O Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira, localizado no norte de Portugal, a cerca de 20km. do Porto,é constituido por 9 estabelecimentos de ensino que lecionam desde a pré ao secundário (1 JI; 6JI/EB1; 1 escola de 2º e 3º ciclo do ensino básico e uma escola com 2º, 3º ciclo e ensino secundário).
Recebe alunos entre os três anos de idade e os dezoito e é frequentada por cerca de três mil estudantes provenientes de todo o concelho de Santa Maria da Feira e dos concelhos circundantes, sendo, também, frequentada por vários alunos de outras nacionalidades (provenientes, sobretudo do Brasil, Venezuela e China).
Temos cerca de cem alunos com dificuldades de aprendizagem e que são acompanhados por dezasseis professores da educação especial. Trabalham no agrupamento 282 professores, 3 Técnicos Superiores, 13 AT e 65 AO. Os alunos estudam o Inglês, Francês e Espanhol e o agrupamento oferece aos alunos do ensino secundário dois percursos educativos diferenciados:cursos científico-humanisticos para os alunos que pretendem ingressar no ensino superior e cursos profissionais para aqueles que pretendem ingressar na vida ativa após a conclusão do secundário.
O agrupamento possui experiência a nível da participação nos programas Comenius e Erasmus+, nomeadamente em projetos KA2: - Preservation of Environment Here and Across Europe, projeto Comenius,de 01-09-2012 a 30-09-2014 coordenado pela escola Mariengymnasium de Warendorf, Alemanha e que contou com a participação de oito escolas(Liceo Delle Scienze Umane Bellini , de Novara, Itália;Panevezio K. Paltaroko Gimnazija, de Panevezys, Lituânia; Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira, de Portugal; Fasori Evangélikus Gimnázium, de Budapeste, Hungria; Collège Aliénor d’Aquitaine, de Bordeus, França; Strömstad Gymnasium, de Strömstad, Suécia;Kabatas Erkek Lisesi, de Istambul, Turquia) - no seguimento do 1º projeto, a mesma equipa levou a cabo um segundo projeto intitulado We Do Integration, projeto Erasmus+, e que contou com a colaboração das mesmas escolas parceiras à exceção da escola Turca, de 01-09-2015 da 01-09-2018. - Cultural Heritage as a catalyst of Creative Entrepreneurship, projeto Erasmus+, com o objetivo principal de promover a troca de boas práticas, que teve início a 01-09-2018 e que terminará a 31-08-2021, coordenado pela escola L. Gimnazija Osijek, da Croácia, e que conta com a participação de cinco escolas (Croácia; Portugal;Espanha;Grécia;Suécia) - Historical, Cultural Heritage via Art, projeto Erasmus+, com o objetivo principal principal de promover a troca de boas práticas (01-09-2018 a 31-08-2020), que conta com a participação de três escolas: República Checa, Portugal e Polónia.
O agrupamento está ainda num processo de candidatura a outro projeto KA2. O AESMF não tem experiência de participação em projetos KA1, daí o grande interesse em integrar um projeto KA1. A Diretora tem 26 anos de experiência como Diretora e será a coordenadora do projeto neste agrupamento.