O AMOR A UM CLIQUE!
Como criar laços afetivos e engajamento nas aulas online da Educação Infantil e Anos Iniciais do Fundamental.
É evidente que a pandemia, em 2020, impôs desafios as práticas pedagógicas principalmente com a mudança para um modelo remoto de ensino.
Diante dessa nova realidade um questionamento ganha destaque, já que, uma prática institucional seria duramente afetada: “Como criar os vínculos afetivos aluno-professor e engajamento com a Educação Infantil e Anos Iniciais?”
Reproduzimos as práticas como se os educandos estivessem no cotidiano escolar presencial. Nossas professoras iniciavam as aulas online com músicas, brincadeiras, e conversas com intuito de gerar expectativas e mitigar os impactos causados pelo isolamento social.
O resultado não poderia ser outro! Tivemos sucesso no engajamento e participação das aulas online, e baixa ausência. A defasagem na aprendizagem das turmas foi imperceptível, e os raros casos diagnosticados participam, em 2021, de um programa de retomada individualizado e personalizado.
DE CASA PARA SALA DE AULA!
Mesmo com o distanciamento social o iPad permitiu que os projetos interdisciplinares não fossem interrompidos.
Em 2020, Geografia e Língua Portuguesa escolheram a obra O Quinze de Raquel de Queiroz. Colocaram em discussão os aspectos geográficos e sociológicos retratados pela autora no livro.
Filosofia, Geografia, História e Língua Portuguesa trabalharam tanto os aspectos geohistóricos, quanto as crueldades sofrida pelas crianças, durante o Holocausto, com o livro A mala de Hana, da autora Karen Levine.