França. Em 2019, defendeu a Habilitação a dirigir pesquisas no CNAM. Suas pesquisas se inscrevem no campo da ergonomia da actividade e centra-se em duas áreas principais, relacionando cultura e actividade: - fiabilidade humana e organizacional, especialmente no campo da segurança dos pacientes, com um interesse particular em aspectos relacionados com a cultura de segurança. - as relações entre desempenho e saúde, particularmente em contextos de mudança organizacional.  

https://cv.hal.science/adelaide-nascimento